Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de março 2014

Dica de leitura: Jogador Nº 1

29 de março de 2014 0

ernie-cline-delorean-ready-player-one-cover-horz copy

Chegou o dia em que o mundo virtual superou o mundo real. E uma grande rede social chamada OASIS virou o sinônimo de internet, juntando em um só lugar todos os jogos, salas de bate-papo e ambientes virtuais existentes. Toda a humanidade acessa, como uma forma de escapar de um futuro miserável, dominado por corporações e com escassez de recursos. Mas o programador do OASIS, o gênio James Halliday, morreu. Em seu testamento, ele deixou uma fortuna de mais de 25 bilhões de dólares e mais o controle total sobre o sistema que criou, com uma condição: irá ficar com tudo isso a pessoa que encontrar o Easter egg dentro da simulação. Toda a humanidade ficou com a esperança de ter uma nova vida com o prêmio, principalmente Wade Watts – ou mais conhecido como Parzival no mundo virtual.

ernie-cline-delorean-ready-player-one-cover-horz2

Este é o cenário principal do livro Jogador Nº 1 escrito por Ernest Cline (da Editora Leya, mesma responsável por trazer ao Brasil a Guerra dos Tronos). A história é uma homenagem e uma aventura com referências a videogames clássicos e a cultura pop dos anos 80, porque o criador do OASIS era um nerd hardcore fã de tudo isso e criou seu testamento/jogo com pistas baseadas nestes elementos. De uma forma bem direta, e ao estilo do próprio livro, é possível resumir tudo como: um Harry Potter, que entra conscientemente na Matrix, para encontrar o bilhete premiado da Fantástica Fábrica de Chocolate, para salvar a humanidade de uma corporação do mau, que quer o prêmio para dominar tudo como o Sauron do Senhor dos Anéis (se você entendeu isso, com certeza vai gostar do livro).

O mais legal do Jogador Nº 1 é que quem também é fã dessas coisas vai se identificar muito. Desde os clássicos do Atari 2600, passando por filmes como De Volta Para o Futuro, os jogos de Dungeons & Dragons e as músicas do Rush, tudo na história está recriado dentro do OASIS, onde as pessoas podem interagir e jogar com a sensação mais fiel de realidade. E todas as referências deixam a leitura do livro bem fluída, porque o autor não precisa ficar descrevendo muitos os objetos (quem não sabe como é um DeLorean?) e consegue assim desenvolver bem a ação.

ernie-cline-delorean-ready-player-one-cover-horz3

O livro também detalha muito bem os tipos de jogadores e situações comuns nos jogos, que agora estão em escala global (imagine toda a humanidade dentro de um MMO, usando o lugar para estudar ou disputar posições sociais com bolas de fogo, armas lazer e robôs gigantes). Além disso, a experiência de ler Jogador Nº 1 é muito parecida com jogar, pois quem conhece as referências começa a tentar desvendar os mistérios com Parzival, que o levam para as três chaves, que abrem as portas para o grande prêmio. É claro, sem os modernos equipamentos tecnológicos de imersão virtual da história, mas com a melhor plataforma que existe até hoje: nossa imaginação.

Confira abaixo o prólogo do livro Jogador Nº 1 se você ficou interessado em mais:

 

Bookmark and Share

Papo sobre videogames: #GothamConnection - Episódio 1

25 de março de 2014 2

GC1

Confira o primeiro episódio oficial do programa Gotham Connection! Nesta semana, a conversa é sobre o Angry Bird Epic!, a expansão do Diablo 3 e o card game virtual gratuito Hearthstone.

Sobre o programa: meu amigo Bruno Stolf resolveu transformar seu trabalho de conclusão de curso da faculdade em um programa online sobre games. Nisso recebi um convite, junto com meu outro amigo, Carlos Pieri: e eis que nasceu o projeto Gotham Connection. A ideia inicial é conversar semanalmente sobre novidades e lançamentos nas plataformas Xbox, Playstation e PC.

Aproveite também e deixe a sua opinião ou sugestão de temas nos comentários.

# Papo sobre videogames: #GothamConnection – Episódio Piloto

Bookmark and Share

Radar Oferta permite localização de descontos no comércio*

20 de março de 2014 0

Foto_002-2014 (Radar Oferta)

No último ano o e-commerce movimentou quase R$ 30 bilhões e apresentou crescimento de 28% em relação a 2012, superando as expectativas dos analistas. Diante deste cenário, muitos estabelecimentos comerciais estão indo para a web expandir suas vendas. Se, por um lado, a internet tem contribuído com novas oportunidades de negócio, possibilitando empreendimentos que trabalham apenas com a venda virtual, ela também pode ser uma ferramenta para resgatar os clientes às lojas tradicionais.

E esta é a proposta do Radar Oferta: um aplicativo desenvolvido pela SRSul Sistemas Inteligentes que reúne promoções e preços especiais oferecidos pelos estabelecimentos de Blumenau e região. “Mas não basta apenas cadastrar produtos, eles devem ter algum desconto. O foco do Radar Oferta é a oportunidade”, explica Rogério Wiethorn, da SRSul.

Outro benefício do aplicativo é a praticidade. Através da geolocalização, o usuário sabe quais são as ofertas mais próximas dele. A busca também pode ser personalizada de acordo com filtros de gênero, segmento de produtos e serviços, data em que as ofertas foram cadastradas e até mesmo estabelecimento. Rogério explica que, além de beneficiar os usuários do aplicativo, o comércio também tira proveito da exposição, já que o Radar Oferta acaba se tornando um utilitário que estimula o fluxo da loja.

O Radar Oferta pode ser baixado gratuitamente na App Store para iOS e Google Play para Android.

* Divulgação de release recebido por assessoria de imprensa.

Bookmark and Share

Papo sobre videogames: #GothamConnection - Episódio Piloto

18 de março de 2014 9

piloto

Meu amigo Bruno Stolf resolveu transformar seu trabalho de conclusão de curso da faculdade em um programa online sobre games. Nisso recebi um convite, junto com meu outro amigo, Carlos Pieri: e eis que nasceu o projeto Gotham Connection. A ideia inicial é conversar semanalmente sobre novidades e lançamentos nas plataformas Xbox, Playstation e PC.

O episódio piloto (ou beta, como são chamados os jogos em fase de desenvolvimento) você confere abaixo. Os temas são o anúncio de Batman Arkham Knight, o lançamento de Titanfall e o desenvolvimento de jogos em crowdfunding.

Sugestões e correções são muito importantes para os novos episódios. Comente o que você achou :)

Cinco mentiras online que você está acreditando (e compartilhando no Facebook)

11 de março de 2014 1

É impossível achar um lugar que só publica a verdade? Sim, porque até mesmo os meios de comunicação mais tradicionais e confiáveis erram – seja por descuido ou conspiração. Só que na internet uma mentira pode provocar danos bem sérios para quem se envolve, clicando em links com vírus ou despertando brigas sem sentido.

Como já dito muitas vezes por aqui, o importante é sempre checar em mais de um lugar e em fontes confiáveis.  E um bom lugar para ficar sempre de olho o site www.e-farsas.com. Mas os cinco principais #hoaxes da atualidade você confere abaixo:

NÃO, o filho do dono da Friboi de 13 não está namorando uma mulher de 30

Pegue as fotos de um casal, invente uma história envolvendo alguém de uma marca famosa, jogue umas pitadas de “pedofilia” e “respeito aos bons costumes”, que você tem um dos boatos mais furados da atualidade. O dossiê completo que prova a inocência do filho do dono do açougue mais famoso do Brasil está aqui: http://bit.ly/MentiraFriboi

NÃO, você não vai mudar a cor do seu Facebook clicando no link

Não bastou muita gente acreditar na época do Orkut, agora este maldito vírus também está na rede social do Mark Zuckerberg – e em muitos perfis. O Facebook vai mudar sim sua aparência, automaticamente, mas nada que dependa de você  clicar em algo, ou de acessar um site, ou de compartilhar a foto do bebê rosado…

NÃO, a Nadia Mabry não está interessada em você

Algumas pessoas receberam uma mensagem de uma garota mostrando interesse em “conhecer melhor”. Só que ou ela é muito atirada, ou tem algo de errado. Sim, tem algo de errado: a tática é bem comum em quem pesca e-mails para incluir em listas de spam ou busca invadir contas com engenharia social.

