Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Veja os perfis e faça sua cola

27 de setembro de 2010 0

Já pensou assistir atentamente ao horário político, escolher um candidato no qual você confia e na hora de votar não lembrar o número dele? É para evitar esse tipo de situação que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite – e inclusive incentiva – o eleitor a usar, no dia do pleito, um “santinho” ou “cola” com os números nos quais pretende votar. É uma forma de ajudar a memória na cabine eleitoral e garantir o voto certo.

……..

>>>Clique aqui e monte sua cola para o dia da eleição

……..

Mas e se você ainda não sabe em quem votar? Conhecer os perfis dos candidatos pode ajudar na hora da escolha. Na eleição do dia 03 de outubro será preciso votar seis vezes: deputado estadual, deputado federal, primeira opção de senador, segunda opção de senador, governador do Estado e presidente da República, nessa ordem.

……..

DEPUTADO ESTADUAL

O primeiro número é para deputado estadual. São cinco dígitos, sendo que os dois primeiros são da legenda do partido. O eleitor pode digitar os cinco números e votar em um candidato ou digitar apenas os dois primeiros e dar seu voto para a sigla.

……..

>>>Confira os perfis dos candidatos a deputado estadual no Rio Grande do Sul

……..

DEPUTADO FEDERAL

Após confirmar o voto no seu deputado estadual, é a vez de escolher o deputado federal. São quatro dígitos, sendo os dois primeiros da legenda do partido. O eleitor pode digitar os quatro números e votar em um candidato ou digitar apenas os dois primeiros e dar seu voto para a sigla.

……..

>>>Confira os perfis dos candidatos a deputado federal no Rio Grande do Sul

……..

SENADORES

Depois de escolhidos os deputados estadual e federal, o eleitor vai votar para senador, duas vezes. São três dígitos, e a ordem no qual os senadores são escolhidos não interfere no valor do voto. Se um eleitor votar duas vezes para o mesmo senador, um dos votos será considerado nulo.

……..

>>>Confira os perfis dos candidatos a senador no Rio Grande do Sul

……..

GOVERNADOR

O penúltimo cargo a ser votado é o de governador do Estado. São somente dois dígitos.

……..

>>>Confira os perfis dos candidatos a governador no Rio Grande do Sul

……..

PRESIDENTE

Para concluir o processo eleitoral, o eleitor precisa escolher seu candidato a presidente da República. Assim como no voto para governador, são apenas dois dígitos.

……..

>>>Confira os perfis dos candidatos a presidente da República

Envie seu Comentário