Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cibercidadão: Diários Oficiais escondidos. Pq?

11 de dezembro de 2007 0

Reprodução/Transparência Brasil
Uma lida no Diário Oficial (DO) pode render a um repórter investigativo um belo furo. Na verdade, todo o cidadão deveria estar interessado no que ocorre nas páginas timbradas com o brasão do governo. Agora, caso nos interessasse, teríamos acesso a versões on-line?

Estudo da Transparência Brasil mostra que a maioria dos Diários Oficiais brasileiros não oferece condições adequadas para a consulta do cidadão. Boa parte deles apenas permite acesso contra pagamento e a maioria não permite fazer buscas em todas as edições, o que impede a detecção de padrões suspeitos nas decisões que são publicadas (contratos, nomeações e outras).

São apenas seis Unidades Federativas com busca global gratuita. O que, em tempos de abertura por parte de veículos de mídia, é um absurdo. É inevitável que a mente conspiratória comece a trabalhar: o que estarão escondendo?

>> A propósito… o Diário Oficial (DO) gaúcho pode ser lido na rede. No Paraná também. O mesmo não ocorre, segundo o relatório, em Santa Catarina. A alternativa à internet geralmente é a Biblioteca Pública de sua cidade.

>> Confira a íntegra do relatório aqui.

Postado por Guilherme Neves

Comentários

comentários

Envie seu Comentário