Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de dezembro 2013

Rastreie o Papai Noel na noite de Natal

23 de dezembro de 2013 0

Duas das maiores empresas de tecnologia do mundo vão ajudar você a realizar um sonho de infância: seguir o Papai Noel enquanto ele entrega presentes na noite de Natal.

Google Mapas usou a mais atual “engenharia de trenós mágicos” disponível ao público para criar o Siga o Papai Noel (www.google.com/santatracker). A partir da véspera do Natal será possível rastrear o trajeto do bom velhinho pelo mundo, em um site que vai atualizar em tempo real sua posição enquanto entrega presentes. No mesmo endereço há a Vila do Papai Noel, com o mapa dos check-ins e outras coisas divertidas (como a fantástica corrida de trenó!), além de flagras de situações cotidianas dos duendes, como o trabalho nas oficinas de presentes. É só explorar o cenário e clicar nos objetos para descobrir as atrações.

Já a Microsoft uniu sua tecnologia com o Comando Americano de Defesa Aeroespacial (Norad, na sigla em inglês) para também criar um rastreador do Papai Noel (http://www.noradsanta.org), usando o sistema global de radares militares, além dos mapas do Bing e do software Windows. Esta é a primeira vez que o órgão das forças armadas se une a Microsoft para a iniciativa, que criou um site com jogos e outras curiosidades do Natal, mas não a primeira que monitora um trenó:

A tradição do Norad de acompanhar os passos de Papai Noel na noite de Natal começou em 1955, depois que a empresa Sears Roebuck & Co convidou as crianças, em um anúncio de jornal, a ligar para o bom velhinho. Por erro, foi publicado um número reservado para situações de emergência da Defesa Aérea americana. O coronel que estava de plantão entrou na brincadeira com as crianças que telefonaram e, com isso, a iniciativa “se tornou um programa de extensão militar de boa vontade”.

Bookmark and Share

Vídeo de Chuck Norris dá votos de Feliz Natal e próspero Ano Novo de forma épica

19 de dezembro de 2013 0

A lenda Chuck Norris resolveu passar a sua mensagem de Natal e Ano Novo de uma forma épica, em um vídeo que está fazendo sucesso na internet. O astro de ação aparece em uma produção de férias da empresa de animação húngara Delov Digital, no qual recria o feito de Jean Claude Van Damme para a Volvo (um dos comerciais mais incríveis de 2013), mas agora com dois jatos e 11 soldados em seus ombros. Mas nesse caso tudo é truque de animação mesmo (mas é melhor não espalhar muito esta última informação, vai que o Chuck Norris pensa que a gente duvida dele…).

 

Bookmark and Share

"BBB 13" foi o assunto mais buscado no Google em 2013 pelos brasileiros

17 de dezembro de 2013 1

O Google é responsável por indexar /organizar a maior parte das informações que circulam na web mundial. E nada mais justo que a sua retrospectiva de 2013 ser uma das mais importantes e interessantes. Prova disso é o fantástico vídeo que está acima, que conta a história da humanidade neste ano em um minutos e trinta segundos.

No Google Zeitgeist (espírito do tempo, em alemão) é apresentado tudo aquilo que o mundo buscou nos últimos 365 dias. Mas também há uma parte específica só para o Brasil. E nela constam desde marcas mais procuradas, até o “Como fazer arroz” ser o mais procurado item da culinária por aqui, passando pelo “Flamengo” como o time de futebol que teve mais pesquisas e “Meu Malvado Favorito 2″ como o filme mais popular na internet brasileira.

Todas as listas podem ser conferidas no Google Trends. Mas a lista geral Top 10 do que os brasileiros mais buscaram em 2013 você já confere aqui:

Bookmark and Share

Aplicativo da Costa Verde & Mar é atualizado com GPS

15 de dezembro de 2013 0

export_01Imagem: Divulgação / Costa Verde & Mar

O aplicativo da Costa Verde & Mar – o primeiro do Brasil que divulga uma região turística oficial do país – recebeu uma atualização. Agora ele conta com uma ferramenta de GPS integrada, para os visitantes irem de uma cidade para outra com mais facilidade e para conhecer melhor os pontos turísticos de cada uma das cidades.

É uma forma interessante de direcionar os visitantes da região aos muitos atrativos turísticos, que integram os 10 municípios de uma das regiões mais belas de Santa Catarina. Notícias, mapas, fotos e informações gerais também estão disponíveis – literalmente um guia portátil para as férias, que ajuda moradores e visitantes a conhecer melhor a região.

O aplicativo da Costa Verde & Mar está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

Bookmark and Share

Prefeitura no Ceará inova em site para convencer população a pagar impostos

13 de dezembro de 2013 0

prefeitura

Pagar impostos é uma coisa chata, né? Mas a Prefeitura de Aquiraz (CE) inovou ao criar uma trilha sonora para o site da sua Secretaria de Finanças.

Acesse agora o site http://sefin.aquiraz.ce.gov.br/home/, aumente o volume de sua caixa de som e volte aqui para o blog acompanhar a letra.

ATUALIZAÇÃO:

Caso o site tenha caído de tantos acessos, ouça abaixo a música composta e que toca automaticamente ao acessar o endereço.

[soundcloud url="https://api.soundcloud.com/tracks/124510377" params="color=ff6600&auto_play=false&show_artwork=true" width="100%" height="166" iframe="true" /]

Quem quer bem estar

E ver a vida melhorar
Deve pagar
O impostos direito

Quem quer prosperar
E ver o Brasil avançar
Deve ficar
Em dias com o governo

Fiquem atentos para o que eu vou dizer
É muito sério e todos devem saber

Que é importante
Pagar todos os impostos
Exija sempre o melhor pra você
Pois o governo tem que corresponder
Quem paga impostos
paga todos os impostos

Mais saúde e educação
Mais emprego pro cidadão
Só depende da sua contribuição
Quem paga impostos vai estar cumprindo o seu papel de cidadão
Ôooooo
Pagando os impostos você estará investindo na construção

Ôooooo
Ôooooo
Pra nossa nação (BIS)

Quem quer bem estar
E ver a vida melhorar
Deve pagar
O impostos direito

Quem quer imóvel paga IPTU
e automovel paga IPVA
ICMS da mercadoria que circula

Para produtos industrializados
é o IPI
Para todos os serviços prestados
é o ISS

Cidadão fique ligado

Ôooooo
Ôooooo
Pra nossa nação (BIS)

Quem quer prosperar
E ver o Brasil avançar
Deve ficar
Em dias com o governo

Bookmark and Share

Retrospectiva e os 10 vídeos mais populares do Youtube Brasil em 2013

11 de dezembro de 2013 0

Para celebrar tudo o que aconteceu em 2013, o Youtube convidou os astros dos seus canais para estrelar um mashup com os melhores momentos de 2013. O resultado é um vídeo cheio de referências que divertiram ou emocionaram (e ficaram para a história da internet). Você consegue identificar todas as referências? Se tiver alguma dúvida, a lista completa esta aqui.

O Youtube lançou também algumas listas de retrospectivas, como dos vídeos de músicas mais populares de 2013 no Brasil e dos vídeos mais populares do mundo em 2013. Mas a lista mais interessante é a dos 10 vídeos mais populares do Youtube Brasil 2013. E em primeiro lugar ficou o pessoal aqui de Balneário Camboriú do Galo Frito, com o “Tô sem sinal da TIM”.

1. TÔ SEM SINAL DA TIM | Paródia Rihanna – Diamonds

2. NA LATA | Porta dos Fundos

3. Noite de São João – Festa Junina da Galinha Pintadinha – OFICIAL

4. 10 mandamentos do rei do camarote

5. 50 TONS DE CINZA – NÃO FAZ SENTIDO

6. Ah Lelek Lek Lek… No passinho com Neymar!

7. Gêmeos nascem e não percebem que nasceram (emocionante)

8. 5inco Minutos – ISSO NÃO É COISA DE PIRANHA

9. PEIDÃO DE CHOCOLATE | Paródia – Naldo Amor de Chocolate

10. O Zizao tá lendo

Bookmark and Share

Mulheres se livraram do Tubby, mas não do Clube do Bolinha

10 de dezembro de 2013 3

clube

Enquanto todas estavam preocupadas com o Tubby (que se revelou uma farsa), alguns desenvolvedores trabalharam para existir uma resposta ao Lulu. E com isso foi lançado o Clube do Bolinha,  mais um aplicativo integrado com o Facebook que permite avaliar as pessoas. Ele está disponível para aparelhos com Android e deve chegar até o fim da semana para iPhones e outros dispositivos que rodam o iOS, da Apple (e azar sem previsão para quem tem Windows Phone e outros sistemas menos famosos). A diferença dos outros programas do tipo, segundo os próprios criadores, é que é “menos ofensivo”

As perguntas da avaliação do Clube do Bolinha são: “já pegou?” (sim ou não), “já comeu?” (sim ou não), “na cama ela é…” (dá pro gasto, horrível, merece um diploma, sabe o que está fazendo, faz de tudo) , “no rolê ela…” (torna o rolê inesquecível, adora dar um showzinho, não fede / não cheira, finge estar bêbada, agrega valor ao camarote), “responsabilidade” (a balada, o trabalho, a igreja, as amigas, a casa), “pegaria?” (só bêbado, essa é prá casa, nem na balada, perderia uns 5 minutos).

Já as hashtags de classificação negativas são #Ficaesperto, #Camarão, #Bigodinho, #SóFazMiojo, #Patricinha, #MariaGasolina, #AmigasFifi e #VidaLoka. Os itens positivos são #TopCapadeRevista, #ChefeDeCozinha, #RainhaDaPista, #Parceira, #SabeOQueFaz, #BeijaBem e #GostosaDaAcademia. No final é gerada uma nota geral para cada perfil feminino avaliado.

Mas o Clube do Bolinha tem outro detalhe perigoso: para ter acesso ao aplicativo, usuários precisam dar seus dados pessoais do perfil, que podem ser usados para os mais diversos fins pelos desenvolvedores do aplicativo. Leia aqui como isso funciona.

Como tirar o perfil do Clube do Bolinha?

Acesse o link da página do aplicativo no Facebook (aqui o atalho: http://goo.gl/IgOmES), depois clique “bloquear” (se aparecer a opção “remover”, clique também). Porém, algumas mulheres mesmo após este procedimento continuam disponíveis para avaliação. E não adianta instalar o aplicativo, pois nele não há uma opção clara de “excluir perfil”.

Vale lembrar também que o Ministério Público está questionando todos os aplicativos do gênero. Ou seja, caso não funcione a remoção e você se sentir lesada, procure um advogado.

 

Bookmark and Share

GTA V é o melhor jogo de 2013

08 de dezembro de 2013 2

O Next Generation Of Video Game Awards (VGX) elegeu os melhores jogos de 2013 em 23 categorias. Mesmo sendo uma das principais e respeitadas votações do gênero, os resultados geraram muitas discussões nos fóruns e grupos de jogadores mais assíduos – afinal, qualquer lista de melhores sempre causa estranhezas, porque cada um tem uma experiência diferente com cada jogo.

Confira abaixo os melhores jogos em suas respectivas categorias e aproveite as indicações, caso estiver procurando algo bom para jogar neste fim de ano. Aproveite a área dos comentários para dizer o que você achou das escolhas, se concorda ou discorda de alguma categoria.

> Melhor Jogo do Ano (#VGXGameOfTheYear): Grand Theft Auto V (GTA V)

> Melhor Estúdio do Ano (#VGXStudioOfTheYear): Naughty Dog

Sem título

> Melhor Jogo de Tiro do Ano (#VGXBestShooter): Bioshock Infinite

> Melhor Jogo de Aventura e Ação do Ano (#VGXBestActionAdventure): Assassin’s Creed IV: Black Flag

> Melhor Jogo de Esporte do Ano (#VGXBestSports): NBA 2K14 (sim, não foi Fifa nem PES)

> Melhor Jogo Independente do Ano (#VGXBestIndependent): Gone Home

>Melhor Jogo de RPG do Ano (#VGXBestRPG): Ni no Kuni – Wrath of the White Witch

> Melhor Jogo de Luta do Ano (#VGXBestFighting): Injustice: Gods Among Us

> Melhor Jogo de Corrida do Ano (#VGXBestDriving): Forza Motorsport 5

> Melhor Conteúdo Extra do Ano (DLC) (#VGXBestDLC): Far Cry 3 – Blood Dragon

> Melhor Jogo de Xbox do Ano (#VGXBestXbox): Brothers – A Tale of Two Sons

>Melhor Jogo de Playstation do Ano (#VGXBestPlaystation): The Last of Us

>Melhor Jogo de Nintendo do Ano (#VGXBestNintendo): Super Mario 3D World (que surpresa, não!?)

>Melhor Jogo para Computador do Ano (#VGXBestPC): Gone Home

> Melhor Jogo Móvel do Ano (#VGXBestMobileGame): Plants vs. Zombies 2: It’s About Time

>Melhor Jogo Artístico do Ano (#VGXBestHandheld): The Legend of Zelda – A Link Between Worlds

>Melhor Jogo Casual do Ano (#VGXBestCasual): Animal Crossing: New Leaf

> Melhor Ator de Voz (#VGXBestVoiceActor): Troy Baker como Joel em The Last of Us

>Melhor Atriz de Voz (#VGXBestVoiceActress): Ashley Johnson como Ellie em The Last of Us

>Melhor Trilha Sonora do Ano (#VGXBestSoundtrack): Grand Theft Auto V

> Jogo Mais Esperado para 2014 (#VGXMostAnticipated): Titanfall

> Melhor Personagem do Ano (#VGXCharacterOfTheYear): Irmãos Lutece do Bioshock Infinite

>Melhor Música de Jogo do Ano (#VGXBestSong): “Will the Circle be Unbroken”, de Bioshock Infinite

Bookmark and Share

Aquilo que você precisa saber sobre Big Data

04 de dezembro de 2013 0

bd1

Big Data é uma grande quantidade de dados não estruturados, que agora temos a possibilidade de processar em tempo real. “Não estruturados” quer dizer que eles não fazem sentido nenhum se lidos isolados. Mas se alguém juntar todas as peças certas é possível montar uma informação bem estruturada, que pode servir como uma resposta ou uma previsão para um problema.

