Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Guarde seus arquivos nas nuvens da web com o SkyDrive

31 de agosto de 2012 0

Uma das novidades do Windows 8 (que será lançado em outubro) é a integração com a Computação nas Nuvens. Mas a Microsoft já oferece desde 2008 o SkyDrive, uma plataforma de armazenamento online do Windows Live. Agora, com a chegada do novo sistema operacional, o serviço foi repaginado para melhor e se tornou uma das opções mais interessante para guardar arquivos na web.

SkyDrive oferece 7 GB de espaço gratuito para carregar arquivos de até 2 GB, que podem ser armazenados e acessados de qualquer equipamento com sistemas ou aplicativos do Windows (celular, tablets e PCs). Quem precisar de mais espaço pode assinar planos, com valores de acordo com o tamanho necessário.

Quem já tiver uma conta @hotmail.com, @live.com ou @msn.com pode usar os mesmos dados para acessar a plataforma https://skydrive.live.com/ (se não tiver, a inscrição é bem fácil).

Para usar o SkyDrive não é preciso esperar pelo Windows 8 e ainda existem duas formas de acesso. A primeira é pela página do próprio serviço (atualizada ao estilo do Outlook), que usa um sistema parecido com o de anexar arquivos no e-mail (é só clicar no botão “carregar” na barra superior).

A segunda e mais interessante é a sincronia com o sistema operacional Windows (qualquer versão, mas uso aqui no Windows 7). Na página do serviço é só clicar na aba PCs e depois em “Baixar o SkyDrive para Windows”. Depois de seguir os passos da instalação, será criada uma pasta no computador do usuário, acessível pelo Windows Explorer (como uma pasta comum de documentos, músicas ou imagens). Então é só arrastar ou copiar arquivos para o local, que enviará automaticamente para a plataforma online (vale lembrar que sempre será necessária conexão com a internet para isso).

Então – Vale a pena conhecer o SkyDrive, pois será o serviço padrão do Windows 8 para guardar arquivos nas “nuvens” (assim como o Internet Explorer é o navegador web padrão). Mesmo nas versões anteriores do sistema operacional, o uso integrado com o Windows Explorer deixa o procedimento bem mais simples. Outra opção interessante que veio na repaginada é a opção de acesso remoto: o usuário pode manipular um computador conectado na internet e com SkyDrive, mesmo estando muito longe dele.

O conceito de guardar arquivos em ambientes virtuais (Computação nas Nuvens) é tendência e tem muitas vantagens, como o acesso com segurança de informações em qualquer equipamento com acesso a internet. Isso também torna um tanto obsoletas as mídias, como CDs, DVDs ou Pen Drives, pois elimina a preocupação com um objeto físico cheio de documentos.

O vídeo abaixo ajuda a explicar como o SkyDrive funciona, mas ele está com o layout antigo da plataforma.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário