Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Número de passageiros alcança a marca de 1,4 milhão em Navegantes

14 de janeiro de 2016 3
Foto: Marcos Porto, Arquivo

Foto: Marcos Porto, Arquivo

 

A movimentação de passageiros no Aeroporto de Navegantes cresceu 9,3% em 2015, em comparação com o ano anterior. Os números, divulgados pela Infraero, mostram que, ao todo, 1,47 milhão de pessoas passaram pelo terminal entre janeiro e dezembro do ano passado.

A estatística consolida Navegantes como o segundo maior aeroporto do Estado, atrás apenas de Florianópolis, que registrou 3,6 milhões de passageiros em 2015. Porta de entrada para o Vale e a Foz do Itajaí-Açu, o terminal tem potencial para crescer – mas esbarra em atrasos crônicos no projeto de ampliação, com mais de duas décadas.

Acordos recentes entre a prefeitura de Navegantes e a Infraero garantiram a transferência de áreas reservadas para a obra e a proteção contra invasões em terreno público. Mas a falta de recursos continua sendo entrave. No ano passado, o então ministro Eliseu Padilha afirmou ao prefeito Roberto Carlos de Souza (PSDB) não ter verba para pagar as desapropriações que ainda precisam ser feitas, avaliadas em mais de R$ 100 milhões.

Na época a sugestão foi que o município procurasse outros meios para levantar o recurso – como o governo do Estado, por exemplo. Em dezembro, em encontro com técnicos da Secretaria de Aviação Civil (SAC), o secretário de Estado de Infraestrutura, João Carlos Ecker, afirmou que a prioridade de investimentos para Santa Catarina são os aeroportos de Chapecó e Correia Pinto.

A Associação Empresarial de Navegantes (Acin), que tem liderado a luta pelo aeroporto, pretende reunir lideranças regionais nas próximas semanas para discutir estratégias de ação. O empresariado local tem tentado atrair voos charter e novas linhas para o terminal.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (3)

  • Rafael Fernando Silveira diz: 14 de janeiro de 2016

    Quase 1 milhao e meio de pessoas e ninguem pensa em reformar aquele galinheiro daquele saguao onde estao os check in das companhias. Nao temos no inteiro vale do Itajai um unico politico de expressao pra alavancar as obras. Sempre o mesmo Bla Bla Bla e nada. Reuniao da reuniao da reuniao. Uma vergonha.

  • jean diz: 14 de janeiro de 2016

    Só tem um problema, desocupa, eles vão la e invadem de novo.

  • Carlos diz: 17 de janeiro de 2016

    Governos incompetentes e lerdos. Se não tem dinheiro passa para a iniciativa privada, concessão atrelada a plano de investimentos. Sinceramente, não dá pra entender. A impressão que fica é de que o governo federal boicota a região e o estado, pois, é impossível acreditar que eles desconhecem os dados de aumento de demanda por voos em Navegantes.

Envie seu Comentário