Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de julho 2012

Tudo junto, reunido e em vídeo no Gmail

31 de julho de 2012 0

A opção de videochamada do Gmail foi atualizada hoje para suportar Hangouts. A novidade, que nasceu com a rede social Google+, agora pode ser acessada de forma direta e com os contatos do e-mail, necessitando apenas a instalação de um simples plugin (complemento) para o navegador.

Os Hangouts do Google oferecem a possibilidade de reuniões virtuais com até 10 pessoas (você mais nove amigos) simultaneamente, que podem compartilhar arquivos, vídeos do Youtube e o conteúdo de suas telas. Além disso, a conferência pode ser vista por milhares de outras pessoas (é só compartilhar o link) e gravada (para arquivo, por exemplo).

Existem outros programas que fazem a mesma coisa, mas o Google tem destaque aqui por ser simples de usar (como sempre) e leve. Com microfone e webcam ligados é só ter uma conta do Google, instalar o plugin, convidar os amigos e pronto (tudo bem intuitivo).

Confira a novidade no vídeo oficial (clique em CC para ativar as legendas em português).

Bookmark and Share

Olimpíadas 2012 versão portátil

30 de julho de 2012 0

Saber os resultados de 29 modalidades de 36 esportes disputados por 204 comitês nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres não é uma tarefa fácil.

Para donos de smartphones ou tablets o problema pode ser resolvido com o aplicativo London 2012 Results (Resultados de Londres 2012 ), oficial e disponível de graça via download no Google Play ou na App Store.

Um programa bem organizado, onde o usuário pode consultar os resultados de todos os esportes por ordem cronológica, por país e por atleta. Além disso, é possível marcar esportes como favoritos ou agendar lembretes, caso a intenção seja dedicar atenção em apenas algumas modalidades.

Os pontos negativos são: o aplicativo ter somente a opção de idioma em inglês (mas é bem fácil entender) e necessitar conexão web (3G ou Wi-Fi, mas seria mais interessante se o sistema armazenasse e exibisse dados já registrados, como um arquivo).

Existem outros aplicativos disponíveis para fazer quase a mesma coisa, menos funcionais, mais pesados, com mais problemas de funcionamento e que levariam no máximo a medalha de prata em disputa com o oficial (inclusive dedicados aos atletas brasileiros, mas que não funcionaram direito durante os testes que fiz em meu celular modelo Samsung GT-S5570B).

Bookmark and Share

Seja o Batman!

26 de julho de 2012 2

Ficou empolgado com o novo filme do Batman? A dica para quem quiser vestir o manto do Cavaleiro das Trevas são dois jogos, não relacionados aos cinemas, mas muito fiéis ao personagem.

O primeiro é Batman: Arkham Asylum (PS3/Xbox/PC, 2009). Como o próprio nome sugere, a história acontece no Asilo Arkham, onde Arlequina desencadeia uma espécie de rebelião. E isso mesmo: sua missão é impedir o pior e descobrir um plano por trás de tudo. Para esse jogo há uma expansão (vendida separadamente) que você pode jogar fases especiais com o Coringa.

O segundo é Batman: Arkham City (PS3/Xbox/PC, 2011). Dessa vez uma parte de Gothan City foi cercada e transformada em uma prisão. Lá foram colocados também os piores bandidos e vilões da cidade e, acreditem se quiser, Bruce Wayne também vai em cana. Sua missão: descobrir quais os planos de quem criou Arkham City e outras conspirações que existem lá. Você pode também expandir o jogo com três novos personagens jogáveis (comprando): a Mulher-Gato, o Robin e o Asa Noturna.

Ambos os jogos são no estilo ação e aventura, com toques de furtividade (o chamado stealth). Ou seja, você pode dar porrada nos capangas e sair planando por aí, mas de vez em quando vai precisar ser silencioso e andar no passo miúdo.

A jogabilidade na parte das lutas é algo que chega a ser artístico, com movimentos bem fluentes e combinações variadas de acordo com o ritmo dos golpes – você pode bater, usar bat-aparelhos ou mesmo usar o cenário para nocautear os inimigos.

Há também a visão detetive (bem parecida com a “visão de sonar” que Batman usou no penúltimo filme contra o Coringa). Um equipamento bem útil para analisar o cenário, que serve também para investigar crimes e pistas para encontrar os vilões.

Enfim, o legal desses jogos é que você pode conhecer mais de cada personagem (herói ou vilão), pois há fichas de investigação e outros itens que descrevem bem o todo.

Você já jogou? O que mais chamou sua atenção nesses jogos?

Bookmark and Share

Página ou perfil no Facebook?

25 de julho de 2012 1

.
Redes sociais vão além das interações entre amigos e conhecidos, pois as marcas podem usar (muitas já usam) seu potencial de propagação e compartilhamento para difundir ideias.

Quando falamos em marcas podemos incluir empresas, entidades, grupos, produtos ou as chamadas pessoas jurídicas.

No Facebook são oferecidas duas possibilidades na hora de criar um espaço dentro da plataforma: o perfil e a página.

Perfil pode ser visto como um diário pessoal aberto ao público, onde você registra acontecimentos do seu cotidiano e compartilha com amigos e conhecidos.

Use perfil para:
– Assuntos pessoais com os amigos.
- Buscar parcerias pessoais com conhecidos.
- Conhecer novas pessoas.
- Gerenciar sua vida pessoal.
- Administrar várias páginas.
- Adição ativa (convite / aceitação para atualização)

Página é um como se fosse uma vitrine e um balcão de atendimento, para serem expostos os conteúdos (e assim chamar clientela) e conversar com os clientes (dúvidas ou sugestões).

Use página para:
- Ter controle de mensuração do conteúdo (visitas, visualizações, propagação…).
- Expandir gerenciamento do espaço (vários perfis podem administra uma página).
- Adição passiva (só precisa curtir para receber atualização).

Ambas as formas de usar o Facebook têm suporte multimídia (vídeo, foto, texto, links…). Ou seja, ambas podem ter as mesmas informações. A diferença é a forma que conteúdo é desenvolvido dentro de cada.

Na web não existe uma cartilha definitiva de como deve ser usada cada plataforma. Mas um pouco de atenção de como funciona cada uma pode ser definitivo para alcançar os objetivos.

Bookmark and Share

O (difícil) unboxing do Nexus 7

16 de julho de 2012 0

Sabe aquela sensação boa de abrir um presente? Tem gente que gosta de usar isso como parte de vídeos de unboxing de produtos (para dar emoção na hora que apresenta aos espectadores).

Acontece que o Google entrou no mundo dos tablets recentemente com seu Nexus 7, além do Galaxy Nexus e o Nexus Q. Um bando de fanáticos por tecnologia já conseguiram os seus tablets e começaram a produzir vídeos de unboxing (para avaliar ou mesmo causar aquela invejinha em quem não tem).

Mas acontece que a empolgação em abrir as caixas virou frustração momentânea, já que a empresa usou uma fita adesiva bem forte para fechar a caixa do produto (deixando a tarefa bem complicada). O resultado? Um usuário do Google+ pegou os melhores (ou mais engraçados) momentos dos especialistas em unboxing e fez um belo vídeo.

Confira (em inglês):

Bookmark and Share

Primeiras impressões

15 de julho de 2012 1

Bem-vindo ao Impressão Digital, um espaço sobre web e tecnologia. Aqui serão compartilhados temas como redes sociais, sociedade digital, equipamentos, portáteis, jogos e outras novidades

A ideia é abordar os assuntos de forma objetiva, em uma linguagem menos técnica e mais informativa. O principal também será a relação das pessoas entre elas intermediadas e com o mundo digital, pois, afinal, ainda são os humanos que ligam as máquinas (por enquanto?!).

Um pouco de cultura pop também vai aparecer por aqui, para ajudar a ilustrar os temas ou referenciar as postagens.

Alguma dúvida ou sugestão? Aproveite o espaço dos comentários para ajudar na construção coletiva desse blog.

Bookmark and Share