Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Atletas brasileiros da neve realizam Clínica de Rollerski em São Carlos

03 de maio de 2012 0

Público poderá aprender a esquiar com a equipe de Ski Cross Country e Biathlon

Clínica de Rollerski atleta Leandro Ribela

Os atletas brasileiros de Ski Cross Country e Biathlon de Inverno, Leandro Ribela, Jaqueline Mourão, Mirlene Picin, Fabrizio Bourguignon e a jovem Gabriela vão participar da IV Clínica de Rollerski que será realizada no dia 12 de maio no Parque Eco-Esportivo Damha, em São Carlos.

Pela primeira vez, o evento reunirá além dos atletas, a equipe técnica completa das modalidades. Mattias Nilsson, Treinador Chefe da equipe brasileira de Biathlon, Guido Visser, treinador da equipe brasileira de Cross Country, Roberto Carnevale, preparador físico da equipe Olímpica de Cross Country e Biathlon, Arthur Ferraz, psicólogo esportivo das equipes, além do fisioterapeuta Bruno Rocha participarão da Clínica.

Assim como nos anos anteriores, a Clínica de Rollerski será aberta ao público, que irá conferir como é o treinamento dos atletas quando eles não estão na neve. Além disso, todos poderão participar e aprender a esquiar com o rollerski, um equipamento que se tornou uma modalidade esportiva praticada em diversos países do mundo.

“O rollerski simula 90% da técnica que utilizamos nas modalidades Ski Cross Country e Biathlon de Inverno e é utilizado por atletas de alto nível, que não treinam o ano todo na neve”, comenta o atleta olímpico Leandro Ribela.

Muito frequentado pelos moradores da cidade de São Carlos, o Parque Eco-Esportivo Damha é a base do Centro de Treinamento Oficial da equipe brasileira de Ski Cross Country no país.

No dia 12, os interessados poderão conhecer um pouco melhor os esportes de neve e os atletas que representam o Brasil nas competições no exterior.  “A Clínica é uma ótima oportunidade para o primeiro contato do público com as modalidades e uma possível detecção de novos talentos esportivos”, afirma Pedro Cavazzoni, superintendente técnico da CBDN- Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

Serviço: IV Clínica de Rollerski em São Carlos

Onde: Parque Eco-Esportivo Damha

Horário: a partir das 09h30

Inscrições: Através do email: depto_tecnico@cbdn.org.br

Quanto: Entrada e participação gratuitas

Filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), à Federação Internacional de Esqui (FIS) e à União Internacional de Biathlon (IBU), a CBDN é a entidade nacional de administração dos esportes de neve no Brasil e conta com o apoio do Ministério do Esporte , além do importante apoio do programa Solidariedade Olímpica Internacional do COI – Comitê Olímpico Internacional. Atualmente a CBDN representa as modalidades olímpicas Ski Alpino, Snowboard, Ski Cross Country, Biathlon e Ski Freestyle, além de promover o Rollerski, o Biathlon de Verão e o Esqui na Grama.

Michele Barcena

Coordenadora de Comunicação e Marketing

CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve

Site: www.cbdn.org.br

Assaí (PR) recebe 2ª Etapa do Brasileiro de Caiaque Pólo

27 de abril de 2012 0

O atual campeão brasileiro da modalidade é a equipe do São Pólo que venceu a final de 2011 pelo placar de 5 a 0

Acontece neste fim de semana no município de Assaí, interior do Paraná, a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Caiaque Pólo 2012, evento que reúne as principais equipes do país no Lago Hikeda, local de realização da competição neste sábado e domingo.

O atual campeão brasileiro da modalidade é a equipe do São Pólo que venceu a final de 2011 pelo placar de 5 a 0 e dessa forma se sagrou campeã da última etapa e também campeã no ranking geral da temporada do ano passado.

“As disputa pelas colocações em 2011 foram muito acirradas, havendo troca de posições do ranking geral até a última etapa, mas a equipe de São Paulo confirmou o favoritismo e conquistou o titulo de 2011 com vitória em todas as três etapas do ano passado” revelou Diniz Mboure, supervisor do Comitê de Caiaque Pólo da Confederação Brasileira de Canoagem.

