Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Mercado de pulgas online

07 de agosto de 2012 1

Fique calmo, pois esta postagem não é sobre um estabelecimento comercial cheio de insetos. Vamos falar de um tipo de local (online nesse caso) que vende informalmente objetos antigos, novos ou artesanais, normalmente conhecido como Mercados de Pulgas.

Acontece que um usuário do Facebook, o Victor Alves, criou um grupo chamado Negócio Fechado. A ideia dele foi incentivar a livre negociação de produtos e serviços, de qualquer espécie em Balneário Camboriú e região.

O Negócio Fechado funciona como um site de classificados, com a diferença que ele é abastecido diretamente por seus usuários. O Victor entra na história como um administrador, mantendo a ordem e impedindo ilegalidades (dentro de algumas regras).

Nas ofertas é possível encontrar de tudo: muitos celulares novos ou usados, cavaquinhos elétricos, pneus e aros dos mais diversos diâmetros, maquiagem. Por outro lado também tem gente procurando extensor de fone de ouvido, carregador de notebook, entre outras coisas.

Por que é legal? Grupos no Facebook são como as antigas (posso já chamar antigas?) comunidades do Orkut. São baseados na Web 2.0, onde os usuários participam ativamente na produção de conteúdo. Sem burocracia, com negociação direta e com pessoas bem próximas da região tudo parece mais acessível no Negócio Fechado.

O criador do grupo não ganha dinheiro nas transações (como no Mercado Livre, por exemplo). Mas já comercializou espaços de visibilidade (há anúncios de empresas no topo do Negócio Fechado), fato até que justo, pois a ideia não deixa de ser um empreendimento.

Já existem outros grupos em outras cidades, como o Negócio Fechado – Joinville (mas com menos gente participando por enquanto).

E aí, quer vender ou comprar alguma coisa? Já vendeu ou comprou algo nesses grupos? Como foi a experiência?

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • FABIO DUARTE SILVA diz: 8 de janeiro de 2013

    SENHORES

    TENHO ALGUMAS MÁQUINAS FOTOGRAFICAS ANTIGAS E ESTOU INTERESSADO EM VENDER.

Envie seu Comentário