Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de junho 2014

A Copa no Brasil sob a ótica dos torcedores nas redes sociais

27 de junho de 2014 0

estatisticas

Mas afinal, o que é a Copa do Mundo para os brasileiros? O verde e amarelo inspira o civismo ou chega às ruas em forma de manifestações contrárias ao maior evento de futebol do mundo?  Saber o que pensam, escrevem e compartilham os torcedores no Brasil sobre a competição é o principal enfoque de um trabalho que une empresas brasileiras de tecnologia, de comunicação e de pesquisa.

Desde o dia 23 de junho, internautas que se manifestam sobre o mundial no Facebook, Google Plus, Twitter e Instagram são acompanhados pelo projeto Folha na Copa. A iniciativa, além do jornal Folha de São Paulo, conta com a Seekr, empresa de monitoramento digital, e a AskNew, especializada em Marketing e pesquisa.  Durante os jogos da Copa, internautas que usarem a #folhanacopa integrarão um banco de dados que deve apresentar o que representou para o Brasil participar e abrigar a competição.

Por meio de uma seleção criteriosa de palavras e expressões, a equipe da AskNew conseguirá identificar informações postadas dentro e fora dos estádios. Além da hashtag, será monitorada a localização dos internautas via ferramentas de GPS (Foursquare e geolocalização) para analisar de onde partem os comentários.

Todo o material estará disponível em uma timeline da página da Folha de São Paulo. “Monitoramento nada mais é do que uma grande pesquisa espontânea sobre o que pensa um grupo de pessoas. E o mundo virtual representa a extensão de pensamento e comportamento social”, comenta Janine Fisher, uma das gestoras da AskNew. As pesquisadoras reforçam que além de sanar a curiosidade sobre a aceitação do evento, as informações servirão para nortear ações ligadas à Copa do Mundo em várias áreas.

Veja todas as estatísticas aqui: http://goo.gl/NM6njw

Bookmark and Share

No que você está pensando?

26 de junho de 2014 0

Whats-on-your-mind-Facebook-5

O Facebook e outras redes sociais podem ser um tanto depressivas, principalmente quando a vida dos amigos conectados parece ser bem melhor. Tanto que a “Depressão Facebook” já é um fenômeno com tendência à doença.

Mas no filme curta-metragem criado por Shaun Higton, chamado What’s on your mind? (a famosa frase “No que você está pensando?” do Facebook), um homem tenta embelezar sua vida depois de começar a comparar suas atualizações com os amigos. O resultado é uma reflexão bem profunda de como nós estamos editando nossas vidas em busca de curtidas.

Dica do meu amigo Juliano Theiss.

Bookmark and Share

Novo jogo dos Angry Birds é Épico!

20 de junho de 2014 1

angry

Espadas e magias são as novas armas dos pássaros mais impacientes do mundo dos games contra os porcos ladrões de ovos. Diferente de lançar os personagens contra alvos ou disputar corridas de kartAngry Birds Epic (disponível no Google Play, na App Store e no Windows Phone Store) é uma aventura de fantasia medieval, no estilo de um RPG clássico por turnos – o jogador controla um time de heróis, que alternam suas ações contra os inimigos, com ataques, defesa, magias e outras habilidades. Quem já jogou Final Fantasy, Chrono Trigger ou Pokemón sabe muito bem como funciona. Já quem não é acostumado ao estilo de jogo vai encontrar uma diversão casual, bem fácil de gostar.

Angry Birds Epic simplificou os sistemas de ação, tornando a experiência divertida de aprender e ficando bem envolvente logo nos primeiros combates. Basta selecionar o personagem com o toque, escolher a ação, o inimigo e pronto, pois o resto é estratégia. A evolução dos pássaros por experiência (ganhando níveis depois de certo número de combates), junto com a possibilidade de fabricar itens e personalizar equipamentos, também abre muitas possibilidades de estratégias. Por exemplo, escolher ter um poder mais focado em defesa para sobreviver ou causar muito dano para acabar logo com os adversários.

Como na maioria dos jogos para dispositivos móveis, a integração social com o Facebook permite trocar itens com outros amigos que também estão na aventura. E mesmo o jogo sendo grátis para baixar, existe a possibilidade de pagar para conseguir bônus itens mais rapidamente – diminuindo a dificuldade para quem não tem paciência de ficar muito tempo. Já uma novidade bem interessante é aceitar ver alguns vídeos publicitários para ganhar certos poderes durante um combate (ou seja, você paga com o seu tempo).

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=NCs_1NCLo90]

Bookmark and Share

"Olha, um cachorro passeando... com um Drone"

18 de junho de 2014 0

drone-dog

Drones estão na moda. Tanto que o exército dos Estados Unidos adora eles e muitos fotógrafos já alcançam ângulos incríveis na hora de fazer seus registros. Só que a criatividade (ou talvez a preguiça) fizeram um cidadão de Nova Iorque dar um novo uso aos robôs voadores: levar seu cachorro para passear.

Ele configurou uma rota no aplicativo de mapas em GPS e acompanhou tudo em tempo real, já que o Drone tem uma câmera que transmite para seu computador / smartphone. O engraçado é a reação das pessoas na rua, ao acompanharem a experiência com cara futurista. Já o cachorro parece ter aproveitado muito o passeio.

Confira no vídeo:

Bookmark and Share

Aplicativo ajuda a melhorar a saúde e condicionamento físico em tempo real

11 de junho de 2014 0

dacadoo
Imagens: Dacadoo / Divulgação

Através das técnicas da gamificação, participantes competem entre si para cuidar da saúde

Ter na palma das mãos a solução dos problemas é algo comum nos dias de hoje. Quase tudo pode ser resolvido por meio de um celular com acesso a internet. Quando o assunto é saúde e controle dos hábitos de vida não é muito diferente. Para aumentar as opções de serviços oferecidos e voltados para a saúde e bem-estar da população, foi lançado recentemente no Brasil um aplicativo que promete motivar as pessoas a adotarem e praticarem uma mudança de hábitos. O Dacadoo traz a lógica dos jogos virtuais, funcionando como uma espécie de competição, para estimular os usuários a cuidarem da saúde mantendo, por exemplo, uma dieta balanceada, perda de peso, atividade física, entre outros.

Essa tecnologia é conhecida como gamificação, derivada do termo inglês gamefication, significa aplicar teorias de jogos (games) em ambientes ou situações que necessitem de engajamento das pessoas para a resolução dos problemas. Na área da saúde, por exemplo, a gamificação permite três diferenciais importantes para o processo de conscientização: diversão, competição e engajamento. “Estamos observando que há necessidade de mudanças na abordagem em saúde para resolução de problemas que temos há muitos e muitos anos e com certeza a gamificação é um grande aliado”, completa o representante da Dacadoo no Brasil, Dr. Rodrigo Tanus.

A utilização do Dacadoo já apresentou resultados positivos, especialmente no ambiente corporativo. Em uma parceria com um de seus cases de sucesso, a Samsung, o aplicativo da Dacadoo vem pré-instalado no relógio inteligente da empresa coreana, o Samsung Gear 2, lançado em abril no Brasil. Dessa maneira, quem adquire o relógio já está apto para se cadastrar e conferir a sua pontuação de saúde personalizada baseado nas medidas do corpo, estilo de vida e atividades físicas praticadas.

Segundo dados do Ibope (2012), o Brasil é um grande consumidor destes serviços. De acordo com a pesquisa 23% dos brasileiros são jogadores assíduos ou eventuais, o que corresponde a 45,2 milhões de pessoas. Qual campanha de saúde atinge e estimula essa mesma quantidade de pessoas de forma eficiente e divertida? “Doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes, aumento de colesterol, entre outras, estão associadas com fatores de risco inerentes aos nossos hábitos de vida e ambientes em que vivemos. Verificamos que, mesmo informados e conscientizados sobre os cuidados que devemos ter com a saúde, há um aumento constante dessas doenças. Isso nos leva a crer que é essencial buscarmos alternativas que despertem ainda mais as pessoas sobre a adoção de hábitos saudáveis para tratar e prevenir doenças”, explica Tanus.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=NqacR9Kt9ks]

Tecnologia suíça 

O sistema foi desenvolvido pela empresa suíça Dacadoo, que desde o início de suas atividades, em 2010, demonstrou um grande crescimento no desenvolvimento de games na área da saúde e bem-estar. A partir de uma plataforma, disponível no formato de aplicativo para iOS, Android e Blackberry, os usuários registram seus dados de saúde, informações sobre hábitos nutricionais e atividade física. O aplicativo oferece dinâmicas nas redes sociais, em que os participantes podem competir entre si, cada um estabelecendo seus próprios objetivos. Após responder algumas questões, o participante recebe um health score, uma pontuação de saúde que vai de zero a mil. Cada vez que executa e registra atividades saudáveis, o score aumenta.

O aplicativo envia dicas personalizadas e oferece um acompanhamento em tempo real, inclusive de monitoramento de estresse, para que as pessoas se mantenham motivadas e incluindo cada vez mais hábitos para seguir com um estilo de vida saudável.

