Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de junho 2013

Rosana Hermann faz palestra gratuita em Itajaí

24 de junho de 2013 0

Uma das mulheres mais influentes na internet brasileira, a jornalista, blogueira e física Rosana Hermann será a palestrante nas comemorações do sétimo aniversário da Oficina das palavras Assessoria de Imprensa. O encontro será aberto ao público com vagas limitadas, no dia 16 de julho, às 19h30min, no Auditório do Centreventos Itajaí. A palestra “Agilidade Mental, a internet contribuindo no processo da descoberta” será voltada principalmente a comunicadores, sejam eles jornalistas, publicitários ou relações públicas, além de profissionais de Marketing e Vendas.

O evento tem patrocínio da Posthaus.com e apoio de Foto Studio Pedro, Brava Propaganda, CRW Vídeos e Secretaria de Turismo de Itajaí.
“É uma forma de aprender se divertindo. Rosana Hermann tem um currículo de primeira grandeza e compartilha como ninguém seu conhecimento. E essa palestra não é técnica, quem utiliza a internet no seu dia-a-dia tirará muito proveito”, diz o diretor de conteúdo da Oficina das palavras, Ricardo Ruas.

A empresa, que tem escritórios no município portuário, em Blumenau e uma unidade de negócios no Alto Vale, tem uma trajetória de sucesso e se fortalece enquanto corporação. A experiência jornalística dos sócios-fundadores Ricardo Ruas e Ana Paula Ruschel, aliada ao conhecimento técnico de diferentes consultores, fez com que a Oficina das palavras registrasse um crescimento médio anual na casa dos 60% nesses sete anos. “Desde o início focamos na atividade como um negócio. Agora já se torna mais difícil atingir picos tão elevados, mas nosso trabalho é para sustentar o crescimento. Nosso planejamento estratégico atual foca 2015”, explica Ana Paula, que responde pela direção de atendimento.

PALESTRANTE
O caminho das palavras chegou para Rosana Hermann depois da formação acadêmica. Bacharel em Física pela USP, pós-graduada em Física Nuclear pela mesma universidade, ela tornou-se radialista, jornalista, autora de livros, roteirista de televisão desde 1983, apresentadora e repórter de televisão e também blogueira.

Ela é criadora do blog “Querido Leitor”, redatora do blog Skype Brasil, professora de roteiro no curso de Rádio e TV da Faculdade de Comunicação da FAAP, jurada do Prêmio The Bobs da Deutsche Welle pelo Brasil, jurada do Prêmio iEmmys de Televisão, colaboradora do Blog de Inspiração Coletiva da Brastemp e colunista do site YouPix.

E não para por aí. Tem 10 livros no currículo, o mais recente “Um passarinho me contou – relatos de uma viciada em Twitter” pela Editora Panda. Seu blog, o “Querido Leitor”, foi eleito o melhor blog em português do Prêmio The Bobs, o melhor dos blogs 2008, da Deutsche Welle. Ela também levou o prêmio Melhor Blogueira 2006 pelo Portal Imprensa, além de Melhor Blog Jornalístico 2006 também pelo Portal Imprensa.
Rosana Hermann já foi roteirista do “Pânico na TV”, do “Sai da Baixo” e até do “Show da Xuxa”.

SERVIÇO
O quê: palestra “Agilidade Mental, a internet contribuindo no caminho da descoberta
Quando: 16 de julho, 19h30min
Onde: Auditório do Centreventos Itajaí
Entrada gratuita, com vagas limitadas.
Confirmações pelo oficina.palavras@grupoodp.com.br
Patrocínio: Posthaus.com
Apoio: Foto Studio Pedro, Brava Propaganda, CRW Vídeo e Secretaria de Turismo de Itajaí.

Bookmark and Share

Justiça classifica como golpe online e interdita Telexfree

20 de junho de 2013 51

Imagem: http://channeleye.co.uk / Divulgação

Lembra que foi publicado aqui que a TelexFree é o maior golpe online da atualidade? O texto gerou uma grande discussão nos comentários, pois os participantes do esquema colocaram sua visão sobre os fatos. Alguns disseram que não se importavam em explorar outras pessoas enquanto estivessem tendo lucro. Outros usaram um tom desafiador, atacando com linguagem pesada (piadas batidas com meu sobrenome…) e usando argumentos bizarros difíceis de entender. A maioria disse também que a pirâmide financeira da Telexfree nunca iria acabar.

Acontece que a juíza Thaís Khalil, titular da 2ª vara cível do Rio Branco (AC), interditou judicialmente a Telexfree em todo o Brasil. A empresa de marketing multinível online está proibida de efetuar novos cadastros de divulgadores e de efetuar pagamentos aos divulgadores já cadastrados, sob pena de multa diária de R$ 100 mil por cada novo cadastro ou pagamento.

