Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Bem-vindo a Los Santos de GTA V

22 de setembro de 2013 1

 GTA1
Uma das novidades de GTA V é que agora há três personagens principais no modo história (Divulgação / Rockstar Games)

Tiros, perseguições em alta velocidade, explosões, prostitutas e mais tudo aquilo que a sociedade conservadora condena. Grand Theft Auto (GTA) construiu sua história em um império de polêmicas e envolveu jogadores em seu mundo aberto com a sensação de liberdade. Tanto que qualquer outro jogo com as mesmas características hoje é rotulado como “um tipo de GTA”.

Mas como oferecer algo novo depois de 13 jogos e derivados da franquia? Fazer tudo maior, claro, como a nova cidade de Los Santos (uma versão avacalhada caricata de Los Angeles) do recém lançado GTA V (Xbox 360 e PlayStation 3 / Rockstar Games / 2013 / versão com legendas em português). E agora com três personagens principais para dar conta de tudo: Michael, um bandido que está no programa de proteção a testemunhas e tenta entender seu lugar no mundo; Franklin, um ladrão de carros novato que quer encontrar seu lugar no mundo; e Trevor, o caos em pessoas que só quer saber de destruir o mundo.

 GTA2
Clique na imagem para visualizar o mapa maior e completo (Divulgação / Rockstar Games)

GTA V envolve qualquer jogador que entrar em Los Santos, pois é oferecido um cenário com uma enorme quantidade de coisas para fazer e que vão além da história principal. O tamanho do mundo recriado impressiona com seus 74 quilômetros quadrados virtuais, sem telas de carregamento (loading) durante o jogo, construções detalhadas, efeitos de vento e água que beiram a realidade e um sistema que deixa tudo “vivo” – pessoas conversam pelas ruas, a polícia persegue (outros) bandidos, loucos tentam convencer a assinar manifestos, entre outras coisas sem a interferência do jogador.

Praticar tênis, jogar golfe, participar de uma corrida de motos ou praticar tiro em um estande de armas (ou em outros alvos vivos) são apenas as atividades mais básicas disponíveis. Elas inclusive ajudam a melhorar as estatísticas dos personagens, como treinos para as missões. A novidade são eventos aleatórios (como os em Red Dead Redemption): um pessoa é assaltada, alguém fica preso em um carro acidentado na rodovia, um casal bêbado pede uma carona para casa… E a escolha é do jogador de ajudar ou não, sendo que há uma recompensa ou punição para cada tipo de atitude.

GTA3A personalização de carros e dos próprios personagens tem centenas de possibilidades (Divulgação / Rockstar Games)

Mas o destaque são os chamados Golpes, no melhor estilo “Onze Homens e Um Segredo”. Os personagens planejam e realizam grandes roubos ou outros tipos de ações, que envolvem várias frentes. O jogador escolhe os membros da equipe que participarão do ato por suas habilidades, como pilotos de fuga, hackers ou atiradores, além da forma que acontecerá (discreta ou quebrando tudo). E quanto melhor for uma pessoa em uma coisa, mais caro ela vai cobrar pelo serviço – assim como maior será o sucesso da operação. Aliás, possibilidade de jogar com vários personagens na mesma missão e a troca dinâmica entre eles deixa a experiência ainda mais empolgante.

Além da história principal, que alguns dizem poder terminar em 38 horas de jogo, o grande atrativo de GTA V são novamente as atividades sem compromisso. Chega a ser artístico passear de avião, barco ou carros possantes em cenários vastos e bem trabalhados, com as já famosas estações de rádio como trilha sonora. Mas também há um submundo de coisas explícitas e chocantes, como prostituição, tráfico de drogas (fãs de Breaking Bad vão gostar muito) e violência gratuita (volte e comente neste texto se você fizer a primeira missão de Trevor ou encontrar canibais).

E justamente estas polêmicas que destacam GTA V entre os muitos jogos do estilo, pois beira limites da moralidade, ao mesmo tempo que faz críticas ao modo de vida atual. O caos pode ser visto como a fachada de uma história bem construída e com diálogos inteligentes, que envolve os jogadores em muitos níveis, para uma reflexão do que está acontecendo no mundo dos três personagens principais. Ou não, caso o objetivo do jogador seja apenas destruir tudo e ver Los Santos em chamas.

Recomendo clicar nos links em azul no texto para saber mais sobre o jogo. E como GTA V é muito grande e tem muitas possibilidades, peço a ajuda de quem já jogou:
> O que mais você destacaria na hora de apresentar o jogo para alguém?

> Encontrou alguma referência ou cena interessante?

Compartilhe nos comentários. E quando GTA Online for liberado farei um novo texto sobre as possibilidades fora do jogo.

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • marcone diz: 11 de outubro de 2013

    Bem-vindo ao jogos GTA

Envie seu Comentário