É como pensar um grande quebra-cabeças. Hoje nós produzimos muitas peças a cada clique, curtida, comentário, parte preenchida nos perfis das redes sociais ou postagens que fazemos na web. Por sua vez, a web funciona como uma grande caixa coletiva, que armazena as peças do mundo inteiro no mesmo lugar. Mas não é só a web que serve como caixa: servidores privados, bancos de dados restritos e redes de computadores ou celulares também fazem parte da grande caixa de peças conhecida como Big Data.

Já quem explora o Big Data, procurando as peças certas para montar a sua resposta ou previsão, está minerando os dados. E encontrar os dados certos é como achar ouro (informação útil) no meio de um monte de pedras inúteis (dados não estruturados) . Por isso o  “big” (grande): há muita coisa, mas o essencial é difícil de encontrar. Ou não para algumas empresas que estão investindo nisso, que usam um conjunto de programas e máquinas para ajudar a ler a grande quantidade de dados.

bd1

Mas por que isso é importante agora?

- O aumento do uso de smartphones com GPS e internet: há mais de 4,6 bilhões de dispositivos móveis ativos no mundo e há entre 1 e 2 bilhões de pessoas acessando a internet. Todos eles alimentando o Big Data.

- Sensores aéreos e redes de satélites: O Centro de Simulação de Clima da Nasa, por exemplo, armazena 32 petabytes (cerca de 10 bilhões de fotos em alta qualidade) de observação climática para fazer simulações no supercomputador Discover - que minera esses dados. Isso é usado para prever catástrofes climáticas, por exemplo

- A popularização das mídias sociais: o Facebook tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, que produzem e compartilham mais de 30 bilhões de peças de dados (conteúdo) por lá. Além disso, são disparados no Twitter mais de 175 milhões de mensagens por dia, de mais de 465 milhões de contas. E isso tudo pode ser explorado por empresas para fazer propagandas direcionas, saber os hábitos das pessoas, prever o que elas vão querer comprar no próximo mês…

bd1

Qual o tamanho do Big Data atualmente?

- 2.7 Zetabytes (isso é 27 seguido de 21 zeros, ou seja, muito coisa) de dados existentes no universo digital hoje.

- Analistas estimam que em 2020 a quantidade de dados será 50 vezes maior do que hoje (135 sequidos por 22 zeros)

- Em 2012, 90% de todos os dados acumulados na história da humanidade foram criados nos dois anos anteriores.

- A cada dois dias nós criamos mais informação do que tínhamos acumulado no mundo até 2003.

bd1

E o que as pessoas estão fazendo com tudo isso?

- A polícia de Los Angeles e a Universidade da Califórnia usam os dados do Big Data para prever crimes antes que eles aconteçam.

- O Google Flu Trends usa a busca de termos avançada para prever (com muita precisão) quando e onde uma gripe irá se espalhar.

- Estatísticos dos Estados Unidos conseguiram resultados muito próximos em exatidão da realidade das eleições de 2012 antes da votação.

- O MIT está usando os dados emitidos por celulares para saber onde as pessoas andam ou usam carros para melhorar o planejamento urbano.

A ambição de muitas empresas é mostrar como o Big Data pode ser usado para melhorar a vida das pessoas nas experiência diárias. A ideia é criar um mundo como o do vídeo A Day in Big Data:

Porém, se não houver cuidado (sem querer ser pessimista), algumas empresas podem fazer o que bem entenderem com os dados que acumulam das pessoas de seus aplicativos ou redes socais (e você preocupado com o Obama dando uma fuçada no seu Facebook…).  Como, por exemplo, a polêmica do descadastro no Tubby, app que avalia as mulheres, que pode expor ainda mais as pessoas.

O Big Data é uma realidade em desenvolvimento. Cabe aos usuários dos aplicativos e mídias sociais terem consciência daquilo que jogam na grande caixa de peças. E as empresas que crescer neste cenário aprenderem a minerar aquilo que é importante para seus negócios sem explorar as pessoas.

 Este texto, por exemplo, “minerei” manualmente dos links marcados e do site www.adayinbigdata.com. 

Bookmark and Share