Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Aplicativo ajuda a melhorar a saúde e condicionamento físico em tempo real

11 de junho de 2014 0

dacadoo
Imagens: Dacadoo / Divulgação

Através das técnicas da gamificação, participantes competem entre si para cuidar da saúde

Ter na palma das mãos a solução dos problemas é algo comum nos dias de hoje. Quase tudo pode ser resolvido por meio de um celular com acesso a internet. Quando o assunto é saúde e controle dos hábitos de vida não é muito diferente. Para aumentar as opções de serviços oferecidos e voltados para a saúde e bem-estar da população, foi lançado recentemente no Brasil um aplicativo que promete motivar as pessoas a adotarem e praticarem uma mudança de hábitos. O Dacadoo traz a lógica dos jogos virtuais, funcionando como uma espécie de competição, para estimular os usuários a cuidarem da saúde mantendo, por exemplo, uma dieta balanceada, perda de peso, atividade física, entre outros.

Essa tecnologia é conhecida como gamificação, derivada do termo inglês gamefication, significa aplicar teorias de jogos (games) em ambientes ou situações que necessitem de engajamento das pessoas para a resolução dos problemas. Na área da saúde, por exemplo, a gamificação permite três diferenciais importantes para o processo de conscientização: diversão, competição e engajamento. “Estamos observando que há necessidade de mudanças na abordagem em saúde para resolução de problemas que temos há muitos e muitos anos e com certeza a gamificação é um grande aliado”, completa o representante da Dacadoo no Brasil, Dr. Rodrigo Tanus.

A utilização do Dacadoo já apresentou resultados positivos, especialmente no ambiente corporativo. Em uma parceria com um de seus cases de sucesso, a Samsung, o aplicativo da Dacadoo vem pré-instalado no relógio inteligente da empresa coreana, o Samsung Gear 2, lançado em abril no Brasil. Dessa maneira, quem adquire o relógio já está apto para se cadastrar e conferir a sua pontuação de saúde personalizada baseado nas medidas do corpo, estilo de vida e atividades físicas praticadas.

Segundo dados do Ibope (2012), o Brasil é um grande consumidor destes serviços. De acordo com a pesquisa 23% dos brasileiros são jogadores assíduos ou eventuais, o que corresponde a 45,2 milhões de pessoas. Qual campanha de saúde atinge e estimula essa mesma quantidade de pessoas de forma eficiente e divertida? “Doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes, aumento de colesterol, entre outras, estão associadas com fatores de risco inerentes aos nossos hábitos de vida e ambientes em que vivemos. Verificamos que, mesmo informados e conscientizados sobre os cuidados que devemos ter com a saúde, há um aumento constante dessas doenças. Isso nos leva a crer que é essencial buscarmos alternativas que despertem ainda mais as pessoas sobre a adoção de hábitos saudáveis para tratar e prevenir doenças”, explica Tanus.

Tecnologia suíça 

O sistema foi desenvolvido pela empresa suíça Dacadoo, que desde o início de suas atividades, em 2010, demonstrou um grande crescimento no desenvolvimento de games na área da saúde e bem-estar. A partir de uma plataforma, disponível no formato de aplicativo para iOS, Android e Blackberry, os usuários registram seus dados de saúde, informações sobre hábitos nutricionais e atividade física. O aplicativo oferece dinâmicas nas redes sociais, em que os participantes podem competir entre si, cada um estabelecendo seus próprios objetivos. Após responder algumas questões, o participante recebe um health score, uma pontuação de saúde que vai de zero a mil. Cada vez que executa e registra atividades saudáveis, o score aumenta.

O aplicativo envia dicas personalizadas e oferece um acompanhamento em tempo real, inclusive de monitoramento de estresse, para que as pessoas se mantenham motivadas e incluindo cada vez mais hábitos para seguir com um estilo de vida saudável.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário