Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Movimentação de contêineres cai 9% no Complexo Portuário do Itajaí

12 de janeiro de 2016 3
Foto: Lucas Correia

Foto: Lucas Correia

 

O Complexo Portuário do Itajaí, que integra os portos de Itajaí e Navegantes, fechou 2015 com 9% de queda na movimentação de contêineres em relação a 2014 – número um pouco abaixo da expectativa. Passaram pelos terminais locais 983 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), contra um milhão no ano anterior.

A maior perda ocorreu na APM Terminals, arrendatária do Porto de Itajaí, que perdeu linhas no segundo semestre e sofreu queda de 21% na movimentação.

Já a Portonave, em Navegantes, que é a maior movimentadora de contêineres de Santa Catarina, terminou o ano com perda de 3%.

O maior impacto para os números do Complexo foram os sucessivos fechamentos do canal de acesso, que impediram a entrada e saída de navios por 45 dias em 2015.

O escoamento das cheias no Vale do Itajaí provocaram perda de profundidade na foz, que ainda reflete nas operações. Desde outubro, o calado passou de 12,5 para 10 metros – o que limita as manobras.

O trade portuário espera que a dragagem de aprofundamento resolva o problema. Esta semana a Secretaria Especial de Portos (SEP) confirmou ao superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Junior, que lançará em 20 de janeiro o edital de licitação em Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para que a obra saia do papel.

A dragagem vai custar R$ 68 milhões.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (3)

  • marcos diz: 12 de janeiro de 2016

    Se continuar nesse ritmo , creio que o porto de ITAJAI terá mais um ou dois anos de vida. Depois é fechamento definitivo . como aconteceu com o Corujão, supermercado vitória , hotel itajai, , fazendão, supermercado riachuelo, arapuã, hermes macedo, itasul, ,etc. Muito breve teremos um museu com os antigos equipamentos e algumas fotos dos ex. diretores do porto, como por exemplo. antonio aires , eliane ,arnaldo shmidt , marcelo etc. vai ser pura nostalgia

  • ANIRTO ERNESTO DA SILVA diz: 13 de janeiro de 2016

    Se o nosso Governador, Prefeitos, representantes políticos e empresários de Santa Ca-
    tarina, em especial de Itajaí e Navegantes, não se esforçarem a bem representar nosso
    Estado, e exigir do Governo Federal, Ministros a melhoria para entrada de maiores navios e o porto de Itajai, bem como rever as taxas cobradas para entradas dos navios cargueiros e outros fatores que estão prejudicando nosso porto em especial, teremos pela frente um caminho perigoso com tendência ao declínio e ou fechamento. Vamos atuar mais senhores citados acima, para voltar a pujante economia.

  • Silvio diz: 13 de janeiro de 2016

    E verdade. O nosso porto já vai mudar completamente para Navegantes.

Envie seu Comentário