Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Como manter seus filhos seguros na internet?

04 de junho de 2014 0

 seguranca Imagem: pcblindado.com

O caso do suspeito que usou o Facebook para conseguir informações sobre o menino raptado em Ilhota reacendeu a discussão da importância de cuidados no uso de redes sociais. Infelizmente, as crianças sem orientação acabam se expondo a ameaças além do sequestro, como a pedofilia e o ciberbullying. E muitas vezes por falta de experiência, os pais não sabem como educar para a vida digital. Para ser mais fácil de todos entenderem, a internet deve ser considerada uma extensão da nossa sociedade como um todo (mesmo que ela não seja palpável, tudo aquilo que acontece na “vida real” pode repercutir de forma mais ampla na “virtual”). Por exemplo, se os pais já orientam os filhos a não falar com estranhos na vida real, o mesmo vale para a internet. Algumas dicas gerais, apontadas por especialistas em segurança online, são:

  • Atenção dos pais. Os pais e cuidadores devem estar cientes do que as crianças estão fazendo na internet. Quais os caminhos, sites e tipos de interação que têm.
  • Sistema de monitoramento. Existem sistemas de monitoramento online, alguns do próprio sistema operacional do computador utilizado, é só escolher de acordo com a faixa etária da criança.
  • Ambientação. O computador deve ficar sempre em um ambiente coletivo ou de passagem, para facilitar o monitoramento pelos pais.
  • Computadores diferentes. A criança não deve utilizar o mesmo computador do adulto, pois os dados salvos podem gerar confusão, como por exemplo sites de compras, senhas e dados de cartões.

Outro material muito útil é a cartilha do site Família mais segura na internet. Nela estão explicados de forma bem didática os detalhes para a formação de “usuários digitalmente corretos para a construção de um ambiente virtual mais ético, seguro e legal”. Mas como tudo que envolve educação e segurança, o diálogo aberto entre a família e o cuidado com a repercussão das ações ainda são os conselhos mais certos para uma vida digital tranquila.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário