Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de setembro 2012

Oktoberfest em versão portátil

28 de setembro de 2012 0

Donos de aparelhos (smartphones e tablets) com o sistema Android vão poder aproveitar melhor Oktoberfest Blumenau 2012, pois já está disponível para download gratuito no Google Play o novo aplicativo da festa alemã no Brasil.

A ideia é bem legal: servir como um guia portátil, onde é possível montar um roteiro com toda a programação. Além disso, o usuário também pode compartilhar com os amigos, direto pelo Twitter, o que estiver fazendo.

O aplicativo é desenvolvido em uma parceria do grupo Android Brasil – Projetos com a organização da Oktoberfest Blumenau 2012.

Confira as principais características da versão para Android:

Agenda: Nela é possível acompanhar os shows que estão programados para acontecer em cada dia da festa, em cada um dos setores e no Biergarten. Na agenda é possível ainda sinalizar um show como favorito, e este show passa a aparecer também em outra área da aplicação, a Minha Agenda;

Minha Agenda: Esta característica da aplicação tem por objetivo dar continuidade na ideia de que a Oktoberfest é para todo mundo, e que cada um pode fazer a festa da sua maneira. Nesta parte da aplicação, cada dia exibe os shows marcados como favoritos e mostra o lugar em que cada show ou desfile vai acontecer;

Horários: Nessa parte é possível ver a hora de inicio e de término da festa em cada dia, além de ter uma ligação com a programação na Agenda. Há ainda uma aba com os horários programados para os desfiles e estes também podem ser marcados como favoritos e aparecerem na Minha Agenda;

Mapa: No mapa existem duas abas, uma com um mapa da Vila Germânica e que auxilia o turista a encontrar os principais pontos da festa, uma vez que ele já esteja no local. A outra aba é justamente para ajudar o turista a chegar à Vila Germânica. O turista pode informar um endereço ou permitir que a aplicação obtenha sua posição no GPS, e então traçar uma rota até o local;

Comidas e Bebidas: Esta parte da aplicação exibe, principalmente, os valores das comidas e das bebidas da festa. Também foram adicionados os valores dos ingressos em cada em cada dia;

Oktoberfest no Twitter: Nesta área da aplicação é onde os turistas poderão acompanhar quando alguém estiver falando da festa no Twitter. Para que o post no Twitter apareça na lista, basta citar o perfil oficial da festa @oktoberbnu ou a hashtag #Oktoberfestblumenau.

Widgets temáticos com contador: Widgets são mini-aplicações que podem ser adicionadas a Home dos aparelhos celulares que usam AndroidTM. A aplicação traz dois tamanhos de Widgets, um ocupando duas linhas e quatro colunas (2×4) e outro ocupando uma linha e duas colunas (1×2).

Já quem tem produtos da Apple pode baixar a atualização do aplicativo (necessita iOS 5.0 ou superior de iPhones/iPods touch) de forma gratuita pela App Store. Também bem completo, o destaque é a contagem regressiva para o início da festa e a parte histórica. Confira uma análise no vídeo a seguir.

Bookmark and Share

Google leva você ao fundo do mar

26 de setembro de 2012 1


Você pode “nadar” no quadro acima nas águas de Heron Island, na Austrália.

Depois de levar ao espaço sideral e em todos os cantos da superfície da Terra, o Google vai ao fundo do mar para mostrar as belezas do oceano.  A novidade está disponível pelo Mapas e Street View, com os mesmos comandos e cliques para navegar nadar.

“Agora, qualquer um pode se tornar o próximo Jacques Cousteau virtual e mergulhar com tartarugas marinhas, peixes e raias na Austrália, nas Filipinas e no Hawaii. Seja você um biólogo marinho, um mergulhador ou mesmo um curioso, nós queremos que você vá ao fundo do mar e explore”, explica o Google no seu blog oficial.

As imagens foram captadas em parceria com o Seaview Catlin, um importante estudo científico sobre recifes de corais no mundo todo. Câmeras especiais submarinas foram usadas para a captação em 360º.

Tomara que o projeto seja expandido e venha para nossa região. Bombinhas, por exemplo, tem belas paisagens subaquáticas para compartilhar com o mundo.

As localidades disponíveis por enquanto são: Heron IslandHanaumaWilson Island; e Apo Island.


Que tal ver o fundo do mar no Hawaii?

Bookmark and Share

Guia rápido de etiqueta online

25 de setembro de 2012 0

Se você ainda pensa que está tudo liberado na internet, fique sabendo que a coisa não é bem assim. Os serviços online e redes sociais têm políticas de uso, muitas vezes ignoradas pelos usuários na hora de criar uma conta. As medidas servem para ajudar a organizar e preservar os próprios locais na web, da mesma forma que existem certas regras na escola ou trabalho, por exemplo.

A discussão do que pode ou não pode ficou bem mais intensa aqui no Brasil com o período eleitoral. Prova disso foram as ações que chegam a ser absurdas contra os serviços online, como o Vídeo com candidatos de Balneário que poderia tirar o Youtube do ar ou o recente (novo) mandato de prisão do presidente do GoogleBrasil, Fabio Coelho. Mas aqui mesmo foi defendido que a Responsabilidade deve ser do gerador de conteúdo, não da plataforma que hospeda.

Um Marco Civil da Internet no Brasil está em discussão com regras sobre direitos e deveres dos cidadãos na web. Infelizmente a tramitação está emperrada, pois a questão da neutralidade na rede não está clara para quem está montando as regras, além da falta de consenso entre empresas de telecomunicações, provedores de serviço, governo e setores que defendem a ampla liberdade no ambiente online. Vale muito a pena acompanhar a desdobramento (e até mesmo contribuir nas discussões) do que pode ser uma espécie de “Constituição” para o mundo virtual.

Perfil no Facebook da revista The New Yorker foi punido por uma charge, pela alegação de violar a política de uso sobre  anti-nudez e pornografia. A empresa pediu desculpar pelo erro e retirou o material.

O jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria bem interessante sobre liberdade de expressão na rede. Também é uma boa leitura, mas a parte mais interessante é um apanhado das  políticas e proibições de cada um dos principais serviços online, que  compartilho a seguir:

Para saber mais - Programa da TV Brasil sobre SOPA, PIPA, ACTA, Marco Civil da Internet e Lei Azeredo.

Bookmark and Share

O mundo está ameaçado em Resident Evil 6

23 de setembro de 2012 0

Resident Evil é um marco dos jogos de zumbis, pois foi o primeiro a popularizar a luta da humanidade contra os mortos-vivos. Desde 1996 foram 18 sequências da franquia, que agora em 2012 terá um novo capítulo em Resident Evil 6 (PS3, Xbox e Windows / Capcom). O jogo estará nas lojas no começo de outubro, mas a versão de demonstração já está disponível para quem quiser se preparar para a nova invasão.

A ameaça agora é global, em que o jogador enfrentará os infectados nas variações do T-Vírus na pele de diferentes personagens: Leon Kennedy com sua nova parceira Helena Harper, Chris Redfield com Piers Nivans (e um pequeno exército da B.S.A.A.) e Sherry Birkin com Jake Muller (o filho de Albert Wesker). Há ainda uma história extra com Ada Wong, liberada quando as principais forem terminadas (um vídeo de como será esta parte está aqui).

Horror – Leon e Helena estão nos Estados Unidos, quando o presidente decide contar a verdade sobre o incidente em Racoon City. Mas o local do pronunciamento sofre um ataque bioterrorista, transformando grande parte de quem está lá em zumbis (outros devorados por esses e os personagens principais como sobreviventes). Nessa história o clima é sombrio, em corredores escuros e mortos-vivos que podem puxar o pé dos personagens de qualquer canto (lembra bastante os primeiros jogos). Os inimigos são zumbis clássicos, que andam devagar, mas difíceis de derrubar.

Guerra – Chris e Piers enfrentam bioterroristas em Lanshiang (uma cidade fictícia em Hong Kong). Eles contam com apoio de outros soldados do B.S.A.A. (que têm a mira ruim igual um Stormtrooper), para impedir um ataque massivo. Aqui o cenário são prédios destruídos, ruas bloqueadas e tiros por todos os lados. Os inimigos são guerrilheiros infectados, armados, alguns que viram criaturas bizarras e outros bem grandes.

Sobrevivência – Sherry ajuda Jake a fugir de autoridades durante um ataque bioterrorista em Edonia (cidade fictícia no Leste da Europa). A dupla percorrerá becos sujos, marginais escuras e locais subterrâneos enquanto é perseguida. Os inimigos são cidadãos infectados, mutações e o Ustanak (uma criatura com o objetivo de caçar Jake, que lembra bastante a lógica do Nemesis).

Então – Resident Evil 6 chama a atenção ao apresentar três narrativas diferentes, que juntas formam uma única história, cada uma com um clima próprio. Parece que os desenvolvedores ouviram os fãs, que reclamavam da falta do Survival Horror nos últimos jogos, e voltaram com o estilo (sem tirar a ação que os novos jogadores aprovaram). Na demonstração testada (para Xbox) a mira parece menos precisa do que antes e os movimentos dos personagens mais pesados. Entre as novidades está o sistema de cobertura, para o jogador buscar proteção contra tiros, e as esquivas (pulos para frente, trás e lados). O arsenal e as ervas para cura são os mesmos, há um novo sistema de inventário bem fácil de trocar de itens e algumas armas receberam uma opção de um tiro secundário (Leon também pode usar uma ou duas pistolas na hora de disparar). No geral o jogo parece bem trabalhado, que encerra um ciclo começado em Resident Evil 4. Já a expectativa pela versão final e completa é grande (arrisco dizer que estará nas votações de melhor do ano).

Resident Evil 6 acontece em 2013, 10 anos após o incidente em Raccoon City. O mundo está em crise, variações do T-Vírus já atingiram diversos locais, ameaçando consumir todo o planeta. Na iminência de um ataque bioterrorista global, seis pessoas são a esperança da humanidade.

Falando nisso – um trailer com atores reais foi produzido para divulgar o Resident Evil 6. Cries for Help (Lágrimas por Ajuda), mostra o desespero da humanidade ao descobrir que a ameaça dos zumbis e de um ataque biológico está próxima. O vídeo pode ser visto aqui. Também vale lembrar que as histórias dos jogos de Resident Evil não tem relação direta com os filmes.

Bookmark and Share

Despedida de Solteiro é a música mais não gostada do Brasil

20 de setembro de 2012 4

Se a internet fosse um zoológico, deveria ter um aviso bem chamativo cada vez que alguém abrisse um navegador: “não alimente os trolls”. Ou deveriam pelo menos ter falado para o Latino cuidar com a ira de uma massa de usuários provocados.

Sabe o Gangnam Style? Lembra que o Latino fez uma versão brasileira da canção do sul-coreano PSY? Então, acontece que algumas pessoas ao ouvir a música do brasileiro começaram a criticar. Só que Latino não se conteve e começou a retrucar (com muita arrogância e esnobando quem não gostou).

Aí o pessoal ficou com raiva, o que inclusive gerou vários comentários pedindo para PSY vetar a versão brasileira e um vídeo homenagem, “Latino VSFD”, pelo videologger Caue Moura (com muitos palavrões, cuidado ao clicar no link e abrir). Latino não deixou por menos e já ameaçou processar essa sátira de sua versão brasileira do Gangnam Style.

Para quê? Um movimento então teve seu levante na terça-feira (18), motivado pelo blog Não Salvo, com o objetivo protestar contra a música Despedida de Solteiro no canal oficial do Latino no Youtube. Os usuários começaram massivamente a clicar no botão “Não gostei”.

O resultado de tudo? Em 24 horas, Latino agora é o dono do vídeo com mais “Não gostei” no Brasil (exatos 102.574 às 23h50 do dia 19 de setembro), superando inclusive os mais de 73 mil “Não gostei” que a música “Ai se eu te Pego”, do Michel Teló, tinha.

O que aprendemos com isso? Trolls de internet alimentam-se de ódio. Quanto mais provocações contra eles, mais fortes e com sede de vingança eles ficam. O Gangnam Style é o meme do momento, com uma legião de fãs. Fazer qualquer coisa que não seja no estilo dos fãs é como uma provocação de um técnico contra uma torcida organizada no futebol, por exemplo. Latino vez uma versão para um público que não é de usuários nerds ferrenhos da web. Ou seja, ele divulgou no lugar errado sua nova música e não está sabendo lidar com as críticas. Agora resta acompanhar a briga para ver qual dos dois lados vai ceder primeiro.

Talvez o conselho do cantor Chico Buarque deveria ser levado em consideração pelo Latino:

Este post teve a colaboração do leitor Marcio Martinson.

Bookmark and Share

Curso ensina táticas e estratégias de marketing no Facebook

19 de setembro de 2012 0

O vídeo não tem nada com o curso. É só uma produção de humor sobre como as propagandas do Facebook podem ser direcionadas de acordo com o que o usuário tem em seu perfil ou procura nos motores de busca.

Que tal aprender a usar melhor o Facebook como uma ferramenta de marketing (ou não cometer as mancadas como do vídeo acima)? O curso Facebook Overview: da estratégia à tatica acontece no sábado (22 de setembro), a partir das 9h no Hotel Jurerê Beach Village (Alameda César Nascimento, 646, Jurerê, Florianópolis – SC). O investimento é de R$ 742,00 por oito horas de conteúdo. As matrículas podem ser feitas online, direto pelo site da Clear – Educação e Inovação.