A decisão veio depois de investigação do Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), por intermédio da Promotoria de Defesa do Consumidor e Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos. Cabe ainda o chamado agravo de instrumento, que pode anular a decisão, julgado por uma instância maior do Poder Judiciário (advogados, por favor, ajudem a explicar nos comentários). Mas o importante aqui é que um órgão oficial da justiça desconfiou, investigou e emitiu um parecer confirmando que a Telexfree é um golpe.

“De acordo com as investigações, a Telexfree, que alega ser uma empresa de marketing multinível, na verdade é um golpe conhecido como pirâmide financeira, o qual, por ser insustentável e causar prejuízos a muitas pessoas, é ilegal. Pelo método adotado, para se cadastrar, os pretensos divulgadores precisam investir para garantir a adesão. Cada novo membro compra um ‘pacote’ que remunera os membros que estão acima na cadeia”. (clique aqui e leia a decisão completa).

Mais uma vez, reforço que informação é a principal arma que as pessoas podem ter para não caírem em golpes como este na internet. As discussões online são importantes para isto, pois ao ter acesso a vários pontos de vista é possível tomar melhores decisões. Mas com argumentos coerentes e civilizados, por favor ;)

Imagem: http://blog.andersonferro.com.br / Divulgação

ATUALIZAÇÃO: 25 de junho de 2013

Na segunda-feira (24), o desembargador do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) Samoel Evangelista decidiu manter a liminar que proíbe os pagamentos e novas adesões à Telexfree em todo Brasil. Com o pedido de revisão da sentença indeferido,  as contas dos sócios da empresa continuarão bloqueadas.

ATUALIZAÇÃO: 26 de junho de 2013

O montante desviado das contas que estão bloqueadas pela justiça do Acre pode ultrapassar os 120 milhões de reais e, a segunda é a de que os promotores de justiça que acompanham o caso suspeitam que dois dos diretores do grupo Ympactus Comercial Ltda – Telexfree -, já fugiram do País.

ATUALIZAÇÃO: 28 de junho de 2013
Delegacia registra até 3 ocorrências por dia contra a Telexfree, no ES. Divulgadores reclamam do sumiço de seus créditos, diz delegado. Empresa é investigada em todo país por suspeita de pirâmide financeira.

Bookmark and Share

O que você precisa saber sobre a E3 2013

17 de junho de 2013 3

Imagem: E3 2013 / Divulgação

A Electronic Entertainment Expo (E3) trouxe mais uma vez muita expectativa para os fãs dos videogames. Como sempre também, a guerra entre os consoles pela atenção do público foi destaque (positivo e negativo em alguns casos).

Como foram muitas novidades, convoquei mais dois jogadores amigos para ajudar a resumir os principais anúncios para os três principais videogames da nova geração. O resultado é o texto multiplayer a seguir, com a impressão pessoal de fãs que têm as mãos nos controles.

Para facilitar a leitura, pontuamos só cinco aspectos (sem ordem de importância) mais marcantes para cada um – colocamos links para quem quiser saber mais.

Nintendo – WiiU – por Giovanna Oening

Foto: E3 2013 / Divulgação

1. Super Smash Bros para 3DS e WiiU superou as expectativas na E3 deste ano. O trailer começou bem apresentado o Villager (de Animal Crossing), mas ver Megaman foi emocionante demais. A melhor surpresa ficou por conta da treinadora do Wii Fit – foi algo engraçado e inesperado, mesmo por ela não ser um personagem marcante, acho que ela representa bem a era do Wii.

2. Pokémon: uma das franquias mais antigas da Nintendo dessa vez pretende inovar (finalmente). Encontros em hordas, batalhas no céu, novo tipo fada (super overpowered pelo visto, forte contra dragão e fantasma, dois dos maiores déficits dos games), possibilidade de customização do treinador e NOVOS POKÉMONS BONITOS.

3. Sabe o Mário? Eu me perdi na quantidade de Mários anunciados, mas acho que o destaque vai para o Super Mario 3D World, porque quem não quer um Mario vestido de gato? O novo jogo dos irmãos encanadores que salvam a princesa pareceu muito divertido também. Eu não acho que ele vá revolucionar o mercado dos games para sempre, mas com certeza vai divertir muita gente nova e mais crescida.

4. Sempre fui muito fã de Donkey Kong, até o lançamento do Donkey Kong Country Returns. Eu não achava que seria possível fazer um trabalho melhor que o da Rare com os DKs de Super Nintendo. Mas eu estava errada: DK Returns foi ótimo. E eu espero o mesmo nível do Donkey Kong Country Tropical Freeze, porque dá vontade de comprar um WiiU só por isso.

