Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Votação

Você vai votar para presidente, governador, senadores, deputado federal e estadual. Estão em disputa duas cadeiras no Senado para os candidatos gaúchos. Também serão escolhidos 31 parlamentares federais e 55 estaduais. Cada eleitor terá direito a um voto para cada um dos cargos e dois para senador.

Há um limite de tempo para que o eleitor vote?

Não, mas após um minuto sem que nenhuma tecla seja pressionada, o mesário poderá suspender a votação do eleitor. A decisão de suspender ou não é do presidente da mesa, que deve zelar pelo direito ao voto do eleitor e pelo bom andamento dos trabalhos da seção.

É permitido entrar com santinhos na cabine de votação?

O eleitor pode entrar com santinhos na cabine. A própria Justiça Eleitoral recomenda o uso da cola para facilitar a votação. Só é proibido distribuir esse material no dia da eleição.

O que é permitido e proibido vestir e portar no domingo?

> É permitido usar camisas, bonés, broches, adesivos, flâmulas ou bandeiras (dentro da seção eleitoral devem estar enroladas) de partidos ou candidatos. >

É proibido distribuir material de campanha durante o pleito. Os eleitores também não podem entrar na seção com celulares ou aparelhos eletrônicos ligados. O uso de alto-falantes e amplificadores de som é proibido no dia da eleição.

A votação na urna eletrônica pode ser fraudada?

Não. A urna eletrônica tem programa elaborado por várias equipes que, individualmente, não conhecem a totalidade do sistema. As senhas usadas pela Justiça Eleitoral na transmissão de dados tornam o sistema imune a fraudes.

E se a urna eletrônica estragar?

Se não for possível repor a urna, a votação será feita pelo sistema tradicional.

E se eu só me lembrar do nome, e não do número do candidato, como faço para votar?

Na seção eleitoral estarão afixadas relações completas com os nomes e números dos candidatos, uma por ordem alfabética e outra por ordem numérica.