Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

De tanto ensaiar, pareci espontâneo

18 de outubro de 2015 0

obama-356133_640

Desde 2013, ano em que incorporei o item “palestras” à relação de atividades que realizo com frequência, eu venho pensando na importância que muita gente atribui à sua própria percepção de espontaneidade.

O que é ensaiado, segundo o olhar aparentemente prevalente, perde autenticidade e ganha contornos de fraude. Improvisar, ao contrário, é revestir a mensagem com um verniz de irreverência que lhe confere originalidade, sinceridade e, portanto, poder de persuasão.

Nada mais distante da realidade.

Salvo os gênios virtuosos, e eventualmente até para esses, tornar-se um expert em qualquer ofício é um processo que exige desempenhá-lo exaustivamente. A título de curiosidade, compartilho uma aparente contradição: quando o assunto é falar em público, não tenho nenhuma dúvida de que, quanto mais ensaiamos, mais somos percebidos como espontâneos.

Da próxima vez que você assistir a uma fala que lhe transmite espontaneidade, pense que é muito provável ela tenha sido ensaiada dezenas ou centenas de vezes.

O improvisado é o maior inimigo do memorável.


Quer saber mais sobre minhas atividades? www.gustavoreis.com.br
Quer receber as atualizações do blog por e-mail? www.gustavoreis.com.br/lista

 

The following two tabs change content below.
Sou professor e faz-tudo no Mathematica Et Cetera, no Clube do Enem e na Unisinos. Palestrante (2012) e apresentador (2013/14) do TEDxUnisinos. Educação : Tecnologia : Design : Inovação

Latest posts by Gustavo Reis (see all)

Bookmark and Share

Envie seu Comentário