Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Higino Pio

27 de dezembro de 2015 1

O projeto de lei que dá o nome do primeiro prefeito de Balneário Camboriú, Higino Pio, à principal praça da cidade – a Almirante Tamandaré – terminou o ano em fase de análise nas comissões do Legislativo. Em junho do ano passado a Comissão Nacional da Verdade reconheceu que Higino Pio foi morto pela ditadura militar, em 1969, quando estava sob custódia da Marinha, na Escola de Aprendizes Marinheiros de Florianópolis.

A proposta de homenagem, apresentada pelo vereador Nilson Probst (PMDB), baseia-se na incoerência do município ter, diante dos fatos apontados pela comissão, justamente o nome do patrono da Marinha em sua principal praça.

A pressão para que a mudança não ocorra, porém, tem sido grande. A expectativa é que o projeto seja votado no início do ano que vem.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • Renato diz: 28 de dezembro de 2015

    Debate estúpido e desnecessário. Associar o período da ditadura com o patrono da marinha é, no mínimo, falta de conhecimento histórico para não usar um palavrão.
    Além do mais, mudar o nome da praça não vai mudar ou passado, nem evitar que isso aconteça no futuro.
    Hoje em dia jovens nem sabem o que é marinha, quanto mais entendem o que foi o período da ditadura.
    Acredito que tais projetos, por fomentarem o debate, servem apenas para um legislativo incompetente fantasiar que trabalha.

Envie seu Comentário