Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Cuidado com o novo golpe da declaração do Imposto de Renda

06 de maio de 2014 0

Untitled-3

O prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 já terminou. Mas os golpes na internet baseados nela continuam a fisgar usuários desatentos. E o problema agora é que a mentira está mais elaborada: usa uma “máscara” de endereço de e-mail, para fingir ter sido enviado por um órgão oficial.

O e-mail normalmente chega com o assunto “Problemas no recebimento de sua declaração de Imposto de Renda na Receita”, enviado pelo endereço “declaracoesreceita@fazenda.gov.br”. O texto tenta convencer que há problemas na declaração do usuário, indicando para clicar em links, baixar um programa e reenviar a declaração. Mas é tudo mentira, pois na verdade a pessoa é levada para locais cheios de armadilhas virtuais.

A própria Receita Federal alerta em seu site que não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazer isso em seu nome. Ou seja, qualquer e-mail desse tipo que chegar dessa forma é golpe.

E se você receber este tipo de mensagem:

1. não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais (como senhas ou informações de cartões bancários);

2. não clique nos links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome de algum órgão oficial, ou mensagens como “clique aqui”, pois na interent é possível “mascarar” endereços; e

3. apague imediatamente a mensagem.

A Receita Federal também tem um canal para dúvidas ou informações adicionais nas próprias agências, na página www.receita.fazenda.gov.br (essa é a verdadeira) ou pelo telefone Receitafone (146).

 

Bookmark and Share

Envie seu Comentário