Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2007

Se você é um RSSer atrapalhado, esta é prá você

24 de julho de 2007 1

Reprodução
Se você é daqueles que não sabe por onde começar quando abre seu agregador de feeds de RSS e fica confuso com tanta informação, seus problemas acabaram. Chegou o AideRSS e a sua mais promissora criação: o PostRank, um sistema que produz um ranking dos posts mais relevantes. Para mostrar o caldo que dá essa mistura, fiz um exemplo com os feeds do nosso site de cobertura do Pan. Veja aqui.

Postado por Sérgio Lüdtke

Nova economia

22 de julho de 2007 1

Edição brasileira de Wikinomics/Reprodução
Saiu há algumas semanas no Brasil (Editora Nova Fronteira) a tradução de um livro muito interessante publicado no ano passado nos Estados Unidos: Wikinomics, aqui com o subtítulo %22Como a colaboração em massa pode mudar seu negócio%22. Eu estou lendo uma tradução em espanhol que ao menos tem um subtítulo mais feliz, %22La Nueva economía de las multitudes inteligentes%22.

O livro deve seguir o caminho de sucesso de obras anteriores que tratam do tema como os excelentes %22O Mundo é Plano%22 e %22Cauda Longa%22. E, a exemplo daqueles dois, este também tem um ótimo site na web.

Os autores do livro, Don Tapscott e Anthony D. Williams, pretendem responder à pergunta: como podem as empresas adaptar-se a uma onda de participação propiciada pela rede de computadores? Eles mostram novas estratégias e modelos de negócios que estão utilizando as empresas para inovar e redefinir as regras da competição. Falam de comunidades, plataformas abertas, inovação e colaboração em massa.

Não espere muito pra ler, daqui a pouco surge mais literatura da boa.

Livrarias no hagah: Porto Alegre, Florianópolis, Serra Gaúcha, Joinville e Vale dos Sinos.

Postado por Sérgio Lüdtke

Só se for de grátis

17 de julho de 2007 0

Muita coisa na web é free, mas nem sempre é seguro/Reprodução/clicRBS
Após alguns meses suando a camiseta, caro leitor, adquiri um computador portátil (notebook, se preferir). A questão é que a máquina veio pelada. Totalmente não, mas os softwares que tem não se prestam muito para o que pretendo fazer. Assim, fui catar na web versões livres que quebrassem o meu galho “de grátis”.

Se você está na mesma situação, seguem os links e uma breve descrição dos programas. Muitos já são velhos conhecidos, aceitam-se novas sugestões, bem como lembretes de velhos softwares livres esquecidos aqui também – é só comentar lá embaixo.

Pacote OpenOficce
No site oppenofice.org você encontra a versão 2.0 do Open. Ele inlcui um editor de texto, de tabelas, de banco de dados, de slides, projetos gráficos e uma calculadora turbinada.

EditPad Lite
Este aqui me ganhou porque parece o Firefox, com essas abinhas. Ideal para quem precisa editar ou modificar textos simultaneamente. Se possível, esse vem aqui para a redação. Só não tem corretor ortográfico. Mas parece muito bom. Melhor de tudo, as teclas de atalho dão ao programa uma ótima funcionalidade, tornando-o prático no manuseio para coisas que precisam ser feitas rapidamente. Outro ponto positivo: não suja o código fonte – se você bloga sabe do que estou falando.

Picasa 2
Para imagens, Picasa 2, precário mas utilitário. Mais um produto Google.

Audacity
Acrescento ainda o Audacity, para gravar e editar arquivos de áudio. Ótimo para se fazer podcasts.

Bom, era isso. Basta clicar aí nos nomes dos ditos para dar uma conferida. Coloco aqui ainda uma lista que encontrei na minha empreitada com vários softwares livres com utilidade educacional, do cálculo de peso molecular a viagens espaciais.

LEMBRETE: muita cautela ao sair fazendo downloads por aí! Num bate-papo com o nosso mestre das máquinas aqui do clicRBS, Alexandre Perin, duas dicas ficaram claras:

1) cuidado com os sites falsos. Podem ser identificados pela URL, que diferirá da que se esperaria de um endereço oficial. Procure sempre o site da corporação no Google para não correr riscos;

2) na dúvida, NÃO BAIXE.

Postado por Guilherme Neves

EBay lança classificados de graça para os EUA

05 de julho de 2007 0


O portal de leilões eBay lançou um site gratuito de anúncios classificados nos Estados Unidos, uma iniciativa para encontrar novas fontes de renda que concorre com o popular Craigslist.org e a imprensa tradicional.

A gigante do comércio eletrônico tem há mais de dois anos um site internacional de anúncios classificados chamado Kijiji (%22povo%22 em swahili), que permite aos usuários comprar e vender serviços difíceis de encaixar no eBay.

Conforme a agência EFE, a nova versão do produto, chamada Gumtree, cobre 220 cidades em 50 Estados dos EUA com ofertas que vão desde o aluguel de imóveis até os anúncios pessoais e a adoção de animais de estimação.

É um mercado até hoje dominado pela Craigslist.org, companhia com sede em San Francisco que tem usuários em mais de 450 cidades no mundo todo. De fato, o sucesso do site é tamanho que a própria eBay decidiu adquirir 25% da concorrente em 2004.

A aposta da eBay representa outra ameaça para o mercado dos classificados da imprensa tradicional, que já sofreu consideravelmente com o avanço de Craigslist. A eBay não pretende fazer nenhuma grande campanha de publicidade para lançar o site. A estratégia será desviar parte do tráfego em sites como o Yahoo! e o Google, acrescentou.

Postado por Guilherme Neves

Google Docs & Planilhas de visual novo

03 de julho de 2007 0

Docs & Spreads de cara nova/Reprodução/Google
Há algum tempo utilizo o Google Documentos e Planilhas (Docs & Spreadsheets, em inglês) para armazenar arquivos que preciso editar rotineiramente utilizando a web. É um jeito barato e prático – você não precisa comprar uma pendrive para carregar o arquivo com você, ele fica lá esperando para ser editado.

Agora, o D&P está com novo visual. Perdeu aquele jeitinho meio tosco de página HTML e tá com uma cara de Outlook, mantendo a praticidade do serviço do Google, claro.

Ele mantém suas qualidades inalteradas, como o compartilhamento de arquivos, por exemplo, recurso que permite dar acesso a outros usuários como leitores ou editores do seu arquivo.

As novidades do novo layout estão mais relacionadas à praticidade para criar pastas, selecionar os arquivos por tipo (.doc ou planilha) e ter um acesso mais rápido.

Postado por Guilherme Neves

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...