NÃO, o Governo Federal não vai pagar R$ 2000,00 para as prostitutas

Os conservadores piram nessa: a notícia surgiu em um blog por aí, que logo ganhou repercussão nacional por ser exclusiva. Acontece que muitos “blogueiros” eu não inventam histórias absurdas para captar visitas, como se fosse um furo de reportagem. Mas na verdade é uma furada, que só serve para aumentar a popularidade e despertar a raiva das pessoas que lutam pelos “bons costumes”. Aqui a nota de esclarecimento oficial que desmente a notícia, que está sendo tratada com um crime inclusive: http://bit.ly/BolsaProstituta

NÃO, você não vai emagrecer 25 quilos em seis meses clicando no link

Essa inclusive já foi publicada aqui. Mas parece que todo mundo ainda quer tentar a sorte e emagrecer clicando no maldito vírus. 

***

Tem mais algum boato que está circulando muito e você não aguenta mais? Compartilhe nos comentários!

Bookmark and Share

ATUALIZADO: HUVr Corp promete lançar skate voador em Dezembro

04 de março de 2014 9

skate

O sonho de voar em um skate como Marty McFly fez em De Volta Para o Futuro 2 está próximo de virar realidade! É o que promete a HUVr Corp ao surpreender o mundo com seu novo produto. A empresa diz ter desenvolvido um sistema antigravidade, que permite maior liberdade em manobras e uma experiência única com o “futuro que chegou”.

No site da empresa (em inglês) há todos os detalhes técnicos e até um vídeo explicando como funciona o sistema. Também no site há um marcador de tempo, igual ao do DeLorean, onde aponta que a “chegada” acontecerá em Dezembro de 2014. E tem ainda o depoimento do Tony Hawk (um dos maiores skatistas do mundo), que testou o aparelho: “Flutuar desta forma é como andar de skate em sua forma mais pura. Porque não há nenhum atrito abaixo, permite que você se concentrar na essência pura – apenas o movimento”.

Confira no vídeo abaixo a demonstração do skate voador HUVr:

Só leia daqui em diante se você quiser acabar com o sonho:

Infelizmente toda a campanha do HUVr está com cara de ser uma grande jogada de marketing. Até o momento, não há nenhuma confirmação científica de um dispositivo antigravidade tão efetivo (#xatiado).

Minha desconfiança é que o HUVr seja parte da campanha de lançamento do novo tênis da Nike, os Power Laces no Air Mag, (também do filme, que “se amarra” sozinho), confirmado para o próximo ano.

Power Laces

Viral (tomara que eu esteja errado) ou não, a simples esperança de ver um item tecnológico desses, tão desejado por fãs dos filmes, virar realidade já vale a experiência de acompanhar o desenvolver da história.

A dica do HUVr veio do meu amigo Vinicius Batista de Oliveira.

ATUALIZADO 1:

Tony Hawk pediu desculpas em ser perfil no Instagram por levantar falsas esperanças nas pessoas sobre skates voadores e publicou os bastidores do vídeo. Porém, a verdadeira intenção da produção ainda não foi revelada.

ATUALIZADO 2:

Depois de 48 horas e muita gente investigando os mistérios do skate voador, tudo não passou de uma brincadeira do site de humor Funny or Die para se divulgar. Christopher Lloyd, o ator que interpreta o Dr. Emmett Brown no De Volta Para o Futuro, fez até um vídeo de “desculpas” explicando a situação (e até ele mesmo foi enganado uhum, senta lá, doc). Clique na imagem abaixo para ver a mensagem completa:

hoverboard fake

Mas uma boa notícia! Quem comentar qualquer coisa na postagem do Facebook com pedido de desculpas do Funny or Die pode concorrer ao hoverboard usado no “comercial” autografado pelas celebridades (e só para lembrar, infelizmente ele ainda não irá flutuar de verdade).

face

Bookmark and Share