Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Sobre a vó Genny e o dia do professor

15 de outubro de 2015 2

library-1147815_640

Minha vó Genny, mãe do seu Adeodato, nasceu nos campos de cima da serra no início do século passado, uma época em que mulheres sequer podiam votar no Brasil – o direito ao voto só foi conquistado em 1932. Contrariando as expectativas, ou a falta delas, ela se tornou conhecida em Lagoa Vermelha tanto por sua permanente atividade política quanto por sua incansável dedicação ao magistério. Não tive a oportunidade de conviver muito com ela, já que veio a falecer quando eu ainda era criança, mas guardo até hoje as cartas que ela redigia – de punho, é claro, e com uma caligrafia absolutamente impecável – e enviava pelo correio para elogiar meu desempenho nos estudos e me incentivar a seguir sempre querendo aprender mais.

A professora Genny, hoje, empresta o nome para a biblioteca pública do município de André da Rocha. Em 2010, a convite da secretaria municipal de educação, dei uma palestra no auditório vizinho. Ao passar diante da entrada da biblioteca e quase transbordar de orgulho ao ver o nome da vó na porta, pensei imediatamente na minha responsabilidade por ter escolhido, assim como ela, ser professor.

Sem desmerecer nenhum ofício, é claro, tenho a forte impressão de que se nós, professores, pudéssemos calcular nossa probabilidade concreta de construir um legado, encontraríamos um resultado um pouco acima da média. E não é necessário virar nome de biblioteca para isso: basta trabalhar para fazer uma diferença positiva na vida das pessoas, um aluno de cada vez.

Hoje é o dia de agradecer a todos os professores que fizeram essa diferença em minha vida. Muito obrigado, de coração.

E quanto à vó Genny, eternizada como guardiã dos livros de André da Rocha? Ando meio desconfiado de que, se ela pudesse me enviar uma carta no dia do professor, o texto seria mais ou menos assim:

“Querido neto Gustavo,
a fruta não cai longe do pé…
Beijos carinhosos da tua vovó Genny”


Quer saber mais sobre minhas atividades? www.gustavoreis.com.br
Quer receber as atualizações do blog por e-mail? www.gustavoreis.com.br/lista

 

The following two tabs change content below.
Sou professor e faz-tudo no Mathematica Et Cetera, no Clube do Enem e na Unisinos. Palestrante (2012) e apresentador (2013/14) do TEDxUnisinos. Educação : Tecnologia : Design : Inovação

Latest posts by Gustavo Reis (see all)

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Carol Pinho diz: 7 de março de 2016

    Que amor, esse texto!!!

Envie seu Comentário