Tudo fica mais difícil.
A inesperada lesão do atacante Kleber, que vai passar os próximos 120 dias, no mínimo, fora de combate, deixa o Grêmio capenga para enfrentar a reta final do Gauchão e, principalmente, para correr atrás da Copa do Brasil, da tão aguardada vaga na Libertadores.
Claro que o time do técnico Vanderlei Luxemburgo não está proibido de faturar o regional, passar o recibo na disputa nacional, mas a verdade é que, a partir de domingo passado o Tricolor, pelo que se viu até agora, ficou mais capenga e menos credenciado para buscar seus objetivos.
Problemão
É mais sério do que parece.
Quem ouviu a entrevista do médico Carlos Poisl, domingo, antes da goleada do Inter sobre o São José, ficou com a nítida sensação de que o volante Guiñazu, que voltou a sentir dores no joelho, está mais fora do que dentro da decisão do dia 4, contra o Santos, no Beira-Rio.
Caso a ausência se confirme, o que só vamos saber no final de semana, o técnico Dorival Júnior terá a difícil missão de encontrar um substituto capaz de guardar posição, controlar os passos de Ganso e Neymar, o que não aconteceu na Vila Belmiro e custou um preço muito alto ao Inter.
Salvador
Pintou a esperança.
Um dia depois de demitir o técnico Édson Gaúcho, a assustada direção do Santa Cruz anunciou a contratação de Tonho Gil, ex-jogador do Grêmio, do Inter, que chegou ontem nos Plátanos e tem a complicada tarefa de salvar o clube do rebaixamento no Gauchão.
Sem reforços, tempo para treinar, o novo comandante do Galo vai ter que apelar para a velha e surrada prática da motivação, que quase sempre resulta em resultados positivos, para fazer o seu novo time conseguir pelo menos uma vitória em três jogos e salvar a pele do inferno.
Perigo
Não dá para cochilar.
Dono de 12 pontos na classificação geral, ameaçado de ajoelhar no milho, o Avenida vai ter que fazer força para salvar o ano com a permanência na elite do futebol gaúcho.
Nas últimas três rodadas, o Periquito vai encarar - Grêmio (F), Novo Hamburgo (F) e Veranópolis (C) -, uma tabela complicada e que exige, no mínimo, dois pontos para não correr riscos.
Equilíbrio
Tudo pode acontecer.
Com a vitória sobre o Caxias, o Novo Hamburgo chegou aos 22 pontos na tabela geral, igualou a briga com o Veranópolis e livrou dois pontos sobre o ainda candidato São José.
Pelo equilíbrio, é fácil deduzir que a briga entre os três, que vale uma vaga na sonhada Série D do Brasileirão, vai se estender até a última rodada e não tem favorito.
Perguntinha
Quem vai ser o substituto de Kleber?


Caro Guerrinha. O problema até não é Guinazu não jogar contra o Santos, mas a opção que Dorival fará para substituí-lo Apesar do fracasso retumbante de Elton na Vila Belmiro, parece que o treineiro vai de novo com o guri. Dorival, aliás, gosta de contrariar a lógica, tem rompantes de inventor. Cadê Delatorre, que o treinador apostava, a torcida rejeitava, mas jogou quase 15 jogos no ano passado sem fazer um gol? É o que ele faz agora com Elton, insiste sob a rejeição da torcida, cada vez maior. Por que não simplifcar, com Bolatti, Tinga, Datolo e DAle; Dagoberto e Damião? Tem q inventar, tirar coelho da cartola!
É lamentavel o que ocorreu com Kleber,assim como tambem é lamentavel o que o Bolivar fez com o Dodô. Agora o Odone fazer proveito politico disto,colocando torcedor contra arbitragem e já précondicionando a mesma em futuros jogos,é algo que só alguem com muito pouco Q.I. embarca. Alias,,é deste tipo de torcedor que ele anda atras pra fazer campanha sempre. Odone,,o nosso Eurico Miranda.
Respondendo a tua pergunta Guerrinha, pra mim é Bertoglio e Marcelo Moreno na frente, acredito que possa dar certo. Mesmo assim são apostas, se vai dar certo ou não só a sequencia de jogos nos dirá. O problema crônico que continuo vendo no Grêmio hoje é um zaga segura que passe segurança principalmente na bola aérea, o que ainda não se viu, e falta de um meia articulador. Agora que falta vai fazer o Kleber nesse time, e o pior que eu não culpo o atleta do Cruzeiro, o jogador ta na dele, faz parte do jogo, o Vuadem deixou correr solto e a botinada comeu solta, o jogador testa o arbitro todo instante, eu já joguei amador e sei como é, até o arbitro mostrar um cartão amarelo que seja você solta a caixa de ferramentas mesmo, principalmente quando se tem uma qualidade técnica inferior, aí vai na força, e foi o que se viu.
Olá Guerrinha:....A Copa do Brasil já teve Campeões de 2ª linha.
Exs:....Juventude - Paulista de Jundiai - São Caetano etc...Por que o Gremio estaria proibido de ganhar esta competição?....Ou mesmo o Ruralito?...Na realidade não será a falta de Kleber sómente e sim falta de plantel para tiro longo.
Guinazu faz falta em qualquer time, mas não é insubstituivel. A armação tática de Dorival Junior é que será fundamental para o INTER não amargar um resultado negativo.