Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Câmara de Itajaí aprova redução no número de membros da Comissão de Ética

23 de março de 2016 0

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou em primeira votação o projeto de lei que altera de sete para três o número de membros na Comissão de Ética do Legislativo. O grupo passará a ser formado por um vereador da oposição, um da situação e um representante do partido com mais cadeiras na Casa no início da legislatura (não vale, portanto, a configuração pós-trocas partidárias).

A redução é polêmica, já que a Comissão de Ética tem a importante missão de investigar e sugerir punições para os deslizes dos vereadores. O problema é que, por isso mesmo, quase ninguém aceita o papel de bom grado.

O vereador Fabrício Marinho (PPS), autor da proposta original (que previa a redução de sete para cinco membros na comissão, mas foi alterada por emendas), diz que a dificuldade em montar o grupo motivou a redução. Ex-presidente da Comissão de Ética, ele abriu mão do posto em dezembro alegando sentir-se impotente _ na época, o plenário contrariou o parecer da comissão e absolveu o vereador Calinho Mecânico (PP) da denúncia de empregar parentes no Legislativo.

Emenda e projeto tiveram 17 votos favoráveis. Como o Projeto de Resolução faz alterações no Regimento Interno, a proposição será apreciada em duas votações e necessita da aprovação de dois terços do Plenário. A segunda votação deverá acontecer no dia 31 de março.

Comente e compartilhe

comentários

Envie seu Comentário