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E-gov brasileiro ganha manual para redes sociais

31 de outubro de 2012 1

A influência das redes sociais nos cidadãos foi reconhecida pelo Governo Federal do Brasil, que publicou agora em outubro o Manual de Orientação para atuação em Redes Sociais. O documento tem como objetivo estipular práticas e guiar agentes públicos no uso dos canais online, já que mais de 80 milhões de brasileiros acessam a internet atualmente (e 90% desses estão também presentes nas redes sociais, com destaque para Facebook, Twitter, YouTube e Flickr, além dos blogs).

O manual é dividido em seis partes: conceitos básicos; diretrizes de linguagem verbal e visual; metodologias e ativações; monitoramento de redes sociais; manual interno de conduta para servidores e colaboradores; e gerenciamento de crises. Tudo explicado com modelos práticos e casos reais.

Uma das questões em destaque do guia é de como os governos devem lidar com controvérsias na rede, ainda que pouco ou nada fundamentadas, pois a verdade nas redes sociais é vista como “algo repetido diversas vezes por diversas pessoas”.

Apesar do material ser focado e organizado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o Manual de Orientação para atuação em Redes Sociais é uma leitura que vale a atenção de quem trabalha ou é interessado por e-gov, em qualquer dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), em todas as esferas (Federal, Estadual e Municipal) e para ser adaptado para o dia-a-dia. Afinal, governos devem estar próximos dos cidadãos, onde quer que os cidadãos estejam.

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Comentários (1)

  • Kunimund Krönke Junior diz: 31 de outubro de 2012

    É provável que o Bruno Rodrigues, consultor de Comunicação e Marketing Digital, tenha colaborado com essa cartilha. Fiz um curso com ele e foram distribuídas cópias do guia de Redação Web do e-gov, que pode ser baixado da Internet. Esse material é muito bom. Imagino que esse sobre redes sociais também seja. Recomendo.

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