Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

No embalo dos cruzeiros: Porto Belo e Itajaí projetam recuperação de escalas

24 de fevereiro de 2016 1
Foto: Lucas Correia / Agência RBS

Foto: Lucas Correia / Agência RBS

A temporada de cruzeiros está rendendo bons frutos a Porto Belo. Ontem, a cidade recebeu 2.199 passageiros vindos de Santos a bordo do MSC Armonia e já começou a prospectar novas escalas. Para o próximo verão, estão confirmadas cinco embarcações. Entre elas o Crystal Serenity, que passará pela primeira vez no município. Juntas, essas paradas somam 5.903 passageiros. Além disso, outros três navios têm passagem prevista ainda neste ano: Seven Seas Mariner, Costa Pacifica e Regatta, que encerrará as escalas no dia 5 de março.

Até o fim desta temporada a cidade receberá 25 transatlânticos, cerca de 70 mil passageiros e 30 mil tripulantes. A intenção da Fundação de Turismo é manter os bons números. O presidente, Claudio Souza, explica que o município conseguiu se firmar no mercado de cruzeiros e recuperar o movimento perdido. Na temporada anterior, Porto Belo teve apenas 10 paradas.

– Fizemos um trabalho de reestruturação e participação em eventos internacionais e em rodadas de negócios para mostrar a cidade. Estimamos que estes turistas movimentem, em média, R$ 12 milhões na região – explica.

Os visitantes de cruzeiros incrementam, inclusive, o turismo das cidades vizinhas, como Balneário Camboriú, Itapema, Nova Trento, Penha e Ilhota. Para continuar recebendo estes turistas, Porto Belo prevê melhorias nas instalações dos órgãos responsáveis pelo alfandegamento de navios.

 Itajaí também prevê recuperação

Enquanto Porto Belo comemora o bom desempenho, Itajaí amarga queda no número de escalas: de 22 na temporada anterior para 16 neste verão. O secretário de Turismo, Agnaldo Hilton Santos, afirma que os custos operacionais afetaram o mercado. No entanto, garante que a cidade já pensa em recuperação:

– Estamos planejando junto com a Secretaria de Estado de Turismo e a Santur a participação em uma feira de cruzeiros que ocorre de 14 a 17 de março, em Miami. A ideia é vender as cidades de SC que recebem navios e oferecer um pacote de mini cruzeiros, que passariam por São Francisco, Itajaí, Imbituba e Porto Belo.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • Marcelo Sozua diz: 24 de fevereiro de 2016

    Eles vão todo o ano pra Miami e todo o ano a situação só piora… será que estão indo mesmo pra prospectar novas escalas ou estão indo visitar o Mickey?
    Vergonha…. logo Balneário irá fazer seu Pier, e Itajaí vai fechar…. isso vai acontecer com o Centro de Eventos… quando sair o de Balneário, Itajaí mal irá sediar a Marejada e olhe lá… Vergonha de pessoas incompetentes que não fazem nada pra melhorar, só sugam nosso dinheiro para usufruir fora daqui.

Envie seu Comentário