5. Enfim, a conferencia da Nintendo foi boa, mas com muitos jogos para outras plataformas. Com a Nintendo recebendo títulos mais “sérios”, acho que o WiiU ainda tem chance na briga consoles com o Playstation 4 e o Xbox One (principalmente depois do vexame da apresentação da Microsoft).

Sony – Playstation 4 – por Carlos Pieri

Foto: E3 2013 / Divulgação

1. A Sony anunciou que agora os jogos indie poderão ser publicados de forma independente. Ou seja, não será mais necessário que uma grande empresa apoie o projeto antes de sua publicação. A nova politica da empresa significa total suporte e confiança aos desenvolvedores independentes. E graças a esta nova política, muitos desenvolvedores indie vão optar por manter seus títulos exclusivos para o Playstation 4 (PS4) e o portátil Vita.

2. A Sony também reafirmou seu compromisso com o consumidor e continuará lançando jogos para o Playstation 3 (PS3). Os títulos que sairão até o final do ano incluem os aguardadíssimos The Last of Us, Rain e Beyond two Souls. Além disso, a Sony confirmou que o serviço Plus será integrado entre PS3 e PS4. Jogadores que optarem pela Plus irão ganhar no dia de lançamento do PS4 o jogo Driveclub, exclusivo para o PS4.

3. A parceria entre Square-Enix e Sony já gerou diversos títulos de sucesso, tanto em vendas quanto em crítica, como os aclamados Final Fantasy VII e Kingdom Hearts. Agora a Square-Enix anunciou que Final Fantasy XIV será exclusivo em consoles para PS4, além de anunciarem durante a conferencia da Sony o novo jogo da série Kingdom Heart e o novo Final Fantasy XV.

4. Para a alegria geral dos fãs, a Sony anunciou que o PS4 não precisará ficar online em nenhum momento para que o jogador possa desfrutar das opções single player dos jogos. Além disso, a Sony encoraja o mercado de jogos usados e não cobrará nenhuma taxa de reinstalação para o usuário que comprar esse tipo de jogo (ao contrário da Microsoft).

5. Os novos títulos inFamous Second Son, Killzone Shadow Fall e a nova franquia Destiny tiveram um bom destaque na apresentação, com direito a gameplay. Os únicos títulos que o fãs sentiram falta foram Uncharted 4 e God of War 4, que não marcaram presença, mas que possivelmente serão anunciados até o fim do ano.

Microsoft – Xbox One – por Joel Minusculi

Foto: E3 2013 / Divulgação

1. Diferente da conferência onde apresentou seu novo console, a Microsoft focou nos jogos para o Xbox One durante a E3. A empresa repediu incansavelmente que terá uma “grande quantidade” de títulos exclusivos (destaque para Quantum Break, Ryse: Son of Rome, Halo 5 e Titanfall), além de declarar maior suporte aos desenvolvedores (mas não foram específicos para os independentes, como a Sony).

2. A Microsoft anunciou que, a partir de agora, membros da Live Gold receberão dois jogos gratuitos por mês. Isto é uma novidade para o Xbox, mas é uma prática comum no Playstation. Os primeiros jogos anunciados para julho foram Assassins Creed 2 e Halo 3 (um tanto “velhos”, mas uma boa para quem não conhece). Mas agora em junho já está disponível gratuitamente Fable 3 para assinantes da Live Gold (sem ter sido anunciado…).

3. A E3 deste ano também marcou o fim dos Microsoft Points: a partir de agora as transações serão em dinheiro e só será preciso uma conta Live Gold por console, o que economizará muito dinheiro (mas infelizmente parece que vai acabar com o Xbox Live Reward).

4. O jogo World of Tanks: 360 Edition pareceu ser bem divertido, mas nada que vai revolucionar o mercado dos jogos. Acho que por isso ele será grátis (só para quem já paga a Live Gold). Já a maior surpresa (e grande expectativa pessoal) foi a volta de Killer Instinct, clássico dos anos 90 no Super Nintendo, que será um jogo exclusivo grátis – mas virá só com dois lutadores e os outros terão que ser comprado$ $eparadamente.

5. A falta de humildade e informações frustrantes também chamou a atenção (negativamente). Don Mattrick declarou que “quem não tiver internet para o Xbox One, que compre um Xbox 360” (pela necessidade do console ter que fazer uma checagem online todo dia para continuar funcionando). E a impossibilidade de revender ou emprestar jogos usados também foi recebida com muitas críticas, que viraram piadas.

E você, o que achou? Qual dos videogames se deu melhor nesta E3?

Bookmark and Share

Obama está vendo seus e-mails e postagens!

