Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Entrega do restauro do Palácio Marcos Konder em Itajaí é adiada

04 de janeiro de 2016 1
Foto: Lucas Correia

Foto: Lucas Correia

 

A prefeitura de Itajaí e o governo do Estado estenderam o prazo para conclusão das obras de restauro e ampliação do Palácio Marcos Konder, sede do Museu Histórico da cidade. Agora, a previsão é que o prédio seja entregue no final de junho – oito meses depois do prazo estimado pelo projeto inicial.

A justificativa para o atraso é a descoberta de um sítio arqueológico no terreno do Palácio. No ano passado foram iniciadas escavações no local, com autorização e acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Mas como o trabalho estava atrasando o cronograma de restauro do edifício, acabou sendo interrompido antes da conclusão.

Foram resgatados cerca de cinco mil fragmentos de louças, cerâmica e moedas dos séculos 18 e 19 – inclusive uma pataca, moeda usada no tempo do império. Há duas hipóteses para a descoberta: a primeira, de que os materiais estivessem em casas antigas que foram demolidas para dar lugar ao Palácio, na década de 1920. A segunda, que o local abrigasse um lixão, o que era comum na área central das antigas cidades.

O relatório das escavações será encaminhado ao Iphan, com a informação oficial de término dos trabalhos.

Ex-sede do Legislativo, do Fórum e da prefeitura de Itajaí, o Palácio Marcos Konder está sendo preparado para ser um novo modelo de museu, com mostras interativas e exposições que contam a história do município e do Estado de Santa Catarina.
A estrutura está fechada ao público desde abril de 2014.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • Paulo Roberto diz: 5 de janeiro de 2016

    Como se ja não é conhecido esse velho truque em ano de eleição….todas as obras que estavam paradas agora vao ficar enroladas para serem concluidas a toque de caixa perto da eleição e mostrar trabalho durante a campanha de eleição do sucessor.

Envie seu Comentário