A organização da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Caiaque Pólo é do Colégio SESI Assai, ONG Instituto Assahi e Associação de Proteção Ambiental Patrulha das Águas; com supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem e Federação Paranaense de Canoagem.


Mais informações: http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/479

BRASILEIRO DE MOTO AQUÁTICA (JET SKI): SECRETÁRIO APOIA AS AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DA BJSA

26 de abril de 2012 0

Bebetto Haddad considera importante a orientação e conscientização das pessoas na utilização das Motos Aquáticas (Jet Ski).

Nos dias 5 e 6 de maio tem início o 25º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski), com a etapa programada para a Represa do Guarapiranga (av. Atlântica, 4.000, antiga Robert Kennedy). A Associação Brasileira de Jet Ski – BJSA, organizadora da competição realizará diversas ações sócio-educativas, que receberam o apoio do secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Bebetto Haddad, que considera importante a conscientização e orientação na utilização correta das motos aquáticas.

“A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação além de apoiar a prática do esporte, considerando o crescente interesse pela modalidade, acredita também na importância da conscientização e orientação da utilização das motos aquáticas. Desta forma é feita a prevenção de acidentes. Por isso, a Secretaria incentiva este tipo de iniciativa, que expõe e debate temas de interesse para a sociedade”, destacou Haddad.

A primeira ação sócio-educativa, será a realização de dois work-shops, em paralelo com a primeira etapa do 25º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski), na Represa do Guarapiranga. O primeiro encontro acontece no dia 4, às 18 horas e o segundo no dia 5, às 9 horas.

Os temas que serão abordados por representantes da Associação Brasileira de Jet Sports e Marinha do Brasil são os seguintes: segurança e regulamentos desportivos; boa dirigibilidade e convívio com banhistas e novos normativos -  exame de Motonáutica (Marinha).

Os work-shops serão direcionados para proprietários de motos aquáticas, donos de marinas e público ligado à esportes náuticos. A partir de agora diversos eventos como esses serão realizados pelo país, em parcerias com prefeituras e entidades ligadas ao setor.

Haddad também destacou a realização da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski), na cidade de São Paulo. “É muito bom receber a etapa de abertura de uma importante competição, principalmente quando ela completa o aniversário de 25 anos. A secretaria, assim como a prefeitura, apóiam o evento e acreditam que ele auxilia na missão de ocupar e recuperar espaços públicos como a Represa do Guarapiranga. Estaremos sempre abertos a quaisquer propostas que possam ajudar neste trabalho”, completou.

PROGRAMAÇÃO DA COMPETIÇÃO

Para a etapa de abertura, a movimentação das equipes no local já começa no início da semana da prova para o acerto dos equipamentos e adaptação dos pilotos, conforme a programação:

.Dia 4/5, recepção dos pilotos, e acerto dos motores,

.Dia 5/5, das 9 às 11h30 horas inscrições dos pilotos e vistoria. Às 12h30 treinos oficiais, seguidos das tomadas de tempo da categoria Super Course, às 14 horas começam a primeira série bateria das categorias do circuito fechado, às 17h30 será disputada a primeira bateria do Freestyle.

.Dia 6/5, às 10 horas, disputa das categorias Super Course. Às 14 horas, tem início a segunda série de bateria do circuito fechado, seguida pelo Freestyle. Às 16h30 premiação.

A 25º edição do Campeonato Brasileiro de Jet Ski é uma realização BJSA – Associação Brasileira de Jet Sports, com homologação da International Jet Sports Boating Association – IJSBA. O apoio é da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo. O evento conta com a supervisão da Marinha, Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros.

