Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Opinião: O abate de animais e a nossa hipocrisia

15 de março de 2016 11
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Sobre a polêmica envolvendo o apresentador Rodrigo Hilbert e o abate de uma ovelha:

Ofender-se com o abate de um animal mas deleitar-se num churrasco é de uma hipocrisia sem tamanho. Sim, o “bife” já foi um lindo bezerrinho. O porco que vira aquele bacon delicioso costuma chorar antes de morrer. E o peixe que você come é em sua maioria selvagem, retirado da natureza.

Não é certo ou errado comer carne (eu como…) mas é preciso saber de onde vem o alimento e pelo que passou até chegar à mesa.
Não é à toa que os povos primitivos, que caçavam a carne com a qual se alimentavam, tinham o costume de honrar os animais abatidos. Ao negarmos que os bichinhos são seres vivos (e não se fatiam para serem servidos em bandejas nos supermercados como um passe de mágica), reforçamos o consumo inconsciente e o desperdício.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (11)

  • Sabrina diz: 15 de março de 2016

    Achei muito desnecessário aparecer o abate do animal. Uma situação em que faltou bom senso.
    Não concordo com sua opinião, pois isso não deveria ser tratado como algo comum. Não concordo com nenhum tipo de abate, mas infelizmente acontece. Agora dizer que isso foi normal, é querer chamar atenção através de um comentário polêmico.

  • Marcelo diz: 15 de março de 2016

    Seu comentário é carente de informações técnicas. Hoje, existe no mundo todo, inclusive no Brasil, o que é conhecido como “abate humanitário”, o qual condena o abate de animais muito jovens (bezerros, vitelo) e obriga que o abate seja feito conforme legislação rigorosa e de animais adultos. Portanto, a exposição de um abate de animal jovem em canal de televisão é totalmente desnecessária. Mais informação e menos opinião!

  • Floripano diz: 15 de março de 2016

    Parabéns pelo comentário, tal prática existe desde os primórdios da humanidade, diversas indústrias espalhadas pelo o mundo inteiro abatem todos os tipos de animais todos os dias. Ou seja, algo considerado normal pela cultura das maiorias dos povos. Talvez o pessoal esteja vivendo há muito tempo nas cidades e não sabem mais como o frango assado de padaria, o bife e a farofa com bacon, viram alimentos. Aliás, tem gente que acha que fruta é aquilo que vem dentro da caixinha de suco.

  • Guilherme diz: 15 de março de 2016

    é muita hipocrisia mesmo, o bife não nasce na prateleira.. e para aqueles que não comem carne, eh so trocar de canal.. vai assistir a bela gil colocando alho poro até na sobremesa

  • Celio Pedro Nienchoter diz: 15 de março de 2016

    Muito bem…concordo plenamente.
    Os seres humanos estão se tornando muito chatos.
    Tudo não pode….ahhhh vão pra marte.

  • Daphne Grin diz: 15 de março de 2016

    Concordo com o seu comentário. Eu não como nenhum tipo de carne, mas acho muita hipocrisia a pessoa comer e se espantar com isso!!!
    De onde que forma você acha que a carne que você come chega no supermercado?

  • Marcelo diz: 15 de março de 2016

    Não acho essa discussão apenas hipócrita,acho também que essas pessoas que chiam são uns completos alienados. Não gosta de carne, não come. Mas negar de onde que vem e como se faz é escolher viver na ignorância. Tem mais é que mostrar mesmo, não para que se torne banal, mas justamente para que as pessoas possam fazer um juízo do que elas preferem comer ou não, sabendo de onde vem. E se optarem por comer, que tenham mais respeito com o alimento, ao animal que deu sua vida para que outros seres possam ser alimentados.

  • Daniela diz: 16 de março de 2016

    Concordo com você, acho que a hipocrisia anda fazendo a cena em muitas realidades hoje em dia. Veja bem, não sou favor de violência gratuita com ser vivo nenhum, porém acho uma graça as pessoas inflarem tanto esse fato, será que quando vão a um restaurante e pedem aquele camarão maravilhoso ou então aquele prato com carnes maravilhosas, eles acham que o camarão veio por vontade própria no prato deles?! Nasci no interior e por muitas vezes vi minha família fazer abates de criações para nossa subsistência, era necessário e já vinha de várias gerações. Acho que a geração do microondas e fast food está sendo enganada pelos rótulos no supermercados!

  • Diego diz: 16 de março de 2016

    É a mania de sensacionalismo do povo. Comer carne de animais faz parte da cadeia alimentar since ever! Não gostou, troca de canal. Ou melhor.. vai lavar uma louça ou capinar um lote, ocupa tua cabeça com algo útil que não vai sobrar tempo pra encher o saco de ninguém.

  • matheus diz: 16 de março de 2016

    Acho que o apresentador Rodrigo Hillbert, está sendo alvo de uma indignação hipócrita por parte de quem não conhece ou não quer conhecer a realidade por trás do que vc paga ao saborear um belo prato num belo restaurante. Talvez falta de cultura, para saber que é mais do que normal ocorrerem abates, principalmente nas regiões de campanha, onde o cidadão cria e planta boa parte do seu alimento. Não vejo motivo para crucificar e taxar o cara disto ou daquilo… atiram a primeira pedra sem pestanejar, já que se consideram seres perfeitos e corretos ao extremo. PURA HIPOCRISIA, é a única palavra que se encaixa neste fato! Sabem como são abatidos as aves nas grandes indústrias de santa catarina e em qualquer outra indústria? (penduradas de cabeiça para baixo e mergulhadas num caldeirão fervente!), O que falar sobre o patê foie gras?? não acham uma sacanagem as grandes capturas de tainhas em nosso litoral onde milhares não só de tainhas mas de tantos outros peixes que vem no “pacote”. O ser humano quando quer ser hipócrita, sabe fazer com propriedade!!! Agora deixem o cara fazer o programa dele sem se sentirem ofendidos, ou faça o que lhes é cabível, não assistam ao programa se sentirem ofendidos com a verdade oculta!!!
    E requinte de crueldade é o que estão fazendo com estes comentários inúteis, não sou nada do apresentador, e não acho que ele deve pagar o pato para esta indignação absurda!!!

  • juliano diz: 16 de março de 2016

    Engraçado é pessoas acharem isso absurdo, e achar normal agredir mulher, ameaça-las,e depois sair defendendo o consumo de carne de animais!!!
    Ou estou ficando maluco, ou existe inversão de valores?
    Aparecer na mídia deve ser viciante suponho!

Envie seu Comentário