Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Três anos depois, dano ambiental em Itapema e Porto Belo continua sem punição

09 de janeiro de 2016 3
Foto: Rafaela Martins, Arquivo

Foto: Rafaela Martins, Arquivo

 

Três anos após um derramamento de esgoto ter causado a morte de peixes e a interdição de praias em Itapema e Porto Belo, a multa emitida pela Fatma, de R$ 6,5 milhões, ainda não foi paga pela concessionária Águas de Itapema. Segundo informações do órgão estadual, a autuação está tramitando na Justiça e não há data para o término do processo.

Na época, a empresa creditou a poluição a 73 ligações de esgoto clandestinas nos rios da Fita e Perequê. O desastre ambiental recebeu a classificação de Grave 1, em uma escala que vai de Leve a Gravíssimo. Técnicos da Fatma levaram em consideração que o impacto só seria reversível a médio prazo.

De lá para cá, as prefeituras de Itapema e Porto Belo não divulgaram análises sobre a fauna dos dois rios, que foi diretamente prejudicada pelo derramamento.
A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (Faaci) chegou a aplicar também uma multa de R$ 500 mil. No ano passado propôs à empresa uma conversão da penalidade em prestação de serviço _ mas não houve acordo. O processo segue correndo e aguarda julgamento.

Procurada, a Águas de Itapema não se manifestou sobre o caso na sexta-feira.

::: Leia mais sobre o caso

 

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (3)

  • david diz: 9 de janeiro de 2016

    Mas, em post mais abaixo vc escreveu que SC esta melhor preparada para receber turistas. O que se viu na verdade foi: Procon multando Celesc, falta de agua em muitos pontos nos principais balneários. Agora, Canasvieiras virou um esgotão a mar aberto.. . e dai por diante.

  • david diz: 9 de janeiro de 2016

    PS. Não foi neste blog…. Foi da Estela Benetti,, do Dc. Perdon…

  • MEIO SÉCULO EMPURRANDO COM A BARRIGA diz: 11 de janeiro de 2016

    BOM ANO!
    MUITOS PROBLEMAS ESTÃO OCORRENDO AGORA PORQUE ATITUDES NÃO FORAM TOMADAS DÉCADAS ATRÁS…HÁ QUANTOS ANOS EXISTE TRATAMENTO DE ESGOTO NO BRASIL? É SÓ PESQUISAR… CONCLUSÃO: ALGUÉM NÃO FEZ SEU TRABALHO DIREITO (TODOS OS GOVERNANTES DOS ÚLTIMOS 100 ANOS ).

Envie seu Comentário