Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Obras da bacia de evolução seguem sem data para iniciar

23 de janeiro de 2016 0
Foto: Lucas Correia

Foto: Lucas Correia

 

Representantes dos portos de Itajaí e Navegantes, acompanhados dos presidentes das associações empresariais das duas cidades, reuniram-se nesta semana com o secretário de Estado de Infraestrutura, João Carlos Ecker, para tratar das obras da nova bacia de evolução.

A empreitada de mais de R$ 100 milhões recebeu a licença ambiental de instalação em dezembro, mas ainda depende da contratação de uma empresa de fiscalização, pelo Estado, para que inicie. O processo licitatório está em fase de habilitação.

Nove empresas se candidataram para o serviço, e estão sendo avaliadas pelos técnicos. Ainda falta apresentação e análise de propostas.

A nova bacia de evolução permitirá a entrada de navios maiores e mais carregados nos portos de Itajaí e Navegantes – essencial para manter a competitividade dos terminais frente à preferência dos armadores por embarcações cada vez maiores, que têm melhor custo-benefício de operação.
As obras já estão mais do que atrasadas.

Quando anunciada, em 2013, a previsão era que a primeira etapa estivesse pronta até meados do ano seguinte, sob pena de um prejuízo estimado em R$ 60 milhões por mês com a perda de linhas e movimentação.

Os prejuízos nesse volume só não se confirmaram porque a retração no comércio exterior mundial atrasou a migração de navios maiores para a América do Sul.

Comente e compartilhe

comentários

Envie seu Comentário