Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Objetos de Lawrence da Arábia são leiloados

28 de setembro de 2006 1

Filme inspirado em Lawrence ganhou Oscar em 1962/Reprodução
A lenda do explorador britânico Thomas Edward Lawrence (1888-1935), mais conhecido como Lawrence da Arábia, mostrou estar mais viva do que nunca. Ontem, em um leilão londrino, uma bússola, uma cigarreira e um relógio do explorador foram vendidos por mais de 380.000 euros, de acordo com a Agência EFE.

Um comprador anônimo adquiriu os objetos por cerca de 381.600 euros. O valor é 15 vezes mais do que o estipulado pela casa de leilões Christie`s, que tinha avaliado o lote entre 18 mil e 24 mil euros.

Lawrence ficou famoso graças a uma façanha épica, já que – sendo coronel do exército britânico – mobilizou, junto com o emir Feisal, a revolta dos árabes contra as forças ocupantes do Império Otomano durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A bússola, o relógio e a cigarreira foram presentes que o aventureiro deu a seu motorista, o cabo A. R. Evans, pelos serviços prestados durante a conferência de paz de Paris de 1919. No evento, o acordo das condições de paz após a Primeira Guerra Mundial foi assinado.

Lawrence usou a bússola, de fabricação suíça, em suas travessias pelo deserto durante as revoltas árabes contra o império turco. Por outro lado, o relógio de bolso foi utilizado na sua primeira viagem à Síria em 1910.

A história de Lawrence também rendeu um filme de quatro horas, em 1962. A obra foi filmada no deserto e ganhou Oscar de melhor filme.

Postado por Diego Guichard

Comentários (1)

  • Indio Guilherme Bauer diz: 7 de outubro de 2006

    Lawrence da Arábia foi um filme estrelado pelo ator Peter OToole, nascido em 02/08/1932, contando atualmente 74 anos de idade. A força do personagem ficou perpetuada através do filme de 1962. Os objetos leiloados, por preço astronômico, devem ter um valor inestimável para o comprador. Só este fato explicaria desfazer-se de tamanha soma para adquirir esses objetos.

Envie seu Comentário