Rafael Ziggy, da Agência Africa, e André Siqueira, da Resultados Digitais, ministrarão segunda edição do curso Facebook Overview

As vantagens que o Facebook traz hoje para os usuários comuns também vem chamando a atenção de empresários e empreendedores. A rapidez e o dinamismo com que circulam informações e opiniões são um dos principais atrativos para que cada vez mais empresas utilizem a rede social como uma ferramenta de marketing. Mas nesse universo que deve alcançar ainda neste ano um bilhão de usuários (15% da população mundial), como divulgar conteúdos ou anúncios de modo eficaz?

É o que irá mostrar o curso Facebook Overview: da estratégia à tática, promovido pela Clear Educação e Inovação, que será realizado no dia 22 de setembro (sábado) em Florianópolis. Rafael Ziggy, estrategista digital da Agência Africa de São Paulo e André Siqueira, gerente de marketing da Resultados Digitais irão apresentar a rede social do ponto de vista dos negócios e os métodos mais eficazes para divulgação de conteúdos. Também apresentarão o funcionamento do FacebookAds, cases de sucesso, os aspectos legais de divulgação na rede social, tendências de pubicidade on-line, além de estratégias de conexão das empresas com os usuários.

O intercâmbio de experiências entre alunos e professores também é um dos pontos de destaque do curso. Os participantes terão um almoço de networking, receberão material didático e certificado de conclusão (8 horas de aula). Mais informações pelo site http://www.cleareducacao.com.br/, onde é possível ver a íntegra do conteúdo programático do curso, detalhes para matrícula e condições de descontos especiais.

Quem são os responsáveis?

Ziggy é da capital catarinense, mas trabalha com planejamento digital e redes sociais há mais de dois anos em São Paulo. André Siqueira é cofundador, consultor e gerente de marketing na Resultados Digitais, e leva o marketing digital para médias e pequenas empresas. O curso é voltado para profissionais de agências, veículos, produtoras, consultores, empreendedores,gestores de marketing e para pesquisadores ou interessados na área da comunicação. Esta será a segunda edição do curso, após uma avaliação positiva dos alunos (nota 9.2) de sua primeira versão.



Bookmark and Share

Óculos do Google mostram que tecnologia também é fashion

18 de setembro de 2012 2

Nem cortes extravagantes ou a beleza das modelos. O que mais chamou a atenção na NY Fashion Week foram os Óculos do Google usados por Diane von Furstenberg nos desfiles de sua marca.  A estilista e outros membros de sua equipe usaram protótipos do grande projeto de realidade aumentada do Google, para mostrar como tecnologia e moda podem ficar unidas e integrar nosso dia-a-dia com estilo. O resultado é um vídeo bem legal, em primeira pessoa, com os bastidores do evento e até uma volta pela passarela. Segundo o próprio Google, “todas as cenas do vídeo foram filmadas usando apenas os óculos, com a mais recente tecnologia do Google que permite capturar momentos de uma perspectiva única e nova”. Veja o resultado:

O que é isso? Os óculos do Google fazem parte do Project Glass, projeto em desenvolvimento, com a intenção de criar um dispositivo de realidade aumentada integrado com a visão em um suporte de óculos. A ideia é deixar as mãos livres dos usuários, que receberão informações atualizadas, manipuláveis por comandos de voz, movimento dos olhos e uma pequena área de toque na lateral. O aparelho será um complemento de smartphones (que serão usados como uma base que pode ficar no bolso, por exemplo). Seu anúncio aconteceu em junho desse ano, enquanto os primeiros exemplares aos consumidores serão lançados no começo de 2013 por U$ 1.500,00. Confira o vídeo a seguir que mostra os detalhes de como funciona a tecnologia:

Então – O projeto é bem audacioso, por criar um dispositivo que faz algumas coisas sonhadas pela ficção-científica (além do visual futurista). A tecnologia também é cada vez mais integrada com as pessoas, com a intenção de tornar novidades em hábitos. Por esse lado foi uma boa sacada da Google apresentar ao vivo seus óculos em um desfile de moda, que por tradição serve para mostrar as próximas tendências do mercado. Já o preço de lançamento é bem salgado porque é novidade (e também serve para ajudar a financiar pesquisas de aprimoramento).


Fãs do desenho animado Dragon Ball Z vão achar o design dos óculos do Google bem familiar…

Bookmark and Share

Qual dos principais smarthphones de hoje é o melhor?

17 de setembro de 2012 1

Difícil escolher um smartphone entre os principais da atualidade? O pessoal do site Mobile Phone Finder colocou lado a lado o iPhone 4s, o Galaxy S3 e o recém chegado iPhone 5. O resultado é um infográfico bem interessante, que traduzi e compartilho a seguir com as características de cada modelo. Dizer qual é o melhor? Depende, pois cada usuário tem preferências bem pessoais quanto ao tamanho e desempenho para uso. Mas a comparação a seguir é bem útil na hora de decidir a compra.

Falando nisso - A Samsung também fez uma comparação entre seu smarthphone e o da Apple, só que com apelo publicitário. Com uma chamada bem provocativa, “Não precisa ser um gênio”, duas listas de características são apresentadas. A menor é a do iPhone 5 (clique aqui para ver, em inglês). Seria essa uma vingança da Samsung pelos processos da Apple?

Bookmark and Share

Conheça o WiiU, o novo videogame da Nintendo

15 de setembro de 2012 0

O mundo dos games parou essa semana para conhecer os detalhes do WiiU, o novo console da Nintendo e sucessor do Wii. O lançamento mundial do videogame será em 18 de novembro, com dois pacotes de preços: um básico por U$ 299,00 e um luxo por U$ 349. Entre as novidades, o que mais chama a atenção é o controle tablet (com uma segunda tela) e os jogos mais sérios em destaque.

A versão mais básica do WiiU será branca, terá memória interna de 8 GB, um cabo HDMI, um controle tablet GamePad, uma Sensor Bar (para captar os movimentos como o Wii) e adaptadores AC para videogame e controle. Já a versão luxo será preta, terá memória interna de 32 GB, um suporte vertical para o videogame, um suporte para o tablete GamePad (que serve como carregador), uma assinatura para o novo serviço online para compras virtuais e o jogo Nintendo Land.

O WiiU aposta no conceito de duas telas em console convencional (coisa que os jogadores já tinham nos portáteis, como o 3DS). A função amplia as possibilidades dos jogos, principalmente ao brincar com uma espécie de realidade ampliada (quando você aponta a tela do novo controle tablet para a tela da televisão, onde podem ser mostrados detalhes extras, como menus ou outros objetos do cenário).


O vídeo acima é do jogo ZombieU, exclusivo do novo console da Nintendo, que aproveita muito os novos recursos do videogame.

No cardápio serão oferecidos jogos exclusivos, clássicos repaginados (como o New Super Mario Bros U) e a grande novidade: games sombrios e violentos. É até uma marca da Nintendo histórias coloridas e inocentes, mas agora o WiiU terá Call of Duty Black Ops 2, Mass Effect 3: Special Edition, Darksiders II e Assassins Creed III, entre muitos outros (confira a lista completa de jogos já anunciada clicando aqui).

Então – A Nintendo parece ter focado em amadurecimento, pois as novidades do WiiU colocam o console na esfera dividida pelo Playstation e Xbox. A abertura para novas franquias de games é um passo importante de popularidade, junto com os recursos que o console oferece. Os jogadores aceitaram muito bem e com grande entusiasmo tudo o que foi anunciado, principalmente em seus comentários nas redes sociais. Resta agora esperar que o videogame chegue ao Brasil por um preço justo (infelizmente sofremos com os impostos).

Bookmark and Share

Gangdam Style chega ao Brasil

13 de setembro de 2012 2

Lembra do Gangdam Style, que foi tema aqui há alguns dias? Como profetizado naquele texto (em menos tempo que o esperado), o cantor Latino botou as mãos no ritmo e fez uma versão brasileira da música do sul-coreano PSY.

O resultado é a música Despedida de Solteiro que “apareceu” na web no final dessa quinta-feira (13). Latino disse em seu Twitter que a canção vazou por acidente em sua conta do SoundClound (inclusive já foi retirado do ar). Mas como diz a regra de ouro da grande rede mundial de computadores: o que entra na internet, fica na internet. Ouça (agradecimento especial ao Omedi por salvar antes de sair do ar):

Segundo a assessoria de imprensa do cantor Latino, o clipe da música Despedida de Solteiro será gravado no dia 29 de setembro em Florianópolis.

Falando nisso - Mas antes do Latino fazer a sua versão do Gangdam Style, o pessoal do Galo Frito (que é aqui da região de Balneário Camboriú) vez o seu próprio Galofrito Style (que, na minha humilde opinião de blogueiro, ficou milhares de vezes melhor). Confira:

Bookmark and Share