Bookmark and Share

Alemanha vence o Brasil por 2 a 1 no final da Copa do Mundo (no jogo Fifa 2014 World Cup)

09 de junho de 2014 0

fifa
Imagem: Divulgação / Electronic Arts

A Copa do Mundo 2014 só termina no dia 13 de julho. Mas o pessoal da Electronic Arts já tem um bom palpite de como será o torneio: eles colocaram as 32 seleções participantes no sistema de simulação de táticas, jogadas e condições do seu mais famoso jogo de futebol, o Fifa 2014 World Cup.  O resultado foi que o time alemão venceu a equipe brasileira por 2 a 1 (na prorrogação). Vale lembrar que a EA acertou que a Espanha venceria o campeonato de 2010. A desenvolvedora de games também chuta para 2014 que Neymar será o vencedor da Chuteira de Ouro e que Andrés Iniesta fará o gol mais bonito.

Veja como foram os outros jogos:

1ª FASE
Brasil 3 – 1 Holanda
Costa do Marfim 2 – 3 Uruguai
França 0 – 1 Nigéria
Portugal 2 – 0 Rússia
Espanha 3 – 1 México
Inglaterra 1 – 1 Colômbia (Inglaterra 4-3 nos pênaltis)
Argentina 2 – 0 Equador
Bélgica 1 – 2 Alemanha

QUARTAS DE FINAL
Brasil 2 – 2 Uruguai (Brasil 4-3 nos pênaltis)
Portugal 4 – 3 Nigéria
Inglaterra 0 – 2 Espanha
Alemanha 2 – 1 Argentina

SEMIFINAIS
Brasil 1 – 0 Portugal
Espanha 0 – 0 Alemanha (Alemanha 5-4 nos pênaltis)

DISPUTA DO 3º LUGAR
Portugal 1 – 3 Espanha

FINAL
Brasil 1 – 2 Alemanha

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=8ofB9lPLvik]

Bookmark and Share

Como manter seus filhos seguros na internet?

04 de junho de 2014 0

 seguranca Imagem: pcblindado.com

O caso do suspeito que usou o Facebook para conseguir informações sobre o menino raptado em Ilhota reacendeu a discussão da importância de cuidados no uso de redes sociais. Infelizmente, as crianças sem orientação acabam se expondo a ameaças além do sequestro, como a pedofilia e o ciberbullying. E muitas vezes por falta de experiência, os pais não sabem como educar para a vida digital. Para ser mais fácil de todos entenderem, a internet deve ser considerada uma extensão da nossa sociedade como um todo (mesmo que ela não seja palpável, tudo aquilo que acontece na “vida real” pode repercutir de forma mais ampla na “virtual”). Por exemplo, se os pais já orientam os filhos a não falar com estranhos na vida real, o mesmo vale para a internet. Algumas dicas gerais, apontadas por especialistas em segurança online, são:

  • Atenção dos pais. Os pais e cuidadores devem estar cientes do que as crianças estão fazendo na internet. Quais os caminhos, sites e tipos de interação que têm.
  • Sistema de monitoramento. Existem sistemas de monitoramento online, alguns do próprio sistema operacional do computador utilizado, é só escolher de acordo com a faixa etária da criança.
  • Ambientação. O computador deve ficar sempre em um ambiente coletivo ou de passagem, para facilitar o monitoramento pelos pais.
  • Computadores diferentes. A criança não deve utilizar o mesmo computador do adulto, pois os dados salvos podem gerar confusão, como por exemplo sites de compras, senhas e dados de cartões.

Outro material muito útil é a cartilha do site Família mais segura na internet. Nela estão explicados de forma bem didática os detalhes para a formação de “usuários digitalmente corretos para a construção de um ambiente virtual mais ético, seguro e legal”. Mas como tudo que envolve educação e segurança, o diálogo aberto entre a família e o cuidado com a repercussão das ações ainda são os conselhos mais certos para uma vida digital tranquila.

Bookmark and Share

O que esperar da E3 2014?

02 de junho de 2014 0

e3

Um dos maiores eventos com novidades no mundo dos videogames vai acontecer entre os dias 10 e 12 de junho (mas no dia 9 já tem pré-evento também). É a edição de 2014 da Electronic Entertainment Expo (E3), a convenção que reúne fãs e desenvolvedores ansiosos (os primeiros para jogar, os segundos para vender).

Entre os muitos lançamentos e especulações, Bruno Stolf, Carlos Pieri, Thiago Marthendal e eu (Joel Minusculi) listamos as principais em uma edição especial do videolog Gotham Connection:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=dM7IBJYrXiY]

As apresentações da E3 também serão transmitidas pela internet, no próprio site do evento. Enquanto isso, uma lista com os principais lançamentos parece ter sido “vazada” e deixou agitada a comunidade gamer. Nela constam as novidades da Microsoft, da Sony e da Nintendo. Mas ela será totalmente verdade?

e3-leak

Bookmark and Share