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Mercado imobiliário usa tecnologia para ajudar a visualizar o futuro

26 de novembro de 2012 0

Vender algo que só existe em projetos é um desafio, ainda mais apartamentos na planta que são um grande investimento. Mas o mercado imobiliário e os compradores já encontraram na tecnologia uma aliada para visualizar o futuro: a criação de ambientes virtuais.

E a equipe da Oficina 3D, um estúdio que fica em Blumenau (SC), tem exemplos em seu portfólio de como funciona a visualização desses ambientes que serão construídos. É interessante ver como são aproveitados cenários reais para inserção de elementos, com todo o cuidado com a luz e relação com o redor (o que oferece uma boa experiência de imaginar como vão ser na realidade os projetos).

O prédio Infinity Coast (o maior que aparece na foto) só existirá em um futuro próximo em Balneário Camboriú (SC).

O proprietário da Oficina 3D, Anderson de Alencar, explica que em qualquer investimento, seja de luxo ou não, “é sempre importante oferecer uma imagem completa, que mostra com precisão como será o imóvel depois de pronto. Muitos têm dificuldades de compreender plantas cheias de medidas apresentadas pelas construtoras”.

Outra opção que também já existe é o passeio virtual em 360º por ambientes internos, parecido com o que  o Google faz nas ruas. Apartamentos decorados ajudam a entender melhor os cômodos e se a opção é a melhor para cada pessoa (a primeira imagem acima tem link para um exemplo).

A técnica de criação 3D também pode ser usada (de forma muito útil) em vídeos que apresentam os empreendimentos, inserindo objetos que ainda não existem (em uma espécie de realidade aumentada).

Ou seja, ganha quem vende, porque consegue mostrar melhor seus produtos, e quem compra, ao ter mais segurança em uma forma de ver os benefícios do investimento.

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