Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

5 segredos sobre o aplicativo Secret

14 de agosto de 2014 2
Imagem: Thinkstock

Imagem: Thinkstock

O Secret é mais um dos muitos aplicativos polêmicos. Ele é anunciado como uma nova maneira de compartilhar ideias e sentimentos, mas, diferente de outros lugares onde os perfis das pessoas são bem detalhados, quem publica nele fica “anônimo”. Então aí entra uma questão complicada: o anonimato na internet, que é um assunto muito debatido, pois tem muitos prós e contras. A fama e a polêmica do Secret surgiu justamente com seu uso negativo (incluindo a #zuera e a #sacanagem), com usuários compartilhando segredos dos outros (não os próprios como é o objetivo). Porém, poucos desses sabem alguns segredos do próprio aplicativo.

secret

1. O Secret não é tão anônimo assim… 

É possível denunciar o conteúdo das postagens do aplicativo e até revelar a pessoas responsável por compartilhar o “segredo”. Além disso, os perfis do Secret são vinculados com número telefônicos e/ou perfis do Facebook – uma ação judicial pode requisitar os dados de quem emitiu determinada postagem. Também é possível entrar em contato com os desenvolvedores pelo e-mail legal@secret.ly e resolver problemas direto com eles (clique aqui para mais detalhes).

2. O Secret foi criado com um objetivo nobre

A ideia do aplicativo é servir como um espaço para que as pessoas compartilhem seus próprios segredos, de forma anônima. Isso porque muita gente sente dificuldade de expor seus medos, angustias ou dúvidas próprias – e assim seria mais fácil de buscar ajuda. É mais ou menos como o serviço prestado pelo CVV, mas em uma versão adaptada como uma rede social.

3. Não é culpa do Secret, ou de qualquer outra rede social, o conteúdo ofensivo ou destrutivo da internet 

Segundo psicólogos, as pessoas que reclamam constantemente ou atacam as outras fazem isso pela insegurança que sentem ou como um mecanismo de defesa. “A reclamação muitas vezes acaba sendo um tipo de esporte coletivo que pode gerar um sentimento de proximidade com outros através da rejeição mútua de uma pessoa ou situação” (clique aqui para ler mais detalhes). Ou seja, o aplicativo é apenas uma ferramenta para as pessoas divulgarem o que querem. Seu uso depende da intenção de cada um.

4. O Secret é considerado ilegal por juristas brasileiros

Inclusive já há uma ação civil que pede para a Apple e o Google retirarem o aplicativo de suas lojas. Na teoria, todos tem o direito de manifestação, desde que não agridam terceiros. Vale lembrar também que com a “Lei Carolina Dieckman” ficou mais fácil buscar os direitos em crimes sofridos pela internet. E também um advogado sempre pode orientar melhor sobre o que fazer nestes casos.

5. Tem uma página no Facebook que reúne as melhores publicações do Secret

No Vou te contar um Secret (www.facebook.com/voutecontarumsecret) tem humor, sofrimento, lamentação e tudo o que há de mais bizarro no aplicativo. Nada que envolva nomes ou queimação de filme (de forma destrutiva), apenas a #zuera.

secret-app-1-642x336

 

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Gostosinha! diz: 15 de agosto de 2014

    ADOREI!

  • Gostosinha! diz: 15 de agosto de 2014

Envie seu Comentário