Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Fórum nacional debate direitos autorais no Brasil

12 de novembro de 2007 0

Agência Brasil
Ficar depois de uma coletiva pode render boas informações. Eu não sabia, no entanto, que isso também acontece numa transmissão pela internet. Depois de acompanhar a abertura do Fórum de Governança na Internet, nessa segunda, continuei de fones ligados, por preguiça de desligar mesmo.

Foi quando ouvi a conversa do Ministro da Cultura Gilberto Gil com um jornalista, que não se de onde é, dando uma pincelada no evento.

Não saiu nada de bombástico, mas algo relativamente novo: a criação de um fórum para discutir as leis de direitos autorais no país, que podem gerar uma proposta de lei.

– Nós estamos propondo a criação de um fórum nacional para essa discussão que deve desembocar na proposição de uma lei sobre o direito autoral – revelou Gil.

A bola foi chutada pra cima já no meio deste ano quando, no Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural, Gil destacou a necessidade de o país atualizar e readequar o marco legal que trata do tema.

– É preciso rever as leis brasileiras nesse campo. É preciso que a lei autoral brasileira chega aos níveis dos países europeus e, para além desses níveis, avançar para novas conquistas no campo autoral – reiterou nesta segunda o ministro.

O debate vem embalado, como o próprio Gil explica, pela emergência dos conteúdos colaborativos, que se proliferam cada vez mais na rede, em sites como o Overmundo, por exemplo.

– As questões novas, das novas convergências, dos novos acessos, dos usos democratizados e da produção pelo próprio consumidor e do usuário, da possibilidade deles produzirem conteúdo e programarem os terminais, tudo isso tem um impacto profundo no direito autoral – explicou Gil.

Enquanto a tal lei não é proposta, ficaremos de ouvido pra ver o que se pega no apagar das luzes e não desligar dos microfones.

Postado por Guilherme Neves

Comentários

comentários

Envie seu Comentário