Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Aplicativo ajuda tarados a bisbilhotar suas fotos

09 de novembro de 2012 0

O cenário é banal: a menina curte a praia ou a piscina de biquíni e quer compartilhar o momento pelo Facebook em uma foto. Mas será que ela tem noção de quem vai ver a imagem ou para onde pode ser republicada?

Acontece que está disponível na Apple Store um aplicativo por US$ 1,99 chamado Badabing!, que promete encontrar e mostrar fotos de pessoas com pouca roupa (a maior exposição de pele) publicadas nas redes sociais. Pela descrição é possível navegar, favoritar e compartilhar as fotos alheias.

Infelizmente o aplicativo ajuda pessoas com más intenções a se aproveitarem de jovens ingênuos, que, segundo pesquisas da Internet Watch Foundation (IWF que é uma fundação de combate a crimes online), estão perdendo o controle das imagens e vídeos que publicam online.

Outra constatação do mesmo estudo da IWF é que o conteúdo produzido por jovens alimenta sites de pornografia (que pegam de graça as postagens e cobram dos tarados). Ou seja, o aplicativo faria mais ou menos o que muitos sites de sacanagem já fazem por aí.

A boa notícia é que os usuários relatam (nos comentários da própria Apple Store) que o aplicativo não cumpre o prometido. Mas infelizmente a falta de consciência sobre as fotos publicadas ainda é um problema, que é explorada manualmente pelos tarados de plantão.

Vale a pena sempre conferir as configurações de privacidade de seus perfis online, mas mesmo assim lembre: pense antes de publicar, pois tudo pode vazar (como aprendeu da pior forma a Carolina Dieckmann)

Falando nisso – Conhece o Take This Lollipop? É uma experiência online que utiliza seus dados do Facebook para mostrar como tarados/maníacos agem quando bisbilhotam seu perfil (em alguns computadores o site dele é notificado como vírus, mas não é). É ficção, mas serve para chamar a atenção de uma prática que pode prejudicar muito.

DZC4RJ2FCFSQ

Bookmark and Share

Envie seu Comentário