Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Super-Homem pede demissão e vai abrir um blog

23 de outubro de 2012 0

Paginas completas (em inglês) – Divulgação 1 e Divulgação 2

Clark Kent, a identidade humana do Super-Homem, vai pedir demissão do Planeta Diário na revista Superman #13. A história chega às bancas dos Estados Unidos em 24 de outubro, quando o homem de aço chuta o balde e vai abrir um blog. Entre os argumentos estão as mudanças que o jornal impresso passou nos últimos tempos e que os outros “não sabem mais o que é notícia”.

Outra publicação que vai sofrer mudança, mas não tem super-heróis na folha de pagamento, é a Newsweek. A revista norte-americana vai se tornar 100% digital até o fim de 2012. E, entre outros exemplos de adaptações ao meio online, O Sol Diário também lançou aplicativos dedicados para leitura de conteúdo em dispositivos portáteis.

As mudanças na carreira fictícia de Clark e em outras publicações são reflexos do que acontece na realidade dos meios de comunicação. Jornalistas e empresas (preocupados em acompanhar o ritmo) estão buscando novos caminhos no mundo digital, já que a audiência da internet já é três vezes maior que a da TV e 10 vezes maior que dos jornais de papel (só no Brasil).

Sem previsões apocalípticas, de que uma ou outra plataforma irá acabar, pois um novo meio não substitui totalmente os anteriores (esta aí o rádio firme e forte ainda, mesmo depois da televisão). Só que para continuar é preciso haver adaptações, no mesmo ritmo que acontecer com os públicos.

Entra as muitas soluções possíveis de mudanças (positivas para todos) está o fenômeno da Transmídia, que é justamente o aproveitamento de várias plataformas para passar informações (e que acompanha a criação de novas tecnologias).

Mudando um pouco de assunto - na história de Superman #13, Clark Kent também dá um discurso sobre o que é “ser jornalista” e o “que é notícia”. Infelizmente, a credibilidade desse homem não é uma coisa tão “super” assim para falar dessas coisas. Logo que chegou a Metrópolis, Clark Kent conseguiu direto um alto cargo no jornal Planeta Diário depois de oferecer algo inédito: uma entrevista exclusiva com o Super-Homem (!) (mais ou menos como Peter Parker conseguiu vender as fotos exclusivas do Homem-Aranha). Ou seja, ele se entrevistou, coisa bem questionável na profissão dos jornalistas.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário