Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A Copa no Brasil sob a ótica dos torcedores nas redes sociais

27 de junho de 2014 0

estatisticas

Mas afinal, o que é a Copa do Mundo para os brasileiros? O verde e amarelo inspira o civismo ou chega às ruas em forma de manifestações contrárias ao maior evento de futebol do mundo?  Saber o que pensam, escrevem e compartilham os torcedores no Brasil sobre a competição é o principal enfoque de um trabalho que une empresas brasileiras de tecnologia, de comunicação e de pesquisa.

Desde o dia 23 de junho, internautas que se manifestam sobre o mundial no Facebook, Google Plus, Twitter e Instagram são acompanhados pelo projeto Folha na Copa. A iniciativa, além do jornal Folha de São Paulo, conta com a Seekr, empresa de monitoramento digital, e a AskNew, especializada em Marketing e pesquisa.  Durante os jogos da Copa, internautas que usarem a #folhanacopa integrarão um banco de dados que deve apresentar o que representou para o Brasil participar e abrigar a competição.

Por meio de uma seleção criteriosa de palavras e expressões, a equipe da AskNew conseguirá identificar informações postadas dentro e fora dos estádios. Além da hashtag, será monitorada a localização dos internautas via ferramentas de GPS (Foursquare e geolocalização) para analisar de onde partem os comentários.

Todo o material estará disponível em uma timeline da página da Folha de São Paulo. “Monitoramento nada mais é do que uma grande pesquisa espontânea sobre o que pensa um grupo de pessoas. E o mundo virtual representa a extensão de pensamento e comportamento social”, comenta Janine Fisher, uma das gestoras da AskNew. As pesquisadoras reforçam que além de sanar a curiosidade sobre a aceitação do evento, as informações servirão para nortear ações ligadas à Copa do Mundo em várias áreas.

Veja todas as estatísticas aqui: http://goo.gl/NM6njw

Bookmark and Share

Envie seu Comentário