Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

ACII retoma debate por menos vagas na Câmara de Itajaí

25 de janeiro de 2016 4

A Associação Empresarial de Itajaí (ACII) decidiu entrar na luta pela redução no número de vereadores, que passou de 12 para 21 a partir desta legislatura. De acordo com o presidente da entidade, Eclésio da Silva, a mudança se mostrou “absurda” e trouxe “queda de qualidade” ao trabalho do Legislativo.

O empresariado não está sozinho. A mudança, aprovada em 2012, foi precedida de protestos das entidades de classe em Itajaí. Na época, pesquisa feita pela Univali revelou que 70% da população era contrária ao aumento.

O posicionamento pró-redução ganhou ainda mais força depois que vereadores foram presos  e investigados em duas operações seguidas do Gaeco, por ações que remetiam ao tempo em que atuaram na prefeitura de Itajaí.

O presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), é favorável à redução e anunciou no ano passado que levaria o assunto adiante. As conversas iniciaram em julho, mas é preciso apoio dos demais parlamentares.

Embora não seja mais possível fazer a alteração a tempo para a próxima eleição, o empresariado pretende pressionar os parlamentares atuais e tratar do assunto como compromisso para os próximos membros do Legislativo, que assumem cadeira no ano que vem.

Ainda que a Casa tenha devolvido mais de R$ 10 milhões à prefeitura no ano passado, a estimativa é que o aumento no número de servidores, decorrente da maior quantidade de gabinetes, tenha custado  R$ 2 milhões a mais para a Câmara.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (4)

  • Renato diz: 25 de janeiro de 2016

    A questão é bem fácil de ser resolvida: Basta a Associação Empresarial de Itajaí (ACII) fazer uma campanha na qual seus associados se abstenham de fazer doações para as campanhas eleitorais. Ou os atuais vereadores aprovam a redução de vagas ou não terão um centavo para a próxima campanha… Aposto que aprovam a redução rapidinho…

  • Paulo Elite diz: 25 de janeiro de 2016

    Como assim não vai aprovar por que não surtirá efeitos para as próximas eleições? É mais do que dever desses senhores zelar pelo dinheiro do povo. Se, eventualmente, não terá validade para a próxima legislatura, paciência, mas que façam seu dever agora e não queiram colocar a culpa nos “outros” a serem eleitos pela sua inação.

  • Taicil Luz diz: 26 de janeiro de 2016

    O povo tem que entender que quanto menos vereador mais fácil é de fazer maracutaias, imagine se tivéssemos só um vereador o poder de barganha que ele teria? Seria mais forte que o prefeito, agora imagine 100 vereadores, eles, os empreiteiros e empresários e o executivo não teriam condições de barganhar com todos. Porque eles não fazem movimento pois baixar a verba da câmara ao invés de diminuir o número de vereadores? Com 1 ou com 100 o custo da câmara é o mesmo.

  • Marcos Peixe diz: 26 de janeiro de 2016

    Olá!

    Sou super a favor desta redução.
    Faltou mencionar na matéria os dias e horários destes debates.
    Obrigado e boa sorte ao povo itajaiense.

Envie seu Comentário