Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 15 janeiro 2016

Itajaí concorre com Salvador e Rio de Janeiro para receber etapa da Volvo Ocean Race

15 de janeiro de 2016 0
Foto: Patrick Rodrigues

Foto: Patrick Rodrigues

 

Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) são as duas concorrentes de Itajaí para sediar uma parada da Volvo Ocean Race na próxima edição da regata, que começa no ano que vem. A proposta do município e do Estado já foi apresentada à organização da prova, que pretende anunciar o destino sulamericano da Fórmula 1 dos Mares até o fim do mês.

O valor proposto à Volvo, através da Associação dos Municípios da Foz do Itajaí–Açu (Amfri), é mantido em sigilo. Mas sabe-se que, devido à queda na arrecadação, a oferta é inferior à que foi apresentado para as edições 2012 e 2015, quando a cidade recebeu a parada e o Estado arcou com o pagamento dos royalties – algumas centenas de milhares de euros.

Na última passagem por aqui, em abril, o então CEO da prova, Knut Frostad, disse que a organização estava satisfeita com a capacidade de mobilização de público e organização de Itajaí, mas não afastou a possibilidade de buscar novos destinos. Cidades na Argentina e no Uruguai também estariam entre as candidatas na América do Sul.

O entrave para Itajaí é a falta de hospedagem 4 e 5 estrelas nas proximidades da Vila da Regata (algo que Knut frisou em sua última passagem por aqui). Caso a barreira seja vencida, e Itajaí seja escolhida, dependerá da aprovação de uma lei para garantir a realização da regata, já que há troca de governo em 2017.

Interesse internacional

O sucesso de Itajaí na organização de paradas para provas internacionais como a Volvo Ocean Race e a regata Jacques Vabre tem despertado o interesse de outras grandes competições de vela mundiais. A cidade recebe na próxima semana representantes da regata Clipper Round the World, prova de volta ao mundo que começou em agosto em Londres e passou pelo Rio de Janeiro em outubro do ano passado.

Será o primeiro contato para uma possível passagem da prova por Itajaí, nesta ou na próxima edição.