Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A IMPORTÂNCIA DO REMO CERTO

12 de agosto de 2011 2

Por Alessandro Matero

Esta semana vou falar de um equipamento que atualmente move minha vida: o remo. Usado em vários tipos de embarcação, é constituído por um cabo, pode ter uma ou duas pás, ser de vários materiais (alumínio, plástico, fibra de vidro, fibra de carbono, kevlar) e originalmente era construído de madeira.

Esse equipamento essencial é uma das maneiras mais práticas de se locomover em cima da água. Na canoa e no stand-up, ele é usado com apenas uma pá e um cabo, em diferentes tamanhos.

Quando a canoa havaiana se tornou esporte de competição, há aproximadamente 60 anos, o tamanho da pá do remo estava relacionada com a performance: acreditava-se que, quanto maior fosse a pá do remo, mais eficaz a sua remada – e, consequentemente, mais rápido você seria. Com as chegada dos taitianos às competições, esse conceito mudou. Percebeu-se que, com a pá menor e o maior número de remadas, obtinham-se melhores resultados.

Até hoje os taitianos são os mais rápidos nas canoas – acredita-se que muito pela resistência dos havaianos em relação ao tamanho da pá do remo.
No stand-up, a teoria é a mesma. Para utilizar remos com pás maiores, mais força você terá que fazer. Dessa forma, principalmente para as mulheres, devem-se usar uma pá não muito grande, a fim de gerar mais velocidade com menos esforço.

Outro aspecto bem importante em relação ao equipamento é o tamanho do remo, um detalhe que pode mudar muito a performance do remador. Um remo fora de tamanho, por exemplo, pode causar sérias lesões, além de limitar o desenvolvimento do praticante.

Hoje temos uma variedade enorme de remos, com diferentes conceitos e construções. Segue uma lista de links úteis e legais que podem ajudar a encontrar o melhor remo para você:

www.quickbladepaddles.com
www.kialoa.com

www.mudbrookracingpaddles.com

www.matero.com.br

Espero que você encontre um remo ideal!

Alessandro Matero, o Amendoim, é treinador e atleta de SUP e canoagem havaiana.

Fonte: http://www.2ocean.com.br

Em Florianópolis a Bless Sports fabrica remos de qualidade, confira abaixo algumas opções:

- MODELOS para SUP:

REMADA


ONDAPROFISSIONAL


ONDA / DESEMPENHO

CÔNCAVO

Mais detalhes no site da Bless Sports: http://www.blesssports.com

MODELOS
REMADA
ONDA  /  PROFISSIONAL
ONDA  /  DESEMPENHO
CÔNCAVO

CANOAGEM

OPÇÕES DE CONSTRUÇÃO
Pá e tubo em fibra de vidro (100% epoxi)
Peso aproximado: 850g
Pá e tubo em fibra de carbono
Peso aproximado: 600g
MODELOS
PERFORMANCE
Remo com boa propulsão, indicado para remada oceânica, maratona, aventura, slalom, onda, etc…
COMPETITION
Remo leve e bastante rígido, excelente para remadas mais técnicas. Inidicado para waveski, slalom, kayaksurf, etc…

Comentários (2)

  • Francisco diz: 12 de agosto de 2011

    Olá,

    Meus parabéns pela reportagem! Tenho muita vontade de comprar um stand-up mas no momento a situação financeira não está boa. Gostaria de saber se você tem alguma dica de onde eu comprar por preço mais acessível?

    Obrigado e parabéns pela matéria!

Envie seu Comentário