Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Navegue com cuidado e segurança na web

07 de outubro de 2012 0

Sabe quando nossos pais dizem para não aceitarmos nada de estranhos? Nosso uso da web deveria seguir o mesmo conselho. Como na vida offline, na rede mundial de computadores há diversos tipos de aproveitadores, pessoas que aplicam golpes, criam vírus ou fingem ser outras pessoas para causar danos.

Parece batido, mas vale sempre reforçar: nunca clique em links suspeitos. Cuidado com aqueles endereços de e-mail ou sites que você nunca viu, tipo “fotos do acidente do famoso” ou “flagras daquela gatinha” e até mesmo “clique aqui para concorrer ao prêmio”. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR) inclusive lançou recentemente uma série de cartilhas sobre isso, entre elas uma sobre os principais golpes na web, que valem a pena a leitura.

Um exemplo bem recente dessas pegadinhas virtuais (com dores de cabeças reais anexas) é um e-mail que começou circular na última semana. A mensagem promete um vídeo sobre a morte de Hebe Camargo. A notícia é verdadeira, mas o conteúdo oferecido era um malware disfarçado.

Para se ter uma ideia de como são destrutivos, os golpes virtuais renderam mais R$ 224,3 bilhões em prejuízos nos últimos 12 meses. E, pior ainda, uma nova categoria de vítimas está nos dispositivos móveis, como tablets e smartphones (que hoje em dia carregam a vida do usuário, como número de cartões de crédito, endereços e outros dados uteis para aproveitadores).

Dica - Sempre busque fontes oficiais de notícias, como portais ou sites já conhecidos. Mesmo quando algo vier de um conhecido (que normalmente não envia certo tipo de conteúdo) desconfie. Pode acontecer, infelizmente, de seus amigos caírem em golpes que usam suas contas como zumbis. No mais é sempre bom ter as proteções de seu computador ligadas e atualizadas. O G1 tem uma lista bem legal de outras dicas para aumentar a segurança na hora de usar o computador.

Para quem quiser ficar atualizado das principais ameaças que circulam por aí existem dois sites. O primeiro (em inglês) é o Hoax, mantido pela Symantec (empresa responsável pelo Norton Antivírus). O outro (em português) é o Lendas, do Quatro Cantos (o design é horrível, mas as informações são úteis).

Bookmark and Share

Envie seu Comentário