Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Governo federal nega todos os pedidos de licença de tainha

09 de junho de 2016 1

O Diário Oficial da União desta quinta-feira comunica que nenhuma embarcação foi autorizada para a pesca de tainha. A publicação era esperada pelos armadores, que dizem terem sido pegos de surpresa com a negativa. Esta é a segunda vez que o governo federal nega as autorizações, o que mantém os barcos parados. A safra industrial de tainha começou no dia 1º de junho. Sem licenças, os empresários do setor estimam que a perda chegue a R$ 1 milhão por dia.

Antônio Carlos Momm, coordenador da Câmara do Cerco no Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca (Sindipi), disse que os armadores vão se reunir ainda nesta manhã com um advogado para tentar reverter a situação na Justiça.

Em Brasília, os deputados e senadores membros do Fórum Parlamentar Catarinense se reuniram no início da noite de quarta-feira com secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Roberto Novacki, para tentar a liberação _ sem sucesso.

O secretário, que representa o ministro Blairo Maggi enquanto ele está em missão oficial na China, reúne-se ainda nesta quinta em um encontro de emergência com técnicos do Ministério do Meio Ambiente, Ibama e representantes da bancada catarinense para estudar uma solução.

O entrave está no Mapa de Bordo, documento que comprova onde a embarcação capturou pescado. Desta vez, um dos condicionantes para o licenciamento é a apresentação do Mapa de Bordo também em áreas onde não foi registrada captura _ uma informação que os armadores alegam não ter.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • Renato diz: 9 de junho de 2016

    Diversos países adotam cotas, períodos, condições etc para a pesca. Fora isso, para conseguir a licença deve-se cumprir todas as regras. Isso é exatamente o que o Ministério está fazendo.
    Chega de jeitinho brasileiro em tudo…. De querer ganhar tudo no grito… Cumpram as normas, apresentem a documentação necessária que não haverá problema.
    Se não conseguem fazer isso mudem de atividade.

Envie seu Comentário