11 de junho de 2013 0

Imagem: obamaischeckingyouremail.tumblr.com

O pessoal das teorias da conspiração estava certo: o governo dos Estados Unidos monitora a internet do mundo inteiro. O programa de vigilância chamado PRISM acessa as informações que circulam em telefonemas, nos servidores do Facebook, Google e de outras empresas de mídias digitais, incluindo e-mail. Tudo em nome da segurança nacional, para detectar possíveis “ameaças terroristas” (mais ou menos como a desculpa de invadir um país pelas “armas de destruição em massa”).

O segredo foi revelado pelo assessor da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden. O motivo, segundo ele mesmo: “Não quero viver em uma sociedade que faz esse tipo de coisa (…) em um mundo em que tudo que eu faço e digo fica registrado”. Com isto a reação dos internautas foi imediata.

Imagem: obamaischeckingyouremail.tumblr.com/

A Internet Defense League criou uma petição para parar o programa de espionagem americano, alegando que este programa é, além de inconstitucional, inaceitável. Já o jornalista Cristina De Luca escreveu um texto muito interessante sobre o assunto, chamado “O Prism e a sociedade de controle”.

E como todo assunto em alta na web, o Prism virou motivo de piadas. A principal, e mais divertida, é um Tumblr chamado Obama está vendo os seus e-mails – com várias cenas do presidente norte-americano dando uma olhadinha nas mensagens alheias. Outra ideia veio do pessoal do 4chan, que sugeriu ao Facebook uma atualização no sistema para facilitar o sistema de vigilância (teríamos a opção de compartilhar as postagens direto com a CIA).

Mas a ideia mais criativa veio do Troll the NSA. Como o nome sugere, a intenção do site é enlouquecer o sistema de monitoramento dos Estados Unidos. Para isso é proposto que muitas pessoas enviem e-mails para quem quiser com uma mensagem pronta, cheia de palavras-chave para o sistema detectar. Todos no mesmo dia e horário: 19h (horário de Brasília) do dia 12 de junho. Mais instruções estão no site (em inglês).

Devemos ficar preocupados? O programa PRISM existe desde 2007. Ou seja, há quase seis anos nossas mensagens já estão sendo lidas pelo programa dos Estados Unidos. Acho que a melhor conclusão é a do Cristiano De Luca: “Bem-vindo à sociedade do controle, de Gilles Deleuze, um passo à frente da sociedade da disciplina vista por Foucault”. (gostaria que o Rogério Christofoletti, que conhece bastante sobre Foucault, ajudasse a explicar).

O que você acha disso?

Bookmark and Share

Novas lojas foram adicionadas no provador virtual da FIP

04 de junho de 2013 0

Lembra do provador de roupas virtual da Feira da Moda FIP? Novas lojas foram adicionadas na lista de participantes, para quem quiser fazer provas nos manequins online. Com a atualização, o aplicativo amplia o mix de produtos, atendendo agora a linha underwear, a infantil, a masculina e a feminina.

No aplicativo os modelos podem ser aumentados ou diminuídos, e cada peça tem valor, loja e data de inserção. Para fazer download basta ir até a loja de aplicativos no celular ou tablet, e procurar por Feira da Moda FIP. Ele está disponível no sistema iOS ou Android. Infelizmente é possível apenas usar biotipos padrões, diferente do provador virtual na versão web.

A iniciativa é bem interessante por dois motivos. A primeira é a comodidade para os clientes, que podem se ver na roupa desejada, sem precisar ter o trabalho de tirar a roupa ou sair de casa. Enquanto que para as lojas é uma forma inovadora de alcançar o público, aproveitando também o potencial de divulgação pelo compartilhamento em redes sociais – é possível enviar por e-mail ou em seus perfis, inserindo inclusive balões de fala ou pensamentos, como nas histórias em quadrinho.

Bookmark and Share

Curso gratuito do Google acontece em Balneário Camboriú

02 de junho de 2013 2

A publicidade online deve superar a da TV em 2016. Mas antes que esse dia chegue, é importante entender como funciona o processo de divulgação na web (e por favor, esqueça o Marketing Multinível). A maior referência neste processo hoje é o Google, principalmente por meio do posicionamento em suas buscas e o AdWords. E uma grande oportunidade de aprender mais sobre as ferramentas do buscador vai acontecer em Balneário Camboriú (SC).

A Universidade do Vale do Itajaí – Univali sediará o seminário presencial gratuito para quem quiser aprender mais sobre a publicidade pelo Google. O evento acontece no dia 11 de julho, uma quinta-feira, das 19h30min às 21h30min, no Campus de Balneário Camboriú. Serão duas horas de um curso prático e teórico. As inscrições são gratuitas pelo site da Univali. As vagas são limitadas e as inscrições encerram no dia 8 de julho. Mais informações aqui.

Enquanto o dia do evento não chega, aproveite e conheça mais sobre o AdWords em vídeo:

Bookmark and Share