Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 11 junho 2013

Obama está vendo seus e-mails e postagens!

11 de junho de 2013 0

Imagem: obamaischeckingyouremail.tumblr.com

O pessoal das teorias da conspiração estava certo: o governo dos Estados Unidos monitora a internet do mundo inteiro. O programa de vigilância chamado PRISM acessa as informações que circulam em telefonemas, nos servidores do Facebook, Google e de outras empresas de mídias digitais, incluindo e-mail. Tudo em nome da segurança nacional, para detectar possíveis “ameaças terroristas” (mais ou menos como a desculpa de invadir um país pelas “armas de destruição em massa”).

O segredo foi revelado pelo assessor da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden. O motivo, segundo ele mesmo: “Não quero viver em uma sociedade que faz esse tipo de coisa (…) em um mundo em que tudo que eu faço e digo fica registrado”. Com isto a reação dos internautas foi imediata.

Imagem: obamaischeckingyouremail.tumblr.com/

A Internet Defense League criou uma petição para parar o programa de espionagem americano, alegando que este programa é, além de inconstitucional, inaceitável. Já o jornalista Cristina De Luca escreveu um texto muito interessante sobre o assunto, chamado “O Prism e a sociedade de controle”.

E como todo assunto em alta na web, o Prism virou motivo de piadas. A principal, e mais divertida, é um Tumblr chamado Obama está vendo os seus e-mails – com várias cenas do presidente norte-americano dando uma olhadinha nas mensagens alheias. Outra ideia veio do pessoal do 4chan, que sugeriu ao Facebook uma atualização no sistema para facilitar o sistema de vigilância (teríamos a opção de compartilhar as postagens direto com a CIA).

Mas a ideia mais criativa veio do Troll the NSA. Como o nome sugere, a intenção do site é enlouquecer o sistema de monitoramento dos Estados Unidos. Para isso é proposto que muitas pessoas enviem e-mails para quem quiser com uma mensagem pronta, cheia de palavras-chave para o sistema detectar. Todos no mesmo dia e horário: 19h (horário de Brasília) do dia 12 de junho. Mais instruções estão no site (em inglês).

Devemos ficar preocupados? O programa PRISM existe desde 2007. Ou seja, há quase seis anos nossas mensagens já estão sendo lidas pelo programa dos Estados Unidos. Acho que a melhor conclusão é a do Cristiano De Luca: “Bem-vindo à sociedade do controle, de Gilles Deleuze, um passo à frente da sociedade da disciplina vista por Foucault”. (gostaria que o Rogério Christofoletti, que conhece bastante sobre Foucault, ajudasse a explicar).

O que você acha disso?

Bookmark and Share