Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Novo Outlook.com vale a pena?

02 de agosto de 2012 3

Vale. A Microsoft repaginou e unificou seus serviços de e-mail em uma única plataforma nessa semana, dentro do portal Outlook.com. Usuários dos endereços @hotmail.com, @msn.com e @live.com que logarem a partir de agora podem migrar para o novo sistema (em breve a mudança deve ser automática para todos, mas por enquanto é preciso visitar o endereço www.outlook.com). E o que tem de bom nisso?

O cliente de e-mail do Windows surgiu em 1997, para ajudar a organizar e melhor visualizar as mensagens eletrônicas. É importante lembrar que, naquela época, a velocidade da internet era lenta e o Outlook ajudou bastante, pois ele baixava e armazenava o conteúdo na máquina (facilitando as coisas).

Acontece que a web evoluiu e a maneira das pessoas acessarem seus conteúdos também. O programa até ganhou umas atualizações legais ao longo dos anos (sistema de Feeds, integração de contatos em outras plataformas, compartilhamento em tempo real). Mas até então tinha um ponto negativo forte: precisava ser instalado e hospedado na máquina do usuário.

Agora o Outlook.com segue a tendência da computação nas nuvens, já pensando na integração com o novo sistema operacional Windows 8 (que também promete explorar muito o acesso aos programas não instalados na máquina do usuário, como já anunciou sobre o novo pacote Office 365).

Ganha o usuário, que agora tem uma plataforma leve, bonita e funcional (bem “parecida” com o padrão Google, onde menos é mais). Tudo está bem organizado e com funções interessantes. Nos testes tudo foi rápido e mais amigável que na antiga interface. Chamou a atenção o item “Meu amigo foi atacado por um hacker!” (com exclamação e tudo), por exemplo, que serve para combater o lixo eletrônico enviado por algum descuido de seus contatos. Por enquanto o serviço está livre de publicidade, mas não por muito tempo.

Dica – no teste em três contas diferentes, o Outlook.com começou com o idioma padrão “inglês”. Para alterar é simples: clique na pequena engrenagem branca no canto superior direito > clique na opção “more mail settings” > na coluna “Customizing Outlook” clique em “Language” e procura “Português (Brasil)”.

Outras funcionalidades interessantes -  1. Caixa de entrada integrada com redes sociais, permitindo receber atualizações do Facebook ou do Twitter. 2. Integração com o Skype, permitindo realizar chamadas de vídeo diretamente do e-mail.


(Notem que a tela do vídeo “Oldmail” o esboço é bem parecido com o Gmail. Seria uma cutucada entre as empresas?)

Bookmark and Share

Comentários (3)

  • Kunimund Kronke Junior diz: 2 de agosto de 2012

    A opção “Meu amigo foi atacado por um hacker!” já existia antes da mudança desta semana.

    E o que vai acontecer com os endereços de e-mail @msn.com ?

  • Impressão Digital » Arquivo » Guarde seus arquivos nas nuvens da web com o SkyDrive diz: 31 de agosto de 2012

    [...] Windows 8 e ainda existem duas formas de acesso. A primeira é pela página do próprio serviço (atualizada ao estilo do Outlook), que usa um sistema parecido com o de anexar arquivos no e-mail (é só clicar no botão [...]

Envie seu Comentário