Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Nem eu acredito, mas é verdade. Vírus no Facebook? Usuários estão clicando em links maliciosos

11 de novembro de 2013 2

noticia_81637

Uma loira está fazendo sucesso no Facebook, prometendo resolver os problemas de quem quer perder peso. Mas na verdade, a moça boquiaberta é apenas a nova armadilha de um vírus para pegar usuários desatentos.

Quem clica no link da postagem que ela aparece é levado para um arquivo compartilhado do Google Drive, que tem o objetivo de infectar o perfil do usuário. Depois que o programa malicioso se instala, ele passa a usar o computador e a conta de quem clicou para se espalhar – marcando amigos, aparecendo como uma postagem normal e continuando seu ciclo.

O efeito colateral (além da inconveniência de sugerir que a pessoa precisa perder peso) é a invasão da conta do Google Drive de quem clicou. O serviço ainda não é muito popular, mas, se por acaso a pessoa já tem grande parte da sua vida digital na nuvem do Google, o estrago pode ser grande.

Há registros também desse vírus poder afetar contas do Dropbox e do Skydrive. Além disso, o golpe está mascarado em mais duas versões até agora:

“a solução para os meus problemas: :) REVELADO: Mãe Ganha R$ 16.000/Mês E Você Não Irá Acreditar Como Ela Faz Isso!”

solucao_virus

“Brincadeira sem graça termina em Morte em prédio em Recife”

morte_virus

 

Como remover os vírus do Facebook

- É muito importante sempre ter um antivírus instalado e atualizado no computador.

- Verifique se não há algum aplicativo estranho instalado no seu Facebook. Para isso acesse a sua Central de Aplicativos: para remover qualquer coisa estranha, passe o mouse sobre o ícone e clique no “x” que aparece no canto superior direito. Se tiver dúvidas, apague todos e depois reinstale o que precisar.

- Se você usa o Google Chrome,  o vírus pode ter se instalado como uma extensão do navegador. Para ver sua lista de extensões digite na barra de navegação (onde aparecem os endereços dos sites) chrome://extensions. Verifique a lista e se encontrar algo suspeito, clique no ícone de lata de lixo que fica na frente da extensão para apagar. Na dúvida também elimine todas.

- O vírus também pode estar nas extensões do Firefox. Neste caso, clique no botão laranja do “Firefox”, que fica no canto superior esquerdo do navegador e depois em “Complementos”. E aqui é a mesma coisa: desinstale as extensões suspeitas ou todas na dúvida.

- Instale o aplicativo Norton Safe Web no seu Facebook. É um programa que protege sua conta contra as principais pragas virtuais. Para saber como usar, clique aqui.

- É importante trocar a senha dos perfis afetados.

- Não clique em nada que tenha o endereço googledrive.com abaixo do título da postagem. Também tenha muita atenção com links encurtados (tiny.ur, migre.me, ow.ly, goo.gl e bit.ly), que também podem esconder armadilhas.

- E, claro, não clique em links suspeitos, mesmo se for de seus amigos. Principalmente se for algo “inacreditável” e com soluções milagrosas.

Na dúvida sobre qualquer procedimento, procure um técnico especializado.

ATUALIZAÇÃO

- Em comentário via Facebook, Jean Marcel Kretzschmar também recomenda a instalação e o uso do AdwCleaner – um programa que ajuda a encontrar e eliminar spywares e adwares (os aplicativos que causam problemas).

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • 10 links para comemorar os 10 anos do Facebook | Impressão Digital diz: 4 de fevereiro de 2014

    [...] O Facebook virou um lugar para criar armadilhas com vírus. Veja algumas das mais famosas e como rem…. [...]

  • Cinco mentiras online que você está acreditando (e compartilhando no Facebook) | Impressão Digital diz: 11 de março de 2014

    [...] Essa inclusive já foi publicada aqui. Mas parece que todo mundo ainda quer tentar a sorte e emagrecer clicando no maldito vírus.  [...]

Envie seu Comentário