Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Cuidado com os boatos no Facebook

10 de setembro de 2012 0

Usuários criaram até um meme para rebater quem publica mensagem sem saber se é verdade.

Circula no Facebook um boato que recomenda compartilhar uma mensagem que protege as informações do perfil. O texto usa a desculpa que a rede social “agora é uma entidade de capital aberto”, incluindo desculpa de conspirações de entidades e até mesmo o governo americano (!). Tudo muito elaborado, menos por um ponto: é mentira.

O pior que o negócio não é novo, pois uma versão da mesma mensagem existe em inglês desde maio. Aí algum desocupado resolveu traduzir e espalhar como uma espécie de corrente (e parece que ganhou força nos últimos dias).

Quem usa o Facebook teoricamente está ciente (ou deveria estar) de sua Política de uso de dados (leia para saber mais o que pode ou não por lá). Lá explica que só está liberado o que o próprio usuário tornar público, mais os seguintes dados: nome; sexo (M/F); nome e ID de usuário; e imagem de perfil e capa.

Na web esse tipo de mensagem é conhecida como hoax, boatos absurdos que, por incrível que pareça, muitas pessoas acabam sendo enganadas. Muitas vezes não passam de piadas de mal gosto, mas cuidado nunca é demais.

Todos devem ter cuidado com o que está online. Existem muitas fontes de informação, mas poucas são confiáveis. Por isso, sempre é recomendável verificar a informação em mais de uma local (principalmente quanto maior o absurdo propagado). Outra dica é sempre procurar meios consolidados, como o portal do Sol Diário ;)

Como comentou meu amigo Italo Amorim pelo Facebook: “et bilu estava certo: busquem conhecimento antes de publicar/compartilhar qualquer coisa PFVVVV”

A mensagem mentirosa completa que circula atualmente no Facebook:

O Facebook é agora uma entidade de capital aberto. Recomenda-se a todos os membros que afixem um aviso semelhante a este, ou se preferir pode copiar e colar esta versão. Se não publicar tal declaração pelo menos uma vez, então está indirectamente permitindo o uso público de itens como suas fotos e as informações contidas em suas actualizações de status.

AVISO DE PRIVACIDADE: Aviso – qualquer pessoa e / ou instituição e / ou agente e / ou Agência de qualquer estrutura governamental, incluindo, mas não limitado ao Governo Federal dos Estados Unidos, também usando ou monitorando este site ou qualquer um dos seus sites associados, NÃO tem a minha permissão para utilizar qualquer uma das informações do meu perfil, nem qualquer parte do conteúdo aqui contida, incluindo, mas não limitado às minhas fotos, e / ou os comentários feitos sobre as minhas fotos ou qualquer outra “imagem” de arte publicado no meu perfil.

Você está aqui notificado que está estritamente proibido de revelar, copiar, distribuir, divulgar ou tomar qualquer outra ação contra mim com relação a este perfil e os conteúdos do mesmo. As proibições anteriores também se aplicam a seu empregado, agente de estudante, ou qualquer pessoal sob sua direção ou controle. O conteúdo deste perfil é privado e as informações confidenciais e sigilosas. A violação da minha privacidade pessoal é punível por lei. UCC 1-103 1-308

Bookmark and Share

Envie seu Comentário