Maiores informações no site www.bjsa.com.brwww.jetski.com.br

PILOTOS INTERNACIONAIS CONFIRMAM PRESENÇA NO BRASILEIRO DE MOTO AQUÁTICA (JET SKI)

25 de abril de 2012 0

Além dos brasileiros, representantes de cinco países participarão da etapa de abertura da competição, nos dias 5 e 6 de maio, na Represa do Guarapiranga, em São Paulo.

A organização do 25º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski) confirmou a presença de pilotos internacionais na etapa de abertura. Competidores do Uruguai, Paraguai, Bolívia, Argentina e Peru participarão da disputa nos dias 5 e 6 de maio, na Represa do Guarapiranga (av. Atlântica, 4.000, antiga Robert Kennedy), em São Paulo.

Ainda de acordo com os organizadores, existe a possibilidade da presença de um piloto norte-americano. Entre os competidores nacionais, está confirmada participação de representantes dos Estados de São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, além do Distrito Federal.

O 25º Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski), também definirá os pilotos nacionais que disputarão o 31º Campeonato Mundial, programado para o período de 29 de setembro a 7 de outubro, no Crazy Horse Campgrounds, em Lake Havasu, Arizona (EUA).

Depois da etapa na capital paulista, o 25º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski) prosseguirá no período de 7 a 10 de junho, com a realização da segunda e terceira etapas, na Represa de Furnas, em Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais.

Para a etapa de abertura, a movimentação das equipes no local já começa no início da semana da prova para o acerto dos equipamentos e adaptação dos pilotos, conforme a programação:

.Dia 4/5, recepção dos pilotos, e acerto dos motores,

.Dia 5/5, das 9 às 11h30 horas inscrições dos pilotos e vistoria. Às 12h30 treinos oficiais, seguidos das tomadas de tempo da categoria Super Course, às 14 horas começam a primeira série bateria das categorias do circuito fechado, às 17h30 será disputada a primeira bateria do Freestyle.

.Dia 6/5, às 10 horas, disputa das categorias Super Course. Às 14 horas, tem início a segunda série de bateria do circuito fechado, seguida pelo Freestyle. Às 16h30 premiação.

A 25º edição do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski) é uma realização BJSA – Associação Brasileira de Jet Sports, com homologação da International Jet Sports Boating Association – IJSBA. O apoio é da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo. O evento conta com a supervisão da Marinha, Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros.

Maiores informações no site www.bjsa.com.brwww.jetski.com.br

Montanhismo - KDNA Feminina em Corupá

25 de abril de 2012 0
.
A escaladora paranaense Gislaine Gis, mandou ontem a via Seixo-no-ia 9c no setor principal de Corupá.
Gis já vinha malhando a via a algum tempo e aparentemente depois de ter ficado algumas semanas sem treinar, entrou sem muito comprometimento e a cadena saiu!!!
Incrívelllllllllllllll!!!!!!!!!!!
Essa foi a primeira ascensão feminina da via!!!!!!!! Parabénsssssss
.

Por: Daniel J. Casas – www.ecosdamontanha.blogspot.com.br

Windsurf - Posição do Pé de Mastro

24 de abril de 2012 0

Matéria originalmente publicada por Axel Reese em http://www.boardseekermag.com/features/technique/mastfoot-position.html

Para muitos, existe sempre uma desculpa do porque estava dificil planar ou porque os outros estavam mais velozes na água. E a desculpa da posição do pé de mastro é uma das mais comumente usadas.

Pode-se dizer que cada velejador tem sua preferência, e cada vela e prancha possuem suas qualidades e deficiencias. É necessário portanto um pouco de sorte e muita perseverança para encontrar a regulagem ideal que permita o maximo de aproveitamento e diversão na água. Se você está com dificuldades, não se preocupe. Muitos windsurfistas rodados tem problemas para encontrar esta posição ideal.

Como ponto de partida e na grande maioria dos casos, a posição do pé de mastro para ventos fracos e médios deve ser no centro do rasgo de fixação sobre a prancha. Para ventos mais fortes, a posição deve ser um pouco mais recuada (eu discordo do original da matéria. Para mim esta regulagem é valida para wave. No caso de slalom, a posição para ventos fortes deve ser justamente o contrario, ou seja um pouco para frente). Encontrar esta posição ideal é muito importante, pois um equipamento bem ajustado (e neste caso falamos de vela, retranca, pé de mastro, quilha, etc…) reflete diretamente na performance e diversão na água.

