Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Camila Pitanga e Lázaro Ramos são vetados dos sorteios da Copa de 2014 pela Fifa

29 de novembro de 2013 58

O Holo não é só fofoca de sub, minha gente. A polêmica de hoje rola há um tempo nas redes sociais e é sobre a Copa do Mundo de 2014.

A  Globo indicou Lázaro Ramos e Camila Pitanga para a cerimônia do sorteio das chaves da Copa de 2014, na Costa do Sauipe. A cara do Brasil.

Divulgação

Divulgação

Mas… a Fifa rejeitou a ideia. No lugar, foi colocado o casal Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima.

Divulgação

Divulgação

Xiii, baphão! Não é a primeira vez que a Fifa desagrada a alguns com a escolha de apresentadores. Na Copa da África do Sul, em 2010, a entidade foi criticada por escalar a atriz Charlize Theron para o sorteio.

As motivações para a mudança de casal no Brasil ainda não estão claras, mas polêmica já existe.

Para você, qual foi o motivo para a Fifa optar por Rodrigo e Fernanda?

Comentários (58)

  • Thiago diz: 29 de novembro de 2013

    ”Enquanto a cor da Pele para Mais Importante Que o Brilho dos Olhos, de sempre Vai Existir guerra.” Bob Marley
    a FIFA é uma entidade que não luta contra o racismo é só analisar para ver as medidas que a instituição toma contra esses casos, bom nem preciso falar mais nada

  • Fabio diz: 29 de novembro de 2013

    Ora porque? Pelo fato de serem loiros, brancos, e mais “aceitáveis” aos turistas endinheirados dos EUA e da Europa, principalmente.

  • Mi Au diz: 29 de novembro de 2013

    Ô Primo It!”As motivações para a mudança de casal no Brasil ainda não estão claras”…
    Estão claras sim,tão claras quanto a pele do casal escolhido!O pior cego é aquele que não quer enxergar!
    É RACISMO SIM!

  • J.C diz: 29 de novembro de 2013

    Não duvido que seja por racismo

  • Mai diz: 29 de novembro de 2013

    Vixxxiii

  • Nicole Olive diz: 29 de novembro de 2013

    nossa, seria preconceito? O Rodrigo e a Fernanda são lindos, mas digamos que tem uma beleza ”americanizada”, loiros , corpo magro e etc. Camila representaria bem mais com o corpo da mulher brasileira e a beleza comum daqui, como Lárazo é bem a cara do Brasil. Estranho essa seleção apresentadores.

  • Diego Rodrigues da Silva diz: 29 de novembro de 2013

    Certamente o motivo foi o racismo. Não há qualquer outra explicação plausível.

  • Miss Lexotan diz: 29 de novembro de 2013

    Qual é o problema? Por acaso no Brasil só existem negros?

  • Kira diz: 29 de novembro de 2013

    Qual o problema? Eu sou loira e sou brasileira. Meus avós eram imigrantes e trabalharam muito em lavouras. Eu sou tão brasileira quanto Lazaro Ramos e a Camila Pitanga. A Fernanda Lima é APRESENTADORA e manda muito bem! Camila Pitanga é atriz! Não estou me importando com a cor da pele de nenhum deles mas se é para APRESENTAR uma cerimonia, que os apresentadores sejam APRESENTADORES. Cansei dessa babaquice. Sem mais.

  • Fernando Oliveira diz: 29 de novembro de 2013

    por favor! já estou cheio desta discussão sobre “racismo” brasileiro. Racistas são os que se ofendem por isso. O casal escolhido é bonito e talentoso. Qual é o problema? Teria que se colocar negros para dizer que não é racista? Poupem-nos desta discussão. Ou quem sabe o governo cria “quotas” para publicidade?

  • Roberta diz: 29 de novembro de 2013

    Sou negra e achei essa publicação bem tendenciosa. Minha opinião como negra e telespectadora é a seguinte: Fernanda Lima é apresentadora, Camila Pitanga é atriz. Super normal escolherem uma apresentadora para apresentar algo. Não é mesmo? Quanto ao Lázaro Ramos, ele é dos meus mas é chaaato. E Chatisse não escolhe cor. Pronto falei!

  • Jeferson diz: 29 de novembro de 2013

    Já vi que a Miss Lexotan aprovou a troca!!! Desculpem, mas isso é racismo mesmo!!!! Não gosto de levantar essa bandeira, mas dessa vez, foi escancarado!!!!

  • Lamentável diz: 29 de novembro de 2013

    Dois dos protagonistas de ‘Lado a lado’, uma novela vencedora do Emmy INTERNACIONAL! Não são suficientemente bons para o “Padrão Fifa”. Ridículo.

  • wander diz: 29 de novembro de 2013

    É isso ai.”Se for branco não pode representar o Brasil”. Por acaso o branco não é Brasileiro? Depois falam de racismo. Cuidado sejam inteligentes o caminho para a igualdade não é esse.
    Racismo de quem? Sou branco e não me sinto nem mais nem menos Brasileiro do que negros, amarelos, gays, héteros etc.Brasileiro é quem nasce no Brasil. Querem impor uma identidade visual pela cor como característica do Brasileiro.Ora faça-me o favor
    deixem de falar bobagens.

  • Lilith diz: 29 de novembro de 2013

    Lazaro Ramos tudo bem vetar…O cara é muito chato mesmo…
    Já a Camila Pitanga, fala sério…Ela é uma das mulheres mais lindas do Brasil…

  • Ana diz: 29 de novembro de 2013

    Kira, cala a boca. Lázaro Ramos e Camila têm muito mais carisma e simpatia que os outros 2.

  • Cah diz: 29 de novembro de 2013

    Tenham dó, baita mania de perseguição com essa história de racismo.
    Preconceito contra brancos também é racismo, caso não saibam.

  • julia diz: 29 de novembro de 2013

    Gente, a Fernanda e Rodrigo sao um casal lindo, nao da para negar!! E sao tao brasileiros quanto a linda tb Pitanga e Lazaro, que é um queridao. Nosso povo é misturado mesmo! Todos sabem q existem negros e brancos no nosso país, nao precisamos reforçar frente a fifa. Sabemos tb que existem grandes modelos internacionais que sao brasileiras e sao super admiradas. Pq nao colocar figuras deste nicho? Acho muito acertada a escolha. Continuo adorando pitanga e lazaro igualmente.

  • Pity diz: 29 de novembro de 2013

    De novo essa babaquice. Antes de qualquer coisa, não sou negra nem loira e muito menos racista. Mas isso já está passando dos limites. O “branco” não pode mais se manifestar, não pode falar nada que já está sendo racista. O “negro” pode dizer o que quiser e quando quiser que continua vitima de racismo. Ah me poupem, somos todos iguais, está na hora de parar com essa babaquice. E a parte do Lázaro e da Camila na novela era a mais chata. Assitia só pelo Tiago e Marjorie que estavam lindos. Ah e ninguém melhor que a Fernanda Linda Lima pra apresentar esse sorteio!!

  • Thiago F diz: 29 de novembro de 2013

    Sou loiro de olhos azuis, então acho que posso falar com imparcialidade. O que a FIFA fez chama-se RACISMO. Eles pensaram assim: pra atrair mais turistas endinheirados da europa, ásia e USA, fica mais palatável colocar um casal brasileiro de loiros. Se colocássemos um casal negro como exemplo do povo brasileiro, os outros povos pensariam: “nossa, no Brasil só tem negros, não vou pra essa Copa não, deve ser um país muito atrasado, pobre e perigoso. Um país onde a maior parte da população é negra não pode ser bom e seguro para se visitar”.
    Então, colocando um casal casado de loiros, querem dizer que somos um país tão “civilizado” quanto qualquer um da Europa/USA/Canadá/Austrália.

  • Juner Vieira diz: 29 de novembro de 2013

    Suspeito que seja pelo fato de a Camila Pitanga ser garota propaganda da CAIXA. E o banco Itaú, assinou em abril de 2009 o contrato que torna o banco Patrocinador Oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

  • Mia diz: 29 de novembro de 2013

    Por que são mais bonitos… E o Lázaro é uma mala sem alça

  • náh diz: 29 de novembro de 2013

    É isso aí Thiago F concordo plenamente com você e concordo também com a Lamentável .

    A novela foi poucos dias vencedora do Emmy Internacional com os dois artitas como protagonistas….mais não são bons para o “Padrão Fifa”.

    E entendo como preconceito sim, a troca deles pois a copa é no Brasil,um pais tropical, varias raças, varias culturas em cada região, mais o melhor para reperesnetar é a morenice, a pele negra, a cor de jambo, a bronzeado, a brasilidade!!!!! Nada contra a Fernanda e o Rodrigo, mais pra apresentar e representar a copa,sorteio etc eles não combinam…..É minha opnião ok? Ah, e sou branca antes que me alfinetem….

  • Victoria diz: 29 de novembro de 2013

    RACISMO.

  • tomdefloripa diz: 29 de novembro de 2013

    A mais velada forma de Racismo hipócrita que rola nesta República das Bananas…
    Vencedores do Emmy e naõ têm capacidade de nos representar!!! Hallo?!?
    Acorda República o racismo naõ muda,num país tão sem Educaçaõ…#PRONTOFALEI..

  • Eudenice diz: 29 de novembro de 2013

    A Camila Pitanga é uma mulher muito mais bonita do q essa ridicula da Fernanda Lima…

  • Eudenice diz: 29 de novembro de 2013

    A Camila Pitanga é muito mais bonita do que essa ridicula da Fernanda Lima…(prontofalei)

  • Ro diz: 29 de novembro de 2013

    Pra acabar com essa babaquice, que colocassem um branco e um negro….pronto!

  • Carol diz: 29 de novembro de 2013

    Gente! Surgiu mais acima a pergunta se o governo cria “quotas” para publicidade, SIM! Existe uma lei (12. 288, de 20 de Julho de 2010) que cria o Estatuto da Igualdade Racial. Que dentre várias diretrizes uma delas é que se devem ser criadas oportunidades de emprego para negros em qualquer meio de publicidade, desde que a publicidade não possua nenhuma especificidade para nenhum grupo étnico.
    Não estou aqui me posicionando em relação o fato da matéria. Somente em carater informativo!

  • wander diz: 29 de novembro de 2013

    Primeiro: A Camila e o Lázaro não foram vetado. O Rodrigo e a Fernanda é que foram os escolhidos.
    Segundo, Thiago e Náh. Não credito quando vocês fizeram questão de afirmar que são brancos. E o Thiago, nunca vi comentário tão preconceituoso. Quer dizer que se o Pais tiver a maioria negra é um pais pobre, preguiçoso, inseguro não civilizado. Você acha que os outros pensam isso? Já foi a Europa? Te situa cara tua nota foi demais racista

  • leoT diz: 29 de novembro de 2013

    Só quem é negro pra sentir o racismo da pior especie que existe por aqui: o velado.

  • daniela diz: 29 de novembro de 2013

    concordo com o Tiago F…
    só não enxerga quem não quer que houve preconceito,seguindo a linha da copa da africa por colocarem a charlize…que absurdo!sou gaúcha,loira,descendente de alemães mas não me sino representada por esse casal,nada contra eles,mas a escolha foi explicitamete para agradar os estrangeiros !se fossem tão imparciais porque não colocaram para votação popular qual o casal que gostaríamos que nos representasse???

  • Lamentável diz: 29 de novembro de 2013

    Era tão DIFÍCIL “escolher” o Lázaro Ramos e a Fernanda Lima? Poxa vida! Todo comercial publicitário que busca ser “etnicamente correto” faz isso. OBS.: 1 A inocência das pessoas é algo triste. 2 Gente que não quer saber de discussão não deve entrar em nenhuma. 3 E quem acha que racismo não existe deve buscar dados estatísticos, e verificar os fatos! Até onde eu sei ( tem gente dando opinião sem ao menos googlear) os pardos e negros são 51%. O que será que o casal escolhido se autodeclara? Acho que o “Padrão Fifa” está bem CLARO, ou seja, BRANCO de olhos azuis! Para vender aos turistas e agradar a Classe Média.

  • ana cristina ribeiro da silveira diz: 29 de novembro de 2013

    Gente isso é um absurdo, até quando vamos ficar de quatro para a “Senhora FIFA”. O povo brasileiro é muito miscigenado, Lázaro e Camila Pitanga seriam ótimos apresentadores e representariam bem esse país que só nos causa vergonha!!!

  • bagual 21 diz: 29 de novembro de 2013

    Se é para representar o povo brasileiro, deveria ser escolhido um indio e uma india. Lázaro Ramos é bom ator mas muito feio. A escolha exata então seria a Fernandinha e a Camilinha. Tenho dito.

  • Victor diz: 29 de novembro de 2013

    Será que tá difícil de entender que a questão não é que pelo fato de a Fernanda e o Rodrigo serem loiros eles não poderem representar os brasileiros, a questão é a SUBSTITUIÇÃO. Por que a FIFA não quis o casal e pediu para trocar? Rodrigo Hilbert também não é ator, muito menos apresentador e Charlize Theron que participou do sorteio na África é apenas atriz.

  • aline maria diz: 29 de novembro de 2013

    O LAMENTÁVEL disse tudo, concordo plenamente… era só escolher um de cada, rs… simple assim….

  • Marcia diz: 29 de novembro de 2013

    é pq na época que indicaram camila e lázaro a fifa disse que o sorteio ñ era programa da globo. Aham…sentá lá fifa

  • Jojo diz: 29 de novembro de 2013

    não é programa da globo e os caucasianos trabalham aonde? No Ministério do Turismo? Por favor!!! E a Camila e o Lazário são MIL VEZES MELHORES, mais articulados e elegantes!

    eu sou a favor de uma petição on-line! Vamos mostrar quem manda!

  • Amanda diz: 29 de novembro de 2013

    Todo comentário racista começa com “não sou racista,MAS…”

  • joanne diz: 30 de novembro de 2013

    charlize theron e da africa do sul nao vejo pq a polemica da copa passada ja este caso agora deixa margem para duvidas

  • Eduardo Dorneles diz: 30 de novembro de 2013

    A coisa esta ficando tão chata, que tudo agora é racismo ou homofobia. O não é do Brasil e sim no Brasil. Quem manda é a FIFA e eles escolhem quem achar que deva fazer. Os maiores racistas são os próprios negros. Vão para o inferno com esta babaquice. Enquanto isso milhares de pessoas, pretas ou não, estão passando necessidades e sem condições mínimas de dignidade.

  • liv diz: 30 de novembro de 2013

    Gente, RACISMO CONTRA BRANCOS TAMBÉM É RACISMO!!! A Camila Pitanga faz propaganda pro governo e para caixa! Nao tem nada a ver botar ela num evento da copa. ia ficar muito na cara que é pela saquismo do governo!!! A fernanda lima e o rodrigo sao mil vezes mais bonitos e mais apresentaveis, mais articulados do que lazaro e a camila!!! Bando de gente chata que fica levantando a bandeira do racismo mesmo quando nao existe!! Por causa de gentinha que enxerga esse tipo de coisas que temos essas malditas COTAS!! No brasil, o preconceito sempre foi pela CLASSE SOCIAL, muito maior do que pelo racismo!

  • Fabio M. diz: 30 de novembro de 2013

    Concordo inteiramente com Pity. Tá sendo uma vergonha ser branco, ser hétero, ter automóvel então, é um crime. Quanto ao que relatou o Thiago F. foi um dos maiores absurdos que já li. “Eles pensaram assim: pra atrair mais turistas endinheirados da europa, ásia e USA, fica mais palatável colocar um casal brasileiro de loiros.” Como que pode ser verdade isso se a imagem do Brasil lá fora é só de florestas e do samba com lindas mulatas? E vem me falar que querem passar a imagem de europeu? POde deixar, eles já tem opinião formada sobre o Brasil, criminoso, desigual(cada vez mais), corrupto, futebol, samba, funk, promiscuidade, etc etc etc.

  • luciana Azevedo diz: 30 de novembro de 2013

    Não foi pensado em fazer uma mistura?pq a globo pensou em 2 negros e depois com a rejeição,colocou 2 brancos??a FIFA,não analisou o fota d um ser chato,o outro ser apresentador…foi a aparência mesmo,por tanto não se façam de ofendidinhos caros loiros de olhos azuis…o motivo foi RACISMO!!

  • Amanda diz: 30 de novembro de 2013

    Gente, na boa, vcs precisam urgentemente aprender o conceito de falsa simetria antes de vir falar de racismo com brancos (chega a doer ler isso!). E Liv, por favor apenas releia o seu comentário e me explica umas coisinhas: porque raios tu achas que a Fernanda e o Rodrigo são mais bonitos e melhor APRESENTÁVEIS?? (sério mesmo q tu usou esse termo??) E com relação ao preconceito no Brasil ser apenas pela classe social e não pela cor… claro, moça e é apenas uma coincidência incrível que a imensa maioria da população de baixa renda seja negra, não é mesmo?? Mas o pior de todos esses comentários é a certeza de que vcs realmente acham q não são nem um pouquinho racistas!! Realmente, estar na posição de privilégio impede muitos de usar o cerébro com mais frequencia. Obviamente tudo não passa de coincidência atrás de coincidência, no Brasil não existe racismo não.. ah, tá!

  • MMIS diz: 30 de novembro de 2013

    Pele e o negro mais burro do mumdo, foi ele que comenso a desvaloresas os negro na este pais, 98% votaram sim BRASIL TEM RACISMO 03% ja sofrer de rasicmo 98% dizem nunca sofre racismo

  • van diz: 1 de dezembro de 2013

    Concordo plenamente com a Amanda ,não se pode falar em racismo sem saber o verdadeiro sentido da palavra, alguns ainda estão falando que o assunto é babaquice, que brancos também são brasileiros ,a maioria que falou dessa maneira não conhece o mapa racial do país, mostrando que mais da metade da população é negra ,e continuam sendo tratados como escravos mesmo após quase 400 anos de escravidão, é só pesquisar para saber em quantos empregos com cargo de chefia os negros e descendentes estão inseridos, em quantas novelas estão trabalhando , e quando são chamados ficam com papéis estereotipados como empregados subalternos ou bandidos , apresentadores, no jornalismo e por aí vai ,as pessoas que dizem estar cansada desse assunto, então não opinem , até porque mostra o egoísmo e individualismo da pessoa ,não acontece comigo porque tenho que me preocupar? Outra coisa não confundam homofobia com racismo!

  • Ana diz: 1 de dezembro de 2013

    Fico extremamente chateada ao ler certos comentários, o Brasil é sim um país atrasado, mas sabem por quê? Devido à pobreza de espírito e preconceito da maioria dos brasileiros! Como assim a Fernanda Lima e o Rodrigo são mais bonitos? Sinto nesse comentário um pinguinho de racismo. Gente, vamos sanar nossa ingenuidade, há muito mais morenos e negros no Brasil do que loiros de olhos azuis. Na verdade, esse padrão “europeizado” é muito mais raro em nosso país e infelizmente, por muitos, explícito em vários comentários aqui, considerado mais bonito! Por que não escolher uma Juliana Paz, uma Camila Pitanga e uma Tais Araújo no lugar de uma Fernanda Lima? O preconceito, na verdade, se mostra na própria restrição à escolha de um casal da “mesma cor”! Por que não escolher um branco e um negro ou um moreno e um índio? Afinal, o Brasil não só é como nasceu mistura! Além disso, quem viu o comentário da apresentadora Fernanda sobre o assunto percebe seu desrespeito aos demais autores. Já gostei muito da Fernanda, mas não conhecia esse seu lado, e mais, chatice, como dizem do Lázaro Ramos, não é crime. Pensem melhor antes de postar esse tipo de comentários, esse pensamento me faz lembrar de uma certa política difundida por Hitler durante a segunda guerra. Cabe aqui uma famosa frase de Martin Luther King: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.” Só para constar, sou branca, mas sou mulher e sei muito bem diferenciar um preconceito de um despropósito.

  • Bárbara Souza diz: 1 de dezembro de 2013

    Puro preconceito declarado!

  • denis diz: 2 de dezembro de 2013

    Realmente é preconceituosa essa Fifa….ainda que…a Fernanda Lima seja trocentas vezes mais bonita…homem, tanto faz, o que importa é a mulher ser bonita…

  • Jully diz: 3 de dezembro de 2013

    Põe um negro e uma branca e acaba o problema. Que chatice!

  • Edu diz: 3 de dezembro de 2013

    Negros não são a maioria no Brasil, nem Brancos, conforme pesquisa do IBGE. A maioria dos Brasileiros são PARDOS, fruto da mistura entre os povos que aqui chegaram. A maioria do povo não é parecida nem com o casal negro, nem com o casal branco ali em cima. Sendo assim, deveriam colocar apresentadores Pardos e não Negros ou Brancos. Isso se realmente for essa a ideia, representar o povo brasileiro. Aliás, isso é confuso até mesmo para as pessoas…. haja visto que também em pesquisa do IBGE o número de pessoas que se disseram Brancas foi de 49%. Maior que os que se declararam Negros.

  • Ricardo diz: 3 de dezembro de 2013

    Atrações musicais:Alcione, Olodum, Emicida e Margareth Menezes, negros ou afrodescendentes….Haveria segregação se os dois apresentadores do sorteio também fossem negros, só que ao contrários, segregação aos brancos

  • Mariana diz: 3 de dezembro de 2013

    Camila Pitanga OK… Mas Lazaro? Mesmo que ele fosse albino!!! Péssimo apresentador!

  • Helcio diz: 5 de dezembro de 2013

    A Camila PTanga é filha da Benedita, uma das caciques do PT, que já está faturando alto em comerciais da CEF.

  • gabe diz: 7 de dezembro de 2013

    Gostei da escolha pelo simples fatos dos dois serem gaúchos como eu, mas acredito que Camila Pitanga iria cumprir muito bem o papel também! Pelo que eu li em sites confiáveis, o casal Camila e Lazaro nem chegaram a ser cogitados. E não acredito que seja por questões raciais, já que a grande maioria das atrações eram cantores negros. Sem falar na homenagem ao grande Mandela…

  • Floripa diz: 10 de dezembro de 2013

    Querida GABE, Rodrigo Hilbert é catarinense FLOR, e não gaúcho! Não fale asneiras!

Envie seu Comentário