Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Canoagem em Joinville - Aproveitando a enxurrada...

08 de setembro de 2011 4

Moacir Conrad (à frente) e Alexandre Matteí descendo o Rio Cubatão, em Joinville/SC

Ontem (07/09/11) em pleno feriado do dia da Independência do Brasil, as chuvas não davam trégua mesmo. Foi quando o meu amigo Moacir Conrad me liga convidando para fazermos uma descida no rio Cubatão, em Joinville. Época de inverno é uma estação ruim pra nós canoístas de corredeiras, pois os rios estão muito baixos, mas ontem estava excelente!

Alexandre Matteí nas corredeiras de Joinville/SC

Fomos ao Quiriri, depois da ponte alta, um local que sempre iniciamos nossas descidas e verificamos ali que realmente as condições estavam excelentes. A esposa do Moacir, a Marilise Conrad conhece a fissura do marido pela coisa e sempre o apóia nessas aventuras, fazendo o resgate e também as fotografias. Começamos a descida curtindo bastante as corredeiras com suas ondas nos desafiando, mas antes de chegarmos à ponte alta, o Moacir virou, perdeu o remo, teve que ejetar do caiaque e este foi embora..rs. Pior é que eu nem vi o caiaque indo rio abaixo, pois remei pra outra margem neste contratempo. Bem, caiaque e remo recuperados reiniciamos nossa descida exatamente da ponte alta do Quiriri. A parte mais emocionante desta descida fica a aproximadamente um kilômetro abaixo da ponte alta e ali nos divertimos muito mesmo, foi show! O rio Cubatão é um rio excelente para iniciantes da canoagem em corredeiras, a qual chamamos de canoagem Creek. Oferece nível 3 (a graduação vai de 1 a 6) nas constantes corredeiras e sem nenhuma queda mais alta. Mas ficamos sempre atentos pois o rio nunca é o mesmo, isto é, a cada enxurrada o leito muda, movimenta grandes pedras e forma novos desvios. Tem sempre um novo desafio. A ponte da Estrada Fleith estava encoberta pelas águas e passamos por cima dela, eu até tentei aproveitar uma ondinha pra surfar, mas percebi galhos próximos e desisti. Descemos até um trecho próximo ao sítio do Moacir e fomos resgatados pela nossa querida Marilise!

Pra terminar, um cafezinho quente no sítio do Moacir… precisa mais pra ser feliz?! O rio Cubatão é lindo, limpo e devemos preservá-lo!

Quem se interessar em entrar pra nossa turma da canoagem, é só mandar um e-mail para: canoagemjoinville@gmail.com

Por: Alexandre Pierre Matteí

Comentários (4)

  • Daniel J. Casas diz: 8 de setembro de 2011

    IRADOOOOOOO!!!!!!!!!
    Joinville é o BIXO!!!!
    valeuuuuuu

  • Marilise Ronchi Conradi diz: 8 de setembro de 2011

    É sempre um prazer dar suporte aos aventureiros de plantão! Saudações Canoístas

  • moacir diz: 8 de setembro de 2011

    Boa Flipper, mandou bem no recado, saiu alguma filmagem?…abçs..

Envie seu Comentário