Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cuidado: Silvio Santos e Reynaldo Gianecchini estão vivos!

06 de janeiro de 2013 0

O pessoal gosta mesmo de dar trabalho para a @RealMorte, pois um novo golpe usa notícias falsas da morte de Silvio Santos e Reynaldo Gianecchini para enganar usuários desatentos no Facebook.

Para o famoso animador de auditórios o golpe é o mesmo aplicado desde 2008 por e-mail, agora atualizado e compartilhado na rede social: “Acho que já estava na hora, mesmo assim e muito triste LINK_RETIRADO #lutosilviosantos”.

Já para o galã das novelas da Globo o negócio é mais enigmático (e pega internauta desavisado pela curiosidade), que sugere a morte com uma hashtag:  “Aqui esta o link sobre a verdadeira historia do Reynaldo Gianecchini LINK_RETIRADO #LutoReynaldo”.

Ambos os links levam para uma página falsa do Facebook, que pede a senha do perfil para acessar as notícias. Caso o usuário siga em frente, o computador é infectado por variantes dos códigos maliciosos do PWS-Banker.dldr e do PWS-Banker.gen.i (que coletam dados bancários e outras informações digitadas na máquina, como dados de login e acessos as redes sociais).

O maior problema é que as mensagens são espalhadas em um efeito em cadeia. Quem clicou acaba infectado e propagando o conteúdo em seu mural, deixando outros expostos os links para que o golpe continue automaticamente.

Caso você já tenha clicado nessas postagens falsas,o recomendável nessa situação é:

- Trocar a senha do Facebook;
- Fazer uma limpeza de cookies do seu navegador (você pode usar o CCleaner para isso);
- Passar um scan do seu anti-vírus;
- Passar o MalwareByte ou qualquer outro anti-malware;
- Verificar se em seu Facebook não tem nenhum aplicativo estranho (se encontrar algo estranho, remova).

Leia também:
– Italiano ‘mata’ celebridades na internet para denunciar imprensa ‘frágil’

Bookmark and Share

Envie seu Comentário