A posição correta do pé de mastro é muito importante para o ajuste do equipamento e para a correta postura do velejador. Esta posição bem ajustada permite uma postura ereta, carga bem distribuída para ambas pernas e a prancha plana livremente sobre a água, diz o PWA Karin Jaggi.

A posição ideal do pé de mastro depende de diversos fatores:

- Tipo de vela, marca e tamanho. Ex.: A vela é para slalom ou wave? Onde é o ponto de equilíbrio da vela?

- Qual é o peso e altura do velejador?

- Qual a posição e comprimento das alças do Kit trapézio?

- Qual a posição (altura) da retranca?

- Condições do vento e da água.

Velejando sobre-velado.

Se você estiver sobre-velado (muita vela para o vento que esta soprando), por exemplo com uma prancha free-ride e uma vela 6.0, mova o pé de mastro 1 a 3 cm para frente. A prancha irá estabilizar e você sentirá muito mais controle sobre ela.

O que acontece se você mover o pé de mastro um pouco para trás? Normalmente irá dificultar para conseguir planar e orçar torna-se mais complicado. Entretanto não existe regra sem exceção. Num mar com ondas grandes, o pé de mastro deveria vir 1 a 2 cm para trás para deixar o bico da prancha mais solto, significando que a prancha sustenta melhor a posição de planeio. Entretanto neste caso este posicionamento dependerá ainda do estilo do velejador. Orçar irá se tornar mais complicado.

Velejando em vento normal (relação vento x equipamento).

Uma indicação clara de que a posição de pé de mastro escolhida está muito para trás é o fato de não conseguir fechar a esteira durante uma arribada. Neste caso, posicionando o pé de mastro 1 a 3 cm para a frente, será muito mais fácil “fechar o gap”. Significa que a distancia entre a parte inferior de sua vela e a prancha diminuiu. Da mesma forma é fácil saber se a posição do pé de mastro ainda está muito recuada, se o bico da prancha estiver muito livre e a prancha estiver muito solta e difícil de controlar.

O contrario também vale. Se o pé de mastro estiver muito adiantado, a tala inferior de sua vela tende a encostar no deck da prancha além da prancha ficar muito travada na água. Neste caso, movendo o pé de mastro um pouco para trás, o efeito irá desaparecer e será mais natural o controle da prancha. Portanto, a posição ideal é quando você se sentir completamente relaxado no controle de sua prancha.

O que acontece quando o pé de mastro estiver mais à frente?

- Melhor capacidade de orçar.

- Normalmente você será mais rápido. Quando estiver orçando, esta posição de pé de mastro adiantado trará melhor controle resultando em velocidades mais altas.

- Fechar o Gap (ou esteira) será mais fácil.

Nota: Pessoal, na matéria sobre pé de mastro procurei ser fiel na tradução, procurando algumas vezes os termos mais apropriados porém ser alterar o significado do original. No momento em que não concordei com o texto o fiz mantendo meus comentários entre parênteses e reforço – é minha opinião e qualquer um pode se sentir livre para discordar.

Não perca na próxima semana: As dicas dos feras da PWA em relação a pé de mastro: Youp Schmit (Freestyle), Ricardo Campello (Brasileiro – Wave) e Antoine Albeau (Race).

Um abraço e Bons Ventos,

Por: Carlos Jurgenswww.windville.com.br

Inauguração da Rampa de Voo Livre de Campo Alegre/SC

24 de abril de 2012 0

Essa é realmente uma boa notícia aos voadores do Norte de SC!

Será inaugurada, dia 05 de maio, a rampa de Campo Alegre. Até então, a  mais próxima se localizava na cidade litorânea de Penha, e em seguida, a de Itajaí.

Enquanto Joinville ainda não tem uma rampa para a prática de Voo Livre, a turma da AJVL (Associação Joinvilense de Voo Livre) oficializa esta rampa como sua principal.

Fora o visual deslumbrante da localizade!!!

Parabéns AJVL!

Site da AJVL: www.ajvl.esp.br

Vídeo da rampa de Campo Alegre:

Brasil é campeão pan-americano de Canoagem Velocidade

23 de abril de 2012 0

Erlon Silva e Ronílson Oliveira, representantes do Brasil em Londres, asseguram mais um ouro

O Brasil ficou com o título geral do Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade 2012 encerrado neste domingo (22/04), no Estádio de Remo da Lagoa, no Rio de Janeiro. A equipe brasileira terminou a competição com um total de 312 pontos. A Argentina ficou com o vice-campeonato, com 254 pontos. Em terceiro lugar terminou o Chile, que totalizou 235 pontos.  Na categoria Paracanoagem, o Brasil também levou a melhor sobre seus adversários, e terminou na primeira posição na classificação geral, com 78 pontos.

Depois de três anos, o Brasil voltou a sediar o Pan-americano, que é disputado anualmente.  Durante os três dias de competição na Lagoa Rodrigo de Freitas, cerca de 150 atletas, representando oito países – Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Canadá, Equador, Venezuela e Porto Rico – lutaram por medalhas. A equipe brasileira contou com 43 representantes.

ERLON E RONILSON, DUPLA NOS JOGOS DE LONDRES, COMPLETA DEVER DE CASA

Erlon Silva e Ronilson Oliveira já haviam conquistado a medalha de ouro no primeiro dia do Pan-americano na prova de C2 1000m Sênior, a mesma que competirão nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Neste domingo, eles voltaram à raia na Lagoa Rodrigo de Freitas para disputar o C2 200m Sênior. E completaram o dever de casa com louvor. Erlon e Ronilson completaram o percurso em primeiro lugar, com o tempo de 00:40.183. Na segunda posição ficou a dupla formada pelos chilenos Álvaro Raguileo e Johnnathan Quitral (00:42.626) e, na terceira, Anderson Ramos e Ronny Rattia, da Venezuela (00:43.661).

“Cada competição é uma evolução a mais do nosso barco. Esta prova de 200 metros requer mais explosão e nos serve como preparação para as Olimpíadas porque mistura velocidade e resistência”, explicou Ronilson após a vitória. Na torcida, o jovem paulista de São Vicente contou com o apoio da namorada Rafaela.

No início do mês que vem, a dupla seguirá para a Europa, onde disputará as três etapas da Copa do Mundo que acontecerão de maio a junho na Polônia, Alemanha e Rússia. No dia 25 de junho, Erlon e Ronílson ainda terão uma regata na França, e no dia 2 de julho, embarcarão para Portugal, onde farão o período de aclimatação antes dos Jogos Olímpicos.

CAMPEÃO MUNDIAL JÚNIOR TERMINA COM QUATRO OUROS

Campeão mundial júnior, o jovem baiano Isaquias Queiroz foi um dos atletas brasileiros que mais brilhou neste Pan-americano. Depois de garantir duas medalhas de ouro no primeiro dia de competição, Isaquias começou o domingo ganhando, disparado, no C1 200m, ao marcar o tempo de 00:43.927.  No C1 5000m, outra vitória. Isaquias marcou 00:23.134, terminando à frente de Chile e Equador. No C2 200m, junto com Gustavo da Silva Santos, Isaquias assegurou a prata (00:47.425) – a dupla vencedora foi a formada pelos venezuelanos Luis Guerra e Jose Miguel Solano, que completou a prova em 00:44.845. No primeiro dia do Pan-americano, Isaquias já havia conquistado as medalhas de ouro nas provas de C1 1000m Júnior e C2 1000m Júnior (ao lado de Braz Moreira Neto).

