Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Viagem

23 de maio de 2013 1

Não é só turismo.

Claro que a grande final da Liga dos Campeões, sábado, é prato cheio, mas a viagem do presidente Giovanni Luigi para Londres, onde já chegou, será também de negócios e de definições para o Inter visando às batalhas do Brasileirão.

Apesar do silêncio nos gabinetes do Beira-Rio, é fácil adivinhar que tratará sobre possível saída de Damião, que segue na pauta do Tottenham, e da possível chegada de Julio Baptista, que tem o aval do técnico Dunga.


Fumaça

Pintou a fumaça.

Valorizado pelas últimas convocações, o volante Fernando, bom de bola, um dos raros que deram conta do recado nas fracassadas atuações do Grêmio no Gauchão e na Libertadores, virou objeto de desejo do futebol europeu e deve render um bom oxigênio financeiro ao clube.

A provável venda do jogador criado no Olímpico, com toda a certeza, servirá para que o técnico Vanderlei Luxemburgo proporcione uma sequência de jogos a Adriano, trazido do Santos.


Popstar

Foi impressionante.

No México, em um simples treino para tirar o avião do corpo e tentar melhor adaptação ao fuso, o Atlético-MG, visto pela maioria dos torcedores como o favorito ao título da Libertadores, arrastou nada menos do que 3,5 mil torcedores, todos curiosos pela presença de Ronaldinho, o popstar do Galo.

Aplaudido cada vez que tocava na bola, o R10 provocou invasão de campo antes do final do trabalho, concedeu centenas de autógrafos, posou para fotos, atendeu aos fãs com muita atenção e, com certeza, aumentou o número de torcedores do seu time na decisão por vaga na semifinal da Libertadores, contra o Tijuana.


Favorita

É grande a lista.

Antes de a bola rolar, não é exagero dizer que cinco dos 20 participantes do Brasileirão estão abaixo e largam na luta contra a degola.

Se mantiverem a forma dos Estaduais, Atlético-PR, Náutico, Bahia, Portuguesa e Goiás entram na competição mais difícil do planeta como os mais fracos da turma.


Reparos

Vai ficar muito melhor.

Feliz pela classificação, Paulo Costa, o presidente do São Paulo-RG, avisou que fará os reparos que o Estádio Aldo Dapuzzo tanto precisa.

O dirigente promete novo gramado e, principalmente, a reutilização das arquibancadas, atualmente interditadas.


Perguntinha: Quando vai terminar a novela Neymar?

*** Já enviou tua Pergunta Para o Guerrinha? Na edição especial desta semana, Guerrinha e o editor de Esportes Leonardo Oliveira vão falar de Brasileirão. Envie sua pergunta pelos comentários ou pelo e-mail online@diariogaucho.com.br .

Bookmark and Share

Vestiário

22 de maio de 2013 8

Apareceu o culpado.

Diferentemente do que a maioria da torcida esperava, pelos fracassos, o Grêmio vai iniciar o Brasileirão, domingo, contra o Náutico, no Alfredo Jaconi, com a mesma comissão técnica, sem trocas na direção, numa constatação de que o problema está no vestiário.

Pelas aposta que faz na continuidade, é bem fácil adivinhar que, com o andar da carruagem, a bronca vai estourar com a saída de jogadores e, dependendo do próximos cinco jogos, de uma cirurgia mais profunda no Humaitá.


Milagre

A chance é mínima.

Se não acontecer um milagre, o Inter vai estrear no Brasileirão, sábado, contra o Vitória, sem Leandro Damião, que está trabalhando a parte física desde o início da semana, mas longe do ponto exigido para encarar uma partida.

Com a quase certa ausência do titular, quem vai ganhar outra chance é Rafael Moura, ainda devendo uma resposta mais qualificada a Dunga, que segue apostando as fichas no centroavante e acredita que tudo vai ficar bem melhor com a sequência de atuações.


Pressa

Apura o passo ou perde grana.

Chegou a hora do Santos parar, pensar, fazer o possível e o impossível para prorrogar o compromisso do habilidoso Neymar, aumentar a multa ou, se isso não se concretizar, aceitar ligeiro os mais de R$ 40 milhões oferecidos pelo Barcelona, para evitar um prejuízo total com a saída do seu maior astro.

Se alguém ainda não sabe, vale lembrar que o dono da camisa 11, xodó da torcida, tem pouco mais de um ano de contrato pela frente com o Peixe e pode acabar no futebol espanhol sem deixar um tostão furado nos cofres do ainda seu atual clube.


Perigo

Ainda longe da bola que jogou em 2012, o Fluminense encara o Olímpia, logo mais, em São Januário, com as honras de favorito, na obrigação de vencer e, se possível, não sofrer gol.

Mesmo jogando em casa, com o empurrão da torcida, o time do técnico Abel Braga vai ter que mostrar bem mais do que tem feito, para sair na frente no mata-mata e evitar riscos no Paraguai.


Reservas

Aconteça o que acontecer, amanhã, no México, quando começa a decidir contra o Tijuana quem segue na Libertadores, o Atlético-MG vai poupar titulares na estreia do Brasileirão.

Sorte do Coritiba, que joga em casa e pode largar com importantes três pontos contra aquele que é apontado o mais cotado no Nacional.


Perguntinha: Marcelo Moreno vai dar certo no Flamengo?

Bookmark and Share

Pergunte ao Guerrinha - especial Brasileirão

21 de maio de 2013 6

Fred e Gum, campeões em 2012 pelo Fluminense

Os clubes gaúchos já estão há 17 anos sem conquistar um Campeonato Brasileiro. Depois dos três do Inter na década de 1970, e os dois do Grêmio, em 1981 e 1996, ninguém mais levantou a taça aqui no Estado.

Na semana que antecede o início do Brasileirão, o comentarista Adroaldo Guerra Filho e o jornalista Leonardo Oliveira irão analisar os planteis da Dupla, as perspectivas dos gaúchos e os favoritos na competição. O vídeo estará no ar na sexta-feira de manhã.

Para isso, contamos com a sua partipação. Deixe a sua dúvida nos comentários!

Bookmark and Share

Continuidade

21 de maio de 2013 16

Fica tudo como estava.

Diferentemente da vontade da maioria da torcida e de alguns integrantes do conselho de administração, o presidente Fábio Koff ouviu os homens do futebol, analisou as causas dos fracassos e confirmou que Vanderlei Luxemburgo segue no comando do Grêmio.

Agora, mais do que nunca, o chefe dos boleiros terá que fazer o seu time jogar um futebol convincente, acumular vitórias, se não quiser voltar a conviver com outra possibilidade de perder o emprego.


Baixa

Vai fazer falta.

Ambientado, confiante, com boas respostas nas chances que teve, o atacante Caio vai passar por uma cirurgia de correção no dedo do pé esquerdo e deixar Dunga sem uma importante opção para os primeiros jogos do Brasileirão.

Com essa ausência inesperada, muito provavelmente sem Leandro Damião, o técnico terá que se virar como pode, seguir tirando coelho da cartola, tudo para fazer o Inter largar bem na competição mais importante do ano, sábado, contra o motivado Vitória.


Candidato

É bom abrir o olho.

Quem viu o segundo jogo da decisão, domingo, no Mineirão, certamente ficou bem impressionado com a atuação do Cruzeiro, que ganhou o jogo, perdeu o título para o rival Atlético-MG, mas deixou claro que tem um grupo numeroso, qualificado e se adaptou perfeitamente ao novo estádio.

Se o técnico Marcelo Oliveira conseguir manter o vestiário fechado, acertar alguns detalhes e fazer o time render parecido fora da sua casa, a Raposa vai causar muita dor de cabeça aos favoritos e tem chance de fazer bonito no Brasileirão.


Despedida

Nos próximos dias, de acordo com os bem informados a respeito das coisas do Corinthians, o volante Paulinho, dono de uma bola redonda, deve arrumar o armário, rumo ao futebol europeu.

Claro que o time de Tite está arrumado, entrosado, mas a saída do mais importante jogador do meio-campo deixa o campeão paulista com um problema nada pequeno para o Brasileirão.


Desafio

Após o fracasso no estadual e a pressão da torcida, a direção do Bahia bateu o martelo com Cristóvão Borges, que estava no desvio desde a saída do Vasco.

Um grande desafio para o novo técnico, que conhece o riscado, mas só vai conseguir chegar ao sucesso se tiver bons reforços e o apoio da exigente arquibancada.

 

Perguntinha: O Grêmio sabe onde está o problema?

Bookmark and Share

Atitude

20 de maio de 2013 22

Está caindo de maduro. Mesmo com um elenco aparentemente mais qualificado, seguramente muito mais caro, o Grêmio beijou a lona em duas competições, deixou o seu povo na bronca, empurrou Vanderlei Luxemburgo para a linha de tiro e colocou muitos jogadores sob suspeita.

Pelos rumores, hoje, entre quatro paredes, o presidente Fábio Koff, visivelmente insatisfeito, vai ouvir seus dirigentes que estiveram em Bogotá, tomar atitudes, a começar por um detalhe decisivo: a mudança de atitude dentro de campo.


Mesmice

Segue tudo na mesma.

Diferentemente do que a torcida imaginava, o Inter vai fazer a sua estreia no Brasileirão sem a tão esperada contratação de peso, daquele jogador que até a direção reconhece que falta ao time, que pelo andar da carruagem só deve chegar na abertura da janela europeia.

Enquanto nada se decide sobre a saída ou não de Damião, da chegada de novidades, Dunga, até agora com um trabalho perfeito, vai seguir trabalhando com o que tem nas mãos, fazendo churrasco com pouco carvão.


Prêmio

Ficou em boas mãos.

Numa decisão disputada, poucas chances de gol, o São Paulo foi mais competente, derrotou o Brasil-Pe por 1 a 0, e na decisão por pênaltis, em que o goleiro Luciano, do time de Rio Grande, fez três defesas e saiu de campo, merecidamente, como o grande herói, foi melhor.

Com esta conquista, o bom time riograndino, dono de uma bela campanha, assegura vaga na elite do futebol gaúcho, um prêmio para quem trabalhou sério, cuidou de todos os detalhes, e recoloca a cidade portuária, apaixonada pelo futebol, mais uma vez no mapa regional.


Coleção

Bem mais qualificado, o Corinthians saiu atrás, empatou, ficou com o caneco do Paulistão e deu ao técnico Tite uma conquista que ele ainda não tinha.

Um título justo, merecido, de um time que até não marca muitos gols, mas se defende com rara competência, que soube lidar com duas competições ao mesmo tempo e chega forte no Brasileirão.


Protestos

Assustada com a ruindade do time, a torcida do Bahia adquiriu apenas quatro ingressos para a decisão de ontem, contra o Vitória, no Barradão, com o tricolor baiano sem chances de reverter.

Pelo andar da carruagem, a semana será ainda mais tensa, com protestos, pressões, pedidos de renúncias do presidente e seus diretores.

Perguntinha: Quem é o favorito do Brasileirão?

Bookmark and Share

Balanço

18 de maio de 2013 9

Tudo pode acontecer. Cinco meses após ter renovado o contrato por dois anos, Vanderlei Luxemburgo, em razão da segunda eliminação em 2013 e do futebol que não aparece, virou a bola da vez para a maioria da torcida do Grêmio e começa a balançar no cargo.

Na segunda-feira, se não acontecer nenhum desvio, o presidente Fábio Koff, que não esconde sua decepção com as fracas atuações do time, vai se reunir com os seus  diretores, analisar os fatores do fracasso na Colômbia e definir o futuro do chefe do  vestiário.


O casacão...

Essa aconteceu nos anos 90. Antes de um jogo importante, muito complicado, no Maracanã, contra o Flamengo, que na época era quase imbatível, um dirigente do Inter decidiu acatar a opinião de um amigo carioca e que queria ver o Mengão sempre derrotado:  contratou um pai de santo. Na véspera, sem serem notados por ninguém, o cartola e o babalorixá se trancaram numa sala para os acertos finais.

– O que o senhor precisa para fazer o trabalho?
– Quatro galos gordos!
– E o que mais?
– Três dúzias de vela! Quatro garrafas de cachaça! Dois pacotes de milho! Papel vermelho e preto!

Com a maior calma do planeta e a confiança aumentada em um bom resultado, o dirigente anotou tudo no papel. Quando achou que a lista de pedidos estava completa, ouviu a última recomendação.

– Preciso, também, de um casacão escuro – anunciou o pai de santo.

Surpreso, o cartola largou, franziu a testa e resolveu matar a xarada.

– Casacão, com estes 40ºC aqui do Rio?
– Tenho que entrar disfarçado no cemitério, doutor!

Na mesma hora, o dirigente picou a folha de papel, olhou nos olhos do babalorixá e mandou bala.

– Suma do hotel agora mesmo ou vou chamar a segurança!

No dia seguinte, o Inter, com muito esforço, arrancou um heroico empate e aposentou o pai de santo das atividades no Beira-Rio.


Jogão

Tem cara de jogão. Domingo, com o Aldo Dapuzzo sem espaço para uma mosca, São Paulo e Brasil-Pe decidem quem fica com o caneco do turno da Segundona e, principalmente, assegura lugar na elite do futebol gaúcho em 2014.

A vantagem é do Xavante, que ganhou o jogo de ida. Mas até as paredes sabem que, desta vez, o Leão do Parque, sem outra opção,  vai sair para o ataque e pressionar o rival. Isso é quase a certeza de que teremos um grande espetáculo, de final imprevisível, em Rio Grande.

Bookmark and Share

Fracasso

17 de maio de 2013 32

Mais um fracasso. Com a bolinha de sempre, preocupado apenas em se defender, o Grêmio resistiu até a metade do segundo tempo, quando ficou sem gás, levou sufoco, sofreu um gol, perdeu para o Santa Fe, deu adeus ao sonho do tri e acumulou a segunda decepção na temporada.

Agora, mais do que nunca, o Tricolor vai ter que fazer uma minuciosa avaliação para descobrir as causas do futebol que sumiu, tudo para tentar salvar o ano no sempre complicado Brasileirão.


Acelerador

Ficou mais do que provado.

Quem viu a atuação do Inter na vitória sobre o Santa Cruz, quarta-feira, na Serra, certamente concluiu que Dunga está fazendo churrasco sem carne e que chegou a hora da direção definir os nomes e bater o martelo nas contratações.

Com o time atual, que tem dificuldades para superar adversários bem menos qualificados, além do fato de ter que atuar sempre como visitante, o Colorado está muito longe de ser visto como candidato a um título que não ganha desde 1979.


Assalto

A banca paga e recebe.

Muito mais ajudado do que prejudicado nos últimos anos, o Corinthians sentiu na pele, na frente do seu povo, a dor de ser assaltado pela arbitragem, que anulou um gol legítimo, deixou de assinalar um pênalti, proibiu o Timão de derrotar o Boca e custou a eliminação da Libertadores.

A desastrada atuação de Carlos Amarilla, de seus auxiliares, como não poderia deixar de ser, provocou berros dos dirigentes, do técnico Tite, da maioria dos jogadores, da torcida, que desta vez, ao contrário dos muitos benefícios que já teve, pediu a cabeça do paraguaio numa bandeja para os homens da Conmebol.


Virada

Em casa, com a maioria da torcida, melhor retrospecto, vantagem do empate, o Vélez cochilou, perdeu para o Newell's e aumentou a lista de surpresas na Libertadores.

Agora, o sobrevivente do duelo argentino no meio da semana vai encarar outro clássico, contra o Boca, quando mais uma vez entra em campo como azarão, mas com moral batendo nas nuvens.


Maestro

Ainda comemorando o paranaense, o Coritiba, acostumado a fazer bonito na Copa do Brasil, foi até Manaus, levou um sonoro 4 a 1 do Nacional e vai ter que tirar sangue das unhas para reverter.

A esperança para que tudo se modifique chama-se Alex, o maestro do time, que ficou de fora e deixou a turma do técnico Marquinhos Santos mais perdida do que cachorro em tiroteio.


Perguntinha: Até quando o Boca vai derrubar brasileiros?

Bookmark and Share

Pergunte para o Guerrinha - especial Grêmio x Santa Fe

16 de maio de 2013 2

Confira as opiniões do colunista Adroaldo Guerra Filho e do jornalista Leonardo Oliveira para a partida desta noite!

Assista ao vídeo abaixo:

Bookmark and Share

Encrenca

16 de maio de 2013 2

Tem cara de encrenca.

Em Bogotá, hoje à noite, o Grêmio, irregular, reforçado por Werley e Zé Roberto, com a vantagem de dois resultados, pega o Santa Fe, segunda melhor campanha na fase de grupos. É jogo que decidirá quem segue e quem deixa a Libertadores.

Longe de casa, contra um adversário que está longe de ser galinha morta, o time de Vanderlei Luxemburgo precisará ser inteligente, guerreiro e cirúrgico. Terá que jogar mais do que na maioria dos compromissos para confirmar a vantagem.


Parto

Lento, com muitos erros de passes, um a menos em boa parte do tempo, o Inter comeu o pão que o diabo amassou, mas fez valer a qualidade individual, derrotou o esforçado Santa Cruz, com gols de D'Ale e Caio, e seguiu sonhando com a Copa do Brasil.

Uma vitória obrigatória, mais uma vez no limite, que deixa o time de Dunga na espera de Avaí ou América-MG, mas mostra com total clareza que necessita, com urgência, de reforços, de mais qualidade, para encarar outros obstáculos e tentar chegar longe na competição.


Prejuízo

Não estava nos planos.

Com a programação quase pronta para enfrentar o Palmeiras, em São Paulo, o Atlético-MG agora vai ter que mudar a rota, encarar uma desgastante viagem até o México e jogar em gramado sintético, o que certamente vai trazer prejuízos para o início do Brasileirão.

Envolvido da corpo e alma na Libertadores, com dois jogadores convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações, é fácil adivinhar que o Galo vai iniciar a competição nacional sem a força máxima, correndo riscos de perder pontos preciosos na briga pelo caneco.


Ruindade

Sem qualidade não dá.

Motivado, empurrado pela torcida, o Palmeiras fez o que sempre faz na maioria dos seus jogos: correu, lutou e suou a camisa. Mas esbarrou na falta de qualidade, problema sempre fatal.

Perdeu para o Tijuana, com direito a frango de Bruno, e enterrou a chance de reforçar o caixa com a Libertadores. Agora, briga pela Série B, sem o direito de errar.


Melhores

Será bonito de ver.

Logo mais, no Bento Freitas, Brasil-Pe e São Paulo-RG, os melhores na caminhada, começam a decidir o título do turno da Segundona, que vale lugar na elite do futebol gaúcho em 2014.

Em casa, empurrado pelo seu povo, o Xavante joga como favorito, com a obrigação de sair em vantagem.


Perguntinha: O Grêmio vai calar Bogotá?

Bookmark and Share

Obrigação

15 de maio de 2013 9

É noite de passar de fase.

Logo mais, no Centenário, o Inter, sem Damião, mas com D'Ale, encara o Santa Cruz, feliz da vida com o tri estadual. É jogo em que tem obrigação de mostrar mais do que no Arruda, carimbar a classificação e seguir firme na Copa do Brasil.

Verdade que mata-mata é traiçoeiro, mas a maior das verdades é que o time do técnico Dunga tem mais qualidade do que o adversário, a vantagem de atuar com a maioria da torcida e todas as chances de conseguir o seu grande objetivo.


Punição

Não deu certo.

Apesar do grande esforço dos advogados do Grêmio, a Conmebol rechaçou os argumentos, bateu o pé e confirmou a punição de seis jogos ao técnico Vanderlei Luxemburgo. Tudo pelas confusões ao final do jogo contra o Huachipato.

Sem mais nada a fazer, a partir de agora, nos jogos da Libertadores, o chefe do vestiário tricolor terá que repetir a estratégia do jogo de ida contra o Santa Fé, na Arena: observar de longe, com o celular ligado e usando Roger como a voz.


Surpresa

Foi uma baita surpresa.

Justamente na hora em que está gastando a bola, fazendo a diferença a favor do Atlético-MG, visto por muitos como o melhor jogador do atual futebol brasileiro, Ronaldinho acabou barrado da lista de convocados do técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações.

Como não poderia deixar de ser, o chefe da Seleção, na coletiva após a divulgação dos nomes, evitou entrar em detalhes sobre a sua decisão. Mas já sentiu na pele que, caso o Brasil não consiga chegar no lugar mais alto do pódio, vai receber pancadas e mais pancadas da imprensa e da torcida.


Vassoura

Só o roupeiro se salvou.

Após demitir o técnico Joel Santana, o Bahia, que levou 7 a 3 do rival Vitória no primeiro jogo da decisão do Baiano, dispensou 14 jogadores.

Nos próximos dias, a direção espera anunciar o novo chefe do vestiário, que certamente terá que chegar com lista de reforços se quiser sobreviver até o final do Brasileirão.


Caldeirão

Vale uma espiadinha.

No Pacaembu, logo mais, o Corinthians, em desvantagem, decide a sua vida contra o Boca, quando precisará jogar no limite e transformar o estádio em caldeirão.

Sabemos que os gringos lidam bem com as adversidades. Mas, pela qualidade, o time de Tite tem muita chance de dar a volta por cima e continuar pensando no bi.


Perguntinha: Rafael Moura vai desencantar?

Bookmark and Share