JOVEM DO TOCANTINS GANHA O OURO NO K1 200m JÚNIOR

Ela saiu de Porto Nacional, no Tocantins, para fazer bonito no Campeonato Pan-americano. Aos 16 anos, Ediléia Matos dos Reis garantiu a medalha de ouro para o Brasil na prova K1 200m Júnior com o tempo de 00:51.150. A jovem superou Chile e Argentina, e se surpreendeu com o resultado.

“Não esperava ganhar a prova. Na hora que o meu técnico confirmou que eu havia vencido, eu não acreditei. É uma emoção grande. Esta foi a primeira grande competição que participo. Quero um dia chegar ao Mundial e, quem sabe, a uma Olimpíada. Vou dar o meu melhor para conseguir estes objetivos”, disse Ediléia, que começou na modalidade aos 14 anos, mas somente no ano passado passou a fazer parte da seleção brasileira.


Nivalter Santos, representante brasileiro em Pequim 2008, garantiu mais um ouro para o Brasil.

NIVALTER CONFIRMA FAVORITISMO NO C1 200m SÊNIOR

Com o tempo de 00:43.225, Nivalter Santos, um dos mais experientes e respeitados atletas da canoagem brasileira, garantiu o título na prova de C1 200m Sênior. Em segundo lugar ficou o chileno Álvaro Raguileo (00:44.014) e, em terceiro, o equatoriano Andrés Lazo (00:44.446).

“Esta vitória serve como incentivo para as etapas da Copa do Mundo. Fico muito feliz porque, apesar de não ter conquistado a classificação para os Jogos Olímpicos, todos estão vendo a minha evolução e o meu amadurecimento. A canoagem brasileira vem obtendo bons resultados e deve crescer ainda mais com uma melhor estrutura que receberemos agora com o patrocínio do BNDES”, disse Nivalter.

ARGENTINOS QUE VÃO A LONDRES LEVAM OURO

Classificados para os Jogos Olímpicos de Londres, os argentinos Miguel Correa e Ruben Rezola mostraram que vão dar trabalho aos adversários. A dupla ganhou a prova K2 200m Sênior com o tempo de 00:35.254. Os brasileiros Roberto Maehler e Edson Isaias Freitas ficaram com a medalha de prata (00:36.553). Em terceiro, terminaram os chilenos Fernando Aguayo e Miguel Melgarejo (00:36.774).


No K1 200m os atletas Cesar de Cesare (ouro – Equador) e Rubem Rezola (prata – Argentina) têm presença garantida em Londres 2012

“Não foi uma vitória tranqüila. Nunca é. Os brasileiros são bons. Ainda estamos na fase de preparação para as Olimpíadas. Nosso trabalho começou há dois anos e o objetivo é garantir um lugar na final. Ainda temos estes três meses pela frente. Vamos disputar as duas primeiras etapas da Copa do Mundo, e depois seguiremos para Londres”, disse Miguel, que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, e chegou à semifinal.

BICAMPEÃO MUNDIAL FERNANDO FERNANDES GANHA SEUS PRIMEIROS TÍTULOS NO PAN

Bicampeão mundial de Paracacanogem, Fernando Fernandes garantiu seus dois primeiros títulos pan-americanos: no K1 200m TA, com o tempo de 00:56.755, e no K1 200m A (00:56.089). No mês que vem, Fernando lutará pelo tricampeonato mundial, na Polônia.

“Estes resultados são uma mistura de prazer e de conquista. É uma superação dos obstáculos do dia a dia. Sei a importância que isso tem para outras pessoas com deficiência. Eu faço canoagem e me divirto também. Agora vou atrás deste tricampeonato mundial com raça. O importante é fazer o dia a dia, passo a passo, porque a rotina é cansativa. Isso é a vitória”, ressalta Fernando, que treina no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

O Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade 2012 é uma realização da Academia Brasileira de Canoagem; com patrocínio oficial do BNDES, Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério do Esporte; supervisão da Confederação Pan-americana de Canoagem e Confederação Brasileira de Canoagem; apoio institucional da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, e apoio Lagoon, Comitê Paralímpico Brasileiro e S4G.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
Brasil: 312 ptos
Argentina: 254 ptos
Chile: 235 ptos
Venezuela: 190 ptos
Canadá: 142 ptos
Equador: 127 ptos
Colômbia: 49 ptos
Porto Rico: 28 ptos

Pontuação da Paracanoagem
Brasil: 78 ptos
Argentina: 32 ptos
Canadá: 28 ptos
Porto Rico: 7 ptos
Venezuela: 6 ptos

TODOS OS RESULTADOS PODEM SER OBTIDOS NO SITE DA COMPETIÇÃO:
http://pan2012decanoagem.com.br/resultados.php

NOTA DE ESCLARECIMENTO do PARQUE NATURAL DO BRAÇO ESQUERDO - Corupá/SC

19 de abril de 2012 0

No dia 11/04 foi publicado no Guia Radical a postagem “CORUPÁSCOA” onde constou um texto contendo informações sobre uma possível contaminação da água do Parque Natural do Braço Esquerdo, em Corupá/SC. O texto fora retirado do blog ECOSDAMONTANHA ( www.ecosdamontanha.blogspot.com.br ), pois é um convênio que tenho junto ao editor deste, Daniel J. Casas, com o intuito de divulgar seu trabalho como montanhista.

A principal finalidade do Guia Radical é justamente divulgar os Esportes Radicais e ajudar quem vive desta atividade, com foco na região de Joinville e toda Santa Catarina.

Segue abaixo nota enviada pela direção do Parque natural do Braço Esquerdo trazendo esclarecimentos sobre a polêmica:

COMUNICADO
O Parque Natural Braço Esquerdo, informa que em decorrência dos recentes comentários e publicações, torna público que todas as medidas para averiguação da suposta contaminação já foram tomadas.
Em contato com a vigilância epidemiológica de São Bento do Sul, responsável legal por esse controle, foi obtida a resposta de que é remota a possibilidade de qualquer tipo de foco no parque, bem como que até a presente data não foi notificada de qualquer incidente de contaminação dos hospitais da região, muito menos do evento que gerou as publicações.
Todavia, já foram feitas coletas para analise, para comprovar que não existe qualquer tipo de contaminação. É importante ressaltar também que não existe qualquer registro desse tipo de contaminação na região de São Bento do Sul e Corupá, o que torna remota a possibilidade do foco estar dentro do parque, em região isolada.
Por questão de segurança, os responsáveis entraram em contato com os demais usuários do parque no dia da alegada contaminação e todos passam bem, não tiveram qualquer tipo de problema ou sintoma, sendo que, somente tiveram sintomas às quatro pessoas que tiveram contato direto entre elas, motivo pelo qual pode ser considerada a hipótese de que uma delas quando adentrou ao parque já estava contaminada.
Por fim, ressalta-se que as medidas legais já estão sendo tomadas, no sentido da notificação das pessoas que publicaram a informação sem qualquer tipo de comprovação, para que efetuem a retratação, evitando assim o abalo moral a imagem do parque.
Sendo o que tínhamos para o momento, renovamos nossos votos de estima e consideração, ao passo que nos colocamos à inteira disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.
São Bento do Sul, SC, 13 de abril de 2012.
A DIREÇÃO
PARQUE NATURAL BRAÇO ESQUERDO

Slalom Brasil Show

18 de abril de 2012 0

Aconteceu nos dias 14 e 15 de abril em Cerquilho (SP), a 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom que contou com a participação de 87 barcos na primeira divisão e 142 barcos na segunda divisão.

Aconteceu nos dias 14 e 15 de abril em Cerquilho (SP), a 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom que contou com a participação de 87 barcos na primeira divisão e 142 barcos na segunda divisão.
O trecho do Rio Sorocaba no Haras Coronel Bento onde é realizado o evento foi muito elogiado por todos os atletas e o nível de água estava perfeito para a prática de Canoagem Slalom.
O melhor tempo na geral foi conquistado pelo atleta Pedro Henrique Gonçalves da Silva, da Cidade da Estância Turística de Piraju, que conseguiu 96,78 segundos, na categoria K1 Masculino, sendo perseguido de perto pelo também pirajuense Anderson dos Santos Oliveira com 96,91 segundos e Fábio Scchena Dias Rodrigues, de Foz do Iguaçu, com 98,82 segundos.
0,13 SEGUNDOS
Há pouco mais de 4 semanas, o atleta Pedro Henrique Gonçalves da Silva, perdeu a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres para o Canadense David Ford, por apenas 0,13 segundos na seletiva olímpica continental que aconteceu na Cidade de Foz do Iguaçu. Coincidentemente esse foi o mesmo tempo que agora marcou a diferença entre ele e o atleta Anderson dos Santos Oliveira.
“Eu nunca mais vou esquecer desses 0,13 segundos do Campeonato Pan-americano de 2012, que serviu como Seletiva Olímpica Continental. Perdi a chance de estar nos meus primeiros Jogos, que era a grande meta e o meu grande sonho. Agora, em um novo planejamento visando Rio 2016, começo o ano vencendo coincidentemente pelo mesmo percentual que encerrei o Ciclo Olímpico. Tomara que seja um bom prenúncio…”
CRESCIMENTO QUANTITATIVO DE TODAS AS CATEGORIAS
O evento de Cerquilho mostra que a Canoagem Slalom brasileira está crescendo muito em todas as categorias oficiais.
“Se somarmos os atletas da categoria de base da segunda divisão e os atletas da primeira divisão, participaram 28 embarcações na categoria C2 (mas), 66 embarcações C1 (mas e fem), 30 embarcações K1 fem e 105 K1 mas. Esse é um patamar que não encontramos nos eventos nacionais dos países do Continente Americano, de forma que o Planejamento Estratégico desenvolvido pela Confederação Brasileira de Canoagem visando o aumento quantitativo e qualitativo para os Jogos Olímpicos de 2016 está realmente dando resultados” informou o Superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Gonçalves Dias Rodrigues.
Para o membro do Comitê de Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem e organizador do evento, Denis Terezani, tão ou mais importante que a quantidade dos atletas novos que estão surgindo no Brasil é a qualidade técnica dessa nova geração:
“Muitos atletas de 09 a 12 anos fizeram tempos na segunda e primeira divisões que superam atletas veteranos, demonstrando de forma incontestável, que o nível técnico do Brasil está crescendo muito na base. Nunca tivemos uma geração tão numerosa e talentosa como essa que encontramos nesse momento, e para que o nível não caia a Confederação tem que continuar investindo na capacitação dos técnicos nos núcleos para que todos cresçam entendendo a visão, os principais valores e a missão que compõem o Planejamento Estratégico desenvolvido para a Canoagem Slalom Brasileira”.
RESULTADO GERAL POR EQUIPE
Os núcleos de canoagem que obtiveram maiores resultados foram: 1º Lugar – APEN – Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (Estância Turística de Piraju – SP); 2º Lugar – IMEL – Instituto Meninos do Lago (Foz do Iguaçu- PR) e 3º Lugar – APC Associação Primaverense de Canoagem (Primavera do Leste – MT).


Cerquilho é uma das cidades mais tradicionais na prática da Canoagem Slalom no país.

APOIO LOCAL E PATROCINADOR
O evento foi realizado pela Associação Piracicabana de Canoagem que obteve total apoio da Secretaria Municipal de Esporte de Cerquilho e patrocínio da Duck Equipamentos Desportivos, de Três Coroas, RS.
“Para a Confederação Brasileira de Canoagem é muito importante a parceria com o Município de Cerquilho, pois o Rio Sorocaba realmente é muito bom para a prática de Canoagem Slalom. Sempre encontramos no local uma boa receptividade e o auxílio de vários departamentos do Município, de forma que enquanto houver interesse por parte da Prefeitura, haverá reciprocidade da parte dessa Entidade” – finalizou o Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner.

Todas as informações do evento no link: http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/470
Confira todos os resultados